APS UNIP DP
Por: vinijoga10 • 18/2/2019 • Artigo • 1.015 Palavras (5 Páginas) • 355 Visualizações
Vinicius Rocha Alegrette
RA: B43066-4
APS – Usina hidroelétrica
São Paulo - 2019
1-Introdução
Grande parte da energia disponibilizada no país é gerada através de usinas hidrelétricas. Para que a produção de energia através de usinas ganhasse força no país foi necessário haver um grade investimento na importação, havendo os Estados Unidos como o primeiro fornecedor de usinas.
Tudo iniciou-se em 1889 em Minas em Minas Gerais, onde houve pela primeira transformação da energia mecânica em elétrica no Brasil, a partir desse momento iniciou-se a produção de eletricidade e destaque no Brasil como um dos maiores produtores de energia do mundo.
Para que a energia seja produzida é necessário que a água realize o movimento das turbinas que são acopladas ao gerador, formando a unidade geradora que faz a transformação da energia mecânica em energia elétrica.
2- Como funcionam as Usinas Hidrelétricas
A energia elétrica é gerada nas usinas através de um processo de conversão de energia potencial em energia elétrica. Há barreagens que armazenam energia potencial e ao abrir as comportas da usina, a energia potencial da água será convertida em energia cinética conforme a água for escoando pelos dutos, sendo esses, interligados às turbinas e consequentemente fazendo-as girarem.
As turbinas são acopladas a um gerador, formando, assim, a unidade geradora que faz a transformação da energia mecânica. Através do movimento das pás da turbina ocorre a produção de energia elétrica através da força eletromotriz induzida, convertendo a energia cinética das turbinas em energia elétrica, pois em razão da FEM (força eletromotriz) será estabelecida uma corrente elétrica entre dois pontos.
Por fim a energia “gerada” é enviada através de linhas de transmissão, ao Sistema Interligado Nacional, ao qual direciona essa energia para as companhias distribuidoras, que darão a destinação da energia para o consumidor final.
https://aliancaenergia.com.br/br/como-funciona-uma-usina-hidreletrica/
Principais usinas do Brasil:
Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional: localizada no Rio Paraná, compreende parte do estado do Paraná e parte do Paraguai.
Usina Hidrelétrica de Belo Monte: localizada no Rio Xingú, estado do Pará.
Usina Hidrelétrica de Tucuruí: localizada no Rio Tocantins, estado do Pará.
Usina Hidrelétrica de Jirau: localizada no Rio Madeira, estado de Rondônia.
Usina Hidrelétrica Santo Antônio: localizada no Rio Madeira, estado de Rondônia.
Vantagens da energia hidrelétrica:
Tratam-se de fontes renováveis de energia;
Não poluição do ar;
Auxiliam no combate às mudanças climáticas, pois os reservatórios teriam capacidade de absorção de gases do efeito estufa.;
São uma forma de coleta de água das chuvas, podendo ser também utilizada para consumo humano;
A energia elétrica é considerada como uma fonte energética de baixo custo;
A energia hidrelétrica é considera limpa e barata, e não corre o risco de esgotamento;
As hidrelétricas são meios de se alcançar o desenvolvimento sustentável.
Desvantagens da energia hidrelétrica
Expulsão de comunidades, pois as áreas nas quais são instaladas as usinas possivelmente eram ocupadas por comunidades indígenas ou tradicionais.
Desmatamento para a construção das hidrelétricas, genando também um desequilíbrio em relação aos ecossistemas locais.
Mudança do clima local, pois devido à grande quantidade de água há a transpiração nos locais onde as hidrelétricas estão instaladas.
Principio de conversão de energias
A energia produzida pelo trabalho de um corpo que pode ser transferida entre os corpos, chama-se energia mecânica.
É o resultado da soma da energia produzida pelo movimento dos corpos, chamada cinética (Ec), com a energia produzida por meio da interação dos corpos relacionada com a posição dos mesmos, chamadas potencial elástica (Epe) ou gravitacional (Epg).
A energia mecânica (Em) corresponde a resultante de ambas energias. A unidade de medida da energia mecânica é o Joule (J), conforme o SI (Sistema Internacional).
Fórmula da Energia Mecânica:
Em = Ec + Ep
Em: energia mecânica
Ec: energia cinética
Ep: energia potencial
Cálculo para encontrar as energias cinética e potencial são:
Energia Cinética: Ec = mv2/2
Ec: energia cinética
m: massa (Kg)
...