AS PATOLOGIAS CAUSADAS POR INFILTRAÇÃO
Por: Rodrigo Willers Moreira • 12/4/2022 • Tese • 601 Palavras (3 Páginas) • 106 Visualizações
RESUMO
PATOLOGIAS CAUSADAS POR INFILTRAÇÃO
Autor do artigo: Gilomé Candido Soares Junior, José Maick Moreira Felipe, Letícia Beraldo Goulart, Vitor Franco Rodrigues, InovaDomus, geovane Venturini Righi, Marcos Ferreira de Souza.
Aluno: Rodrigo Willers Moreira
TESE
A impermeabilização na construção civil de novas edificações nos dias de hoje é indispensável, pois por todo o histórico de patologia existentes por causa da falta de impermeabilização, fez com que este processo se tornasse indispensável na construção civil e pouco viável a alternativa de tentar economizar nesta etapa. Entende-se que a impermeabilização quando realizada da forma correta e no início de uma obra custa em torno de 10 a 15% do total da obra, quando essa etapa é ignorada ou mal feita, o custo para fazer o reparo ou recuperação de uma estrutura submetida a infiltração gerando a patologia pode custar de 50 a 80% do total da obra, dependendo do quão grave está o nível da patologia, podendo ser ainda mais caro.
SÍNTESE
Mofo ou apodrecimento – Esse tipo de patologia geralmente se inicia conforme aparecem fungos proveniente da umidade apodrecendo a alvenaria e podendo ser diagnosticado visualmente pela aparência mais escura. O tratamento para se resolver essa patologia não é fácil, pois se trata de retirar o fungo do local em que está localizado, a maneira de se fazer isso é utilizando mecanismos de ventilação para primeiro secar completamente o local afetado, tendo em mente que o fungo não se prolifera em locais secos, então o primeiro passo é a retirada da umidade para que suas raízes sejam eliminadas e então remover a pintura e pintar novamente.
Criptoflorescência – A origem desta patologia se dá pela constante presença de umidade. Suas causas acontecem da mesma forma que a eflorescência. Para tratar essa patologia primeiro se verifica por onde a água está infiltrando e resolver a infiltração, posteriormente se retira todos os sais presentes na parede com uma escova e se for uma manifestação leve pode-se refazer o processo de pintura novamente, no entanto para casos mais graves o recomendado é se retirar completamente toda a argamassa afetada e verificar a integridade do reboco/emboço e então refazer todo o processo de revestimento de parede além da instalação de dutos de ventilação para constante arejamento da área afetada. A presença da criptoflorescência é muito prejudicial a saúde, não tem como morar em uma casa afetada, de acordo com MAZZOCHI, “os esporos do mofo podem agravar asma, hemorragias pulmonares, insuficiência do sistema imunológico, fadiga, dores de cabeça, câncer e variação de humor” (BIBLIOMED, 2012).
Eflorescência – Geralmente esta patologia aparece em cantos de tetos devido a deficiência de estanqueidade da cobertura, acaba infiltrando formando sais, pode ser identificado pela coloração esbranquiçada, e para tratar se retira os sais com uma escova remove a argamassa infectada e se refaz o revestimento da parede.
Goteiras e manchas – Goteiras são muito comuns nas edificações e geralmente são ocasionadas por falta ou ineficiência de impermeabilização, as goteiras se formam por acúmulo de água que penetram os vazios existentes na laje e passam do exterior para o interior, se não tratadas podem gerar manchas e progredir para fungos apodrecendo a estrutura, o tratamento é feito por meio de impermeabilização para que se fechem os poros.
...