TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÕES DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS DE PRIMEIRA ORDEM E DE SEGUNDA ORDEM.

Por:   •  17/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.304 Palavras (26 Páginas)  •  1.288 Visualizações

Página 1 de 26

BIANCA MYLENA DA SILVA ARAGÃO

APLICAÇÕES DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS DE PRIMEIRA ORDEM E DE SEGUNDA ORDEM.

Trabalho apresentado à disciplina de Equações diferenciais Ordinárias da Universidade Estadual do Maranhão, como requisito para 2° avaliação.

Orientador: Profº Marcelo Oliveira

São Luís

2016


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

BIANCA MYLENA DA SILVA ARAGÃO

APLICAÇÕES DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS DE PRIMEIRA ORDEM E DE SEGUNDA ORDEM.

São Luís

2016


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO4

2 EQUAÇÕES DIFERENCIAIS7

2.1 Definição7

3 EQUAÇÕES DIFERENCIAIS LINEARES DE PRIMEIRA ORDEM7

4 APLICAÇÕES E MODELOS CONHECIDOS ENVOLVENDO EQUAÇÕES DIFERENCIAIS DE PRIMEIRA ORDEM12

   4.1 Aplicação 1: Decaimento radioativo – Aplicação em Física, Química, Engenharia Nuclear, 3.2 Arqueologia, Geologia, etc12

   4.2 Aplicação 2 Disseminação de Inovações Tecnológicas13

   4.3 Aplicação 3 A proporção de carbono 14(radioativo) em relação ao carbono 12 presente nos seres vivos é constante. Quando um organismo morre a absorção de carbono 14 cessa e a partir daí o carbono 14 se transforma em carbono 12 a uma taxa proporcional a quantidade atual16

5 EQUAÇÕES DIFERENCIAIS LINEARES DE SEGUNDA ORDEM17

   5.1 EDO de 2º ordem com coeficientes constantes17

   5.2 Solução geral da EDO homogênea associada18

6 APLICAÇÕES E MODELOS CONHECIDOS ENVOLVENDO EQUAÇÕES DIFERENCIAIS DE 2ª ORDEM 20

   6.1 Aplicação 1 - Movimento Harmônico Simples20

   6.2 Aplicação 2 - Movimento Vibratório Amortecido 23

   6.3 Aplicação 3- Movimento Vibratório forçado com amortecimento 25

7 CONCLUSÃO28

REFERÊNCIAS29


  1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento da teoria das equações diferenciais começou no final do século XVII quando G.W. Leibniz, I. Barrow, I. Newton, Jacob Bernoulli e seu irmão Johann Bernoulli determinaram soluções de algumas equações diferenciais de primeira e segunda ordem muito simples, associadas a problemas de mecânica e geometria. A formulação desses problemas aparece com recurso às equações diferenciais, com destaque para a equação de Newton para o movimento, que esteve na origem do próprio desenvolvimento do cálculo diferencial e integral.

Newton classificou as equações diferenciais de primeira ordem de acordo com as formas

= f(x, y); = f(x) e  = f(y):[pic 1][pic 2][pic 3]

Desenvolveu, também, um método para resolver a equação de primeira ordem = f(x, y) no caso em que f(x; y) é um polinômio em x e y usando séries infinitas.[pic 4]

A Leibniz devemos a notação matemática de derivada assim como o sinal de integral. Em 1691 desenvolve a teoria das equações diferenciais separáveis e em 1694 descobre como resolver equações lineares de primeira ordem.

O século XVIII foi uma época de intenso desenvolvimento da teoria das equações diferenciais. Esta se tornou o núcleo da análise matemática e de praticamente toda a ciência matemática. Foi desenvolvido um conjunto de truques e métodos sistemáticos para determinar soluções de equações diferenciais em termos de funções elementares, resultados que ainda hoje fazem parte da teoria qualitativa das equações diferenciais.

Jakob Bernoulli estudou e escreveu equações diferenciais para o movimento planetário, usando os princípios de gravidade e momento desenvolvidos por Newton. Johann Bernoulli foi provavelmente o primeiro matemático a entender o cálculo de Leibniz e os princípios de mecânica para modelar matematicamente fenômenos físicos usando equações diferenciais e a encontrar as suas soluções.

Mais nomes de grandes matemáticos da época aparecem associados às equações diferenciais: Clairaut, D'Alembert, Lagrange, Riccati, Laplace, Euler,

Gauss, Bessel, entre outros.

Entre 1734 e 1736, Euler identificou a condição para que equações diferenciais de primeira ordem sejam consideradas exatas e usou séries de potências para resolver equações diferenciais. Num artigo publicado em 1734, Euler desenvolveu a teoria dos fatores integrantes e encontrou a solução geral para equações diferenciais de coeficientes constantes homogêneas. Por volta do ano de 1751 determina a resolução de equações não homogêneas. O uso de aproximações numéricas e o desenvolvimento de métodos numéricos para a aproximação de soluções também se deve ao seu trabalho.

O estudo das propriedades da equação das ondas resulta do trabalho de alguns dos maiores matemáticos do século XV III como D'Alembert, Daniel Bernoulli (filho de Johann), Euler e Joseph-Louis Lagrange.

A equação das ondas, também chamada de equação das cordas vibrantes, apareceu em 1747 num artigo do filósofo e matemático D'Alembert. Euler e D'Alembert chegaram à conclusão que as soluções da equação deveriam ser a sobreposição da propagação de duas funções em sentidos opostos com velocidades iguais. Já D. Bernoulli, entre 1751 e 1753, apresentou as soluções por séries trigonométricas. Este usou os métodos de Euler para estudar oscilações e as equações diferenciais que produzem estes tipos de soluções.

O trabalho de D'Alembert em física matemática envolveu equações diferenciais parciais e explorações por soluções das formas mais elementares destas equações.

Entre os anos de 1762 e 1765, Lagrange mostrou que a solução geral de uma equação diferencial linear homogênea de grau n é uma combinação linear de n soluções independentes. A observação que uma equação diferencial de coeficientes constantes de ordem n é equivalente a um sistema de primeira ordem foi feita pela primeira vez por D'Alembert e a noção de conjunto fundamental deve-se a Lagrange. A redução de ordem de uma equação diferencial linear a partir de uma solução conhecida foi aplicada pela primeira vez, também, por D'Alembert.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)   pdf (679.3 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com