A ÉTICA NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Por: Marcos Leite • 26/10/2020 • Projeto de pesquisa • 5.130 Palavras (21 Páginas) • 345 Visualizações
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Antonio Marcos dos Santos Leite - RA: 3619101306
ÉTICA NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Integrador de Modelagem e Sistemas Físicos, no Curso de Engenharia de Produção, na Universidade Nove de Julho.
Prof. M.e Francisco Sinderlan
São Paulo 2020
RESUMO
Este trabalho apresenta estudos de caso nos quais a atuação do profissional de Engenharia não priorizou a conduta ética necessária a atividade com consequências desastrosas para a sociedade.
Palavras-chave: ética, moral, Engenharia.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 4
- OBJETIVO 5
- REVISÃO DA LITERATURA 6
- O conceito de ética 6
- Ética e moral 7
- A Ética aplicada à Engenharia 7
- Princípios éticos no Código de Ética do Engenheiro 8
- Deveres éticos no Código de Ética do Engenheiro 9
- Das condutas vedadas ao Engenheiro 11
- A Engenharia de Produção 12
- Competências do Engenheiro de Produção 14
- METODOLOGIA 15
- SITUAÇÕES ONDE A ÉTICA PROFISSIONAL NÃO FOI PRIORIDADE 16
- CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
- INTRODUÇÃO
Para reconhecer a importância da ética para a sociedade, inicialmente devemos compreender o seu conceito: é um ramo da filosofia dedicado ao estudo dos assuntos morais, a conduta, de um indivíduo ou de um grupo.
Considerando um ponto de vista menos filosófico e mais prático, podemos compreender um pouco melhor esse conceito examinando certas condutas do nosso dia a dia, quando nos referimos ao comportamento de alguns profissionais como, por exemplo, um advogado, um empresário, um jornalista, um médico, um político e até mesmo um professor. Para estes casos, é bastante comum ouvir expressões como: ética médica, ética jornalística, ética empresarial etc. e num sentido mais amplo ética profissional. A ética profissional vem a ser o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.
A ética às vezes é confundida com lei, já que com certa frequência, a lei tem como base princípios éticos, no entanto os conceitos são distintos: nenhum indivíduo pode ser obrigado a cumprir normas éticas, nem pelo Estado, nem por outros indivíduos, tampouco pode sofrer qualquer punição pela desobediência a estas normas. No entanto, quando consideramos as normas legais, a obediência deve ser compulsória, havendo ou não a concordância do indivíduo, estando o indivíduo sujeito a sanções no caso de desobediência. Além disso, a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas pela ética.
- OBJETIVO
O objetivo geral do presente trabalho é apresentar o conceito de ética e enfatizar a importância da ética profissional na Engenharia de Produção.
Os objetivos específicos são apresentar estudos de casos ocorridos em diferentes ramos da Engenharia onde a ética profissional não foi priorizada e assim reforçar a necessidade da conduta ética do Engenheiro de Produção.
- REVISÃO DA LITERATURA
- O conceito de ética
Segundo a ENCYCLOPÆDIA BRITANNICA (2020), a ética, também chamada filosofia moral, é a disciplina preocupada com o que é moralmente bom e ruim e com o que é moralmente certo e errado. O termo também é aplicado a qualquer sistema ou teoria de valores ou princípios morais.
Como devemos viver? Devemos procurar a felicidade ou o conhecimento, a virtude ou a criação de objetos bonitos? Se escolhermos a felicidade, será nossa ou a felicidade de todos? E quais são as perguntas mais específicas que enfrentamos: é correto ser desonesto por uma boa causa? Podemos justificar viver em opulência enquanto outras pessoas no mundo passam fome? A guerra é justificada nos casos em que é provável que pessoas inocentes sejam mortas? É errado clonar um ser humano ou destruir embriões humanos em pesquisas médicas? Quais são as nossas obrigações, se houver, com as gerações de seres humanos que virão depois de nós e com os animais não humanos com quem compartilhamos o planeta?
A ética lida com essas questões em todos os níveis. Seu assunto consiste nas questões fundamentais da tomada de decisão prática, e suas principais preocupações incluem a natureza do valor final e os padrões pelos quais as ações humanas podem ser julgadas certas ou erradas.
Os termos ética e moralidade estão intimamente relacionados. Agora é comum se referir a julgamentos éticos ou a princípios éticos nos quais antes teria sido mais preciso falar de julgamentos ou princípios morais. Essas aplicações são uma extensão do significado da ética. No uso anterior, o termo se referia não à própria moralidade, mas ao campo de estudo, ou ramo de investigação, que tem a moralidade como objeto. Nesse sentido, a ética é equivalente à filosofia moral.
Embora a ética sempre tenha sido vista como um ramo da filosofia, sua natureza prática abrangente a vincula a muitas outras áreas de estudo, incluindo Antropologia, Biologia, Economia, História, Política, Sociologia e Teologia. No entanto, a ética permanece distinta de tais disciplinas, porque não é uma questão de conhecimento factual da maneira que são as ciências e outros ramos da investigação. Em vez disso, tem a ver com determinar a natureza das teorias normativas e aplicar esses conjuntos de princípios a problemas morais práticos.
...