AS ESTRUTURAS METÁLICAS
Por: Andre Pires • 30/6/2020 • Resenha • 830 Palavras (4 Páginas) • 180 Visualizações
ESTRUTURAS METÁLICAS
- Processo Siderúrgico
- Definição do aço: Uma liga metálica composta de ferro com pequenas quantidades de carbono. Suas principais propriedades são resistência e ductilidade.
- Etapas da fabricação do aço são: Primeiro as matérias primas são preparadas, em seguida é produzido o gusa, depois do gusa pronto, e produzido o aço, e para finalizar é feita a conformação mecânica.
- Tipos de aços Estruturais
São eles: Aço carbono, aços de baixa liga com tratamento, aços de baixa liga sem tratamento e os aços sem qualificação estrutural, que são usados como componentes de telhas, caixilhos, chapas xadrez e até, indevidamente, em estruturas, Não devem ser adotados no projeto valores superiores a 180 MPa e 300 MPa para a resistência ao escoamento e o mesmo para ruptura.
- VANTAGENS NA UTLIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO CIVIL: Alta resistência do material a tração, compressão e flexão; São mais leves que concreto armado; É possível a desmontagem da estrutura e reaproveitá-la em outro local; e etc.
- DESVANTAGENS: Necessidade de mão de obra e equipamentos especializados; Limitação de fabricação em função do transporte; Necessidade de tratamento superficial; e etc.
- Chapas:
- Definição: Produtos planos laminados. Podem ser classificadas em:
Chapas grossas (> 5mm); chapas finas (< ou = 5mm). As chapas grossas são utilizadas em perfis soldados.
- Perfis:
- Definição: O componente mais importante de uma estrutura metálica.
- Perfis usuais de seção transversal: I, H, U e Z.. L (cantoneira). Podem ser obtidos por laminação, conformação a frio, soldagem ou eletro-soldagem, sendo denominados respectivamente: Laminados, Formados a frio, Soldados e Eletro Soldados.
- Perfis soldados: Constituídos por chapas de aço estrutural.
VANTAGENS: é feito em qualquer tamanho.
DESVANTAGENS: Elevado custo de fabricação.
A serie simétrica apresenta simetria em X-X e Y-Y, e é dividida em: [pic 1]
- serie CS: Formada de perfis soldados tipo pilar; d/bf = 1.
- serie CVS: Formada de perfis soldados tipo viga-pilar; 1< d/bf ≤ 1,5.
- serie VS: Formada de perfis soldados tipo viga; 1,5 < d/bf ≤ 4.
- serie PS: Formada de perfis soldados simétricos.
A serie monossimetrica NÃO apresenta simetria em X-X, e apresenta simetria em Y-Y, e é dividida em:
- serie VSM: Formada de perfis soldados monossimetricos tipo viga; 1< d/bf ≤ 4.
- serie PSM: Formada de perfis soldados monossimetricos.
- Perfis laminados: São fabricados a quente nas siderúrgicas, são os mais econômicos, pois dispensam a fabricação artesanal. São divididos em duas séries: W e os HP. Os perfis são designados da seguinte forma: série, seguida da altura e da massa por unidade de comprimento. Ex: W310 X 44,5.
- Ligação com Solda e parafuso
- Solda: Garante maior rigidez na ligação, porem só se desmonta com maçarico.
- Parafuso: A estrutura é desmontada e só se perde a fundação.
- Estrutura Treliçada: Aba em U; É preferível ter só tração e compressão; em cada interseção de treliça se solda uma chapa para ligamento. A treliça é mais cara e trabalhosa e utilizado para locais menores.
- Proteção contra corrosão
- A corrosão ocorre devido a mistura de umidade do ar com a poluição industrial ou marítima. É possível minimizar a corrosão, tomando alguns cuidados na fase de projeto e após sua fabricação.
- Na fase de projeto:
Prever acesso para manutenção; Evitar sobreposição de materiais diferentes; Evitar que os elementos metálicos fiquem semi-enterrados ou semi-submersos.
- Após sua fabricação:
- Utilizar aços resistentes a corrosão, por exemplo, aços inoxidáveis e aços patináveis, que desenvolvem uma camada de oxido compacta com a exposição ao sol, essa camada é denominada pátina. Quando revestidos esses aços tem sua resistência a corrosão aumentada.
...