A VISUALIZAÇÃO DAS LINHAS DE CAMPO MAGNÉTICO
Por: LariBarboza • 6/5/2019 • Trabalho acadêmico • 452 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
[pic 1]
IGOR HENRIQUE CASTRO SIQUEIRA
LARISSA GOMES BARBOZA
SAUL NOGUEIRA PENHA PAULINO
VISUALIZAÇÃO DAS LINHAS DE CAMPO MAGNÉTICO
Campinas
2018
Objetivo
- Observar a reação das limalhas de ferro dentro do campo magnético
Equipamentos Utilizados
Bobina 5 espiras Bobina 600 espiras Fonte 127 V Ac[pic 2]
[pic 3][pic 4]
Suporte Acrílico Suporte Enlace Magnético[pic 5]
[pic 6]
[pic 7][pic 8]
Limalha de ferro Enlace de Corrente 2 e Corrente 1
Análise de experimento 1: Campo magnético
Assim que ligado a uma fonte de 127 V, foi despejado as limalhas de ferro sobre o suporte acrílico que continha as duas bobinas (sendo uma de 5 espiras e a outra de 600 espiras). Observamos que as limalhas de ferro ao bater levemente no suporte acrílico foram atraídas para o centro do campo magnético gerado pela corrente.
As limalhas de ferro acompanharam a atração e seguram-se assim formando um formato helicoidal com atração retilínea e como claramente visto, com sua direção para baixo no sendo horário como testado utilizando a regra da mão direita.
[pic 9]
Análise do experimento 2: Campo magnético terrestre
Utilizando uma folha de papel, uma mesa como apoio com e um imã sendo controlado embaixo, podemos claramente observar como se comporta as limalhas de ferro referente ao campo magnético na superfície plana. As limalhas de ferro se posicionam de acordo com as linhas de força que saem do polo norte do imã e entrem no polo sul da superfície plana, assim modificando de posição com a própria movimentação do imã, mostrando a reação do campo magnético causado.
[pic 10][pic 11][pic 12]
Conclusão
Nesse experimento foi observado o comportamento das limalhas de ferro sobre a interferência de um campo magnético que tinha como função mostrar a atração magnética das limalhas, assim também demonstrando conceitos visíveis de direção e reforçando regras de aplicações estudas como a regra da mão direita para assim entender o sentido do vetor do campo magnético.
Referências
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/23997
http://fap.if.usp.br/~lumini/f_bativ/f1exper/magnet/mapcamag.htm
...