ADMINSTRAÇÃO APLICADA À SEGURANÇA DO TRABALHO
Por: danilo_v2r • 8/5/2017 • Seminário • 628 Palavras (3 Páginas) • 220 Visualizações
ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO
Slide 1: Antes de iniciar o detalhamento do do layout em si, temos que destacar a infraestrutura de armazenagem disponível na Libra Terminais. Atualmente a empresa dispões de dois armazém que totalizam mais de 13.000m² e ambos com área de posicionamento para desovas e inspeções de órgãos anuentes coberta e com câmeras conforme exigências da RFB. O maior depósito com mais de 10.000m² é destinado exclusivamente a contêiners consolidados, mais conhecidos como LCL ou NVOCC. Totalmente licenciados junto aos órgãos reguladores, são mais de 5.000 posições paletes de capacidade, segurança e monitoramento 24h.
Slide 2: Sem dúvida o presente estudo nos mostrou que um layout bem definido e de acordo com o fluxo operacional é fundamental para a qualidade dos serviços prestado. E o que vem a ser layout, segundo Ballou o layout é a disposição de homens, máquinas e materiais, que permite integrar o fluxo de materiais e o manuseio dos equipamentos necessários de movimentação, para que a armazenagem ocorra dentro do padrão de economia e rendimento.
Na Libra Terminais o Layout é dividido basicamente em 5 áreas que de acordo com o fluxo operacional são:
Área A (Acompanhar as animações) – Representa o local onde as mercadorias são posicionadas após a desova para conferência física a ser realizada pelos conferentes da Libra Terminais.
Área B (Acompanhar as animações) – Após todo o procedimento de conferência, a mercadoria será endereçada para o seu local de armazenagem conforme suas características e dimensionamento, sendo que caso não atenda o padrão das prateleiras será direcionada para a Área C, também conhecida como “Quadra J”, onde são armazenadas as mercadorias fora do padrão (1m de largura x 1,2 de profundidade x 1,5 de altura e 1.200 kg). Caso a mercadoria possua alguma interdição ou apreensão da Receita Federal e/ou ANVISA a mesma deverá ser direcionada para o Cofre que é representado pela Área D.
Após o desembaraço aduaneiro (ou nacionalização) do processo, o importador poderá agendar a retirada de sua carga que será posicionada na área de expedição destacada como Área E (posicionamento acontece sempre no turno anterior da entrega) para posterior carregamento dos veículos e entrega da das mercadorias.
Slide 3:
Ler... Novos métodos e equipamentos dentro do segmento logístico têm sido cada vez mais utilizados para aumento de produtividade e têm-se mostrado fundamentais na busca de reduções de custo no manuseio de materiais, assim como na melhoria operacional. E na Libra Terminais não tem sido diferente, são diversos equipamentos utilizados exclusivamente nas atividades dos armazéns, sendo que os mesmos também podem ser divididos conforme as atividades descritas no slide anterior.
Nas atividades de desova mecanizadas, posicionamento na área de conferência, carga fora do padrão e expedição são utilizadas as empilhadeiras de pequeno e médio porte, de 2,5 toneladas ou a de 7 toneladas respectivamente.
A balança de até 3 toneladas é utilizada durante o processo de conferência com o objetivo de evidenciar se o físico bate com o declarado na documentação. A Strechadeira é utilizada nas cargas que não vem paletizadas e estrachadas (procedimento de envolver a mercadoria com um plástico filme) com o objetivo de promover uma maior estabilidade durante o processo de armazenagem e evitar avarias por quedas durante o armazenamento nas prateleiras.
...