A ÉTICA NA CONTEMPORANEIDADE
Por: Thamyris Geraldino Belarmino • 27/10/2015 • Trabalho acadêmico • 837 Palavras (4 Páginas) • 883 Visualizações
FACULDADE NORTE CAPIXABA DE SÃO MATEUS
ENGENHARIA MECÂNICA
ÉTICA NA CONTEMPORANEIDADE
SÃO MATEUS
2015
ÉTICA NA CONTEMPORANEIDADE
[pic 1]
SÃO MATEUS
2015
[pic 2][pic 3]
1. INTRODUÇÃO
A sociedade é regida por regras que acabam determinando como o comportamento ético do ser humano. Mas afinal o que é ética? Será que é possível ser ético na contemporaneidade? Bom a ética é uma tese importante no âmbito da sociedade, ela estuda as morais do indivíduo identificando o desempenho humano de acordo com os valores e crenças, ela deve fazer parte da vida do ser humano desde a infância durante a convivência com os pais e dos princípios ensinados na escola, com o propósito de construir uma sociedade cidadã e praticante de seus direitos e deveres. Ela está muito presente nos dias atuais. A ética pode existir como um discurso, estabelecendo uma certa união na sociedade, visando a democracia, todos podem se éticos, basta ter argumento válido, melhor dizendo, hoje é possível ser ético pois só depende da sociedade.
Para este trabalho foi utilizado como fonte de pesquisa sites e livros como base nas colocações de autores e pesquisadores na área do pensamento filosófico, tendo o objetivo de explanar a Ética Contemporânea.
- OBJETIVO
- Objetivo Geral
Explanar como a ética se manifesta na atualidade.
Foram consultados sites e livros nos quais todos se resultaram que a ética são valores morais determinados pela sociedade estabelecendo o certo e o errado na conduta do homem diante de seu meio de convívio, auxiliando – o a disciplina – se um indivíduo com princípios firmados na moral, nos bons costumes e na dignidade.
- Objetivos Específicos
- Mostrar o que é ética;
- A ética na Sociedade atual;
- Ética na contemporaneidade.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
A ética não é algo atual ela apresentou-se vários anos atrás na Grécia a partir das considerações de Sócrates, Platão e Aristóteles.
Quando a ética foi criada, teve-se a finalidade da reflexão e da defesa dos princípios e valores vigente na relação entre o coletivo e o individual, pois a ética, a moral e a justiça abandona-se a cada dia frente ao poder econômico, fazendo se indispensável um resgate dos valores que sem perceber.
2.1. ÉTICA NA CONTEMPORÂNEIDADE
Na contemporaneidade, o nome ética é muito citado mais pouco compreendido. Devido essa pouca compreensão esta pesquisa tem o intuído de tornar esse assunto mais profundo.
A ética mostra o comportamento e os valores morais ajudando na formação de cidadãos de bens, com dignidade e bons costumes. A moralidade é de grande importância ao que se refere a ética na atualidade, adotando um padrão baseado em instituições modernas, ou seja, nas leis efetivadas pelo Estado fundamentadas no que a sociedade diz ser certo ou errado.
Segundo Silva (2013, pag.54): A crença, parafraseando Bauman, em uma moralidade que pode a cada dia elevar-se em seus propósitos e ações tornou a autoridade do Estado ainda mais justificada e até desejável, pois garantiria a segurança e o direito de prioridade, além de outros valores outrora negados e que com o advento do Estado moderno passam a integrar a agenda política das nações.
...