Linhas de Campo Elétrico
Por: Rayssa Horsth • 14/9/2017 • Relatório de pesquisa • 338 Palavras (2 Páginas) • 441 Visualizações
Introdução
As cargas Elétricas são propriedades associadas à própria existência das partículas, que podem ser de valores positivos, negativo e no estado de equilíbrio das cargas apresentam se comportamento neutro. O termo ‘’ positivo ‘’ e ‘’ negativo’’ foi denominado por Benjamin Franklin de maneira arbitrária para poder designar os dois tipos de eletricidade existente.
Lei de Coulomb
Quando duas partículas carregadas exercem forças uma sobre a outra, tendo suas cargas iguais as partículas se repelem ou tendo cargas diferentes as partículas se atraem, ou seja existe uma força de interação entre elas que pode se denominada como força eletrostática, a lei existente para calcular essa forca exercida sobre as partículas chama se Lei de Coulomb em homenagem ao Charles Augustin Coulomb proposta no ano de 1785 com base em realização de experimentos em laboratórios. Em análise de uma partícula I terá uma carga q1 e uma partícula 2 terá uma carga q2 e a forca exercida entre elas é dada por:
[pic 1]
Onde temos que a Constante Eletrostática no valor de:
[pic 2]
E a constante da Permissividade no valor de:
[pic 3]
Existe semelhanças entre a forca gravitacional e a força eletrostática, uma destas semelhanças é que ambas obedecem o princípio da superposição, onde um sistema com n partículas carregadas interagem independente aos pares e a força que age sobre as partículas dada por uma soma vetorial, por exemplo em uma partícula 1 temos que:
[pic 4]
Linhas de Campo Elétrico
O campo elétrico tem como definição uma alteração colocada no espaço pela presença de um corpo com carga elétrica, de modo que qualquer outra carga de prova localizada ao redor indicará sua presença. Através de curvas imaginárias, conhecidas comumente pelo nome de linhas de campo, visualiza-se a direção da força gerada pelo corpo carregado.
As características do campo elétrico são determinadas pela distribuição de energias ao longo de todo o espaço afetado. Se a carga de origem do campo for positiva, uma carga negativa introduzida nele se moverá, espontaneamente, pela aparição de uma atração eletrostática. Pode-se imaginar o campo como um armazém de energia causadora de possíveis movimentos.
[pic 5]
...