AS TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA: UM ESTUDO COMPARATIVO APLICADO AO SETOR DE LATICÍNIOS
Por: cayna enos • 21/10/2022 • Trabalho acadêmico • 3.147 Palavras (13 Páginas) • 121 Visualizações
XXVII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO[pic 1][pic 2]
Economia Circular e Suas Interfaces Com A Engenharia De Produção
Bauru, SP, Brasil, 11 a 13 de novembro de 2020
[pic 3]
TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA: UM ESTUDO COMPARATIVO APLICADO AO SETOR DE LATICÍNIOS
Área: 1 – ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO
Sub-Área: 1.1 – GESTÃO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Resumo: COM AS PERMANENTES MUDANÇAS DO MERCADO AGROPECUÁRIO LEITEIRO, SE TORNOU IMPRESCINDÍVEL QUE AS EMPRESAS POSSUAM O CONTROLE DOS PROCESSOS PRODUTIVOS, PRINCIPALMENTE DOS QUE ENVOLVEM MAIOR VOLUME DE ESTOQUE. DESSA FORMA, O PRESENTE ESTUDO TEM POR BASE APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE MÉDIAS MÓVEIS PARA PREVISÃO DE DEMANDA NO SETOR AGROPECUÁRIO LEITEIRO NO ESTADO DO PARÁ, COM O INTUITO DE PREVER A DEMANDA DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020. FORAM UTILIZADAS AS FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO, JUNTO DE UMA PLANILHA ELETRÔNICA EMPREGANDO OS MÉTODOS QUANTITATIVOS DE PREVISÃO DE DEMANDA, SENDO ELES MODELOS DE MÉDIA COLETADOS DE DADOS DE PRODUÇÃO. APÓS A SIMULAÇÃO, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A QUANTIDADE DE LEITE A SER INDUSTRIALIZADA NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020 PARA ATENDER A DEMANDA PREVISTA, O QUE PERMITIRÁ EMPRESAS DO RAMO A FAZEREM UM MELHOR PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E COM ISSO MELHORAR SEUS NÍVEIS DE ESTOQUE E POR CONSEGUINTE DESTRAVAR CAPITAL PARA OUTROS RECURSOS.
Palavras-chaves: PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO; LEITE; PREVISÃO DE DEMANDA; CUSTOS; PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
DEMAND FORECASTING TECHNIQUES: A COMPARATIVE STUDY APPLIED TO THE DAIRY SECTOR
Abstract: ACCORDING THE PERMANENT CHANGES IN THE DAIRY AGRICULTURAL MARKET, IT HAS BECOME IMMEDIATE THAT COMPANIES HAVE CONTROL OF THE PRODUCTIVE PROCESSES, PRIMARYLY OF THOSE INVOLVING A GREATER STOCK VOLUME. THEREFORE, THIS STUDY IS BASED ON THE APPLICATION OF MOBILE MEDIA TECHNIQUES FOR DEMAND FORECASTING IN THE AGRICULTURAL DAIRY SECTOR IN THE STATE OF PARÁ WITH THE INTENT TO MAKE A DEMAND FORECAST FOR THE FIRST QUARTER OF 2020 ASSIST. PRODUCTION PLANNING AND CONTROL TOOLS WERE USED, WITH THE SPREADSHEET SOFTWARE USING THE QUANTITATIVE METHODS OF DEMAND FORECASTING, USING THE MEDIUM MODELS OF COLLECTED PRODUCTION, FOR COMPANIES TO HAVE A TYPE OF UNDERSTANDING OF THE QUANTITY OF MILK TO BE USED IN YOUR COMPANY, CONSIDERING THE DEMAND AND AMOUNT PRODUCED. AFTER SIMULATION, IT WAS POSSIBLE TO IDENTIFY THE AMOUNT OF MILK TO BE PRODUCED IN THE FIRST QUARTER OF 2020 TO ATTEND THE EXPECTED DEMAND, WHICH WILL ENABLE BRANCH COMPANIES TO MAKE A BETTER STRATEGIC PLANNING, AND IMPROVE THEIR STOCKS AND THEN UNLOCK CAPITAL TO OTHER RESOURSES.
Keywords: PRODUCTION PLANNING AND CONTROL; MILK; DEMAND FORECASTING; STOCKS; STRATEGIC PLANNING.
1. INTRODUÇÃO
Segundo Maia et al. (2013), a cada ano o índice de produção de leite cresce a uma taxa relativamente constante. Segundo dados da Pesquisa Pecuária Municipal do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o país saiu do patamar de 7,1 bilhões de litros de leite produzidos em 1974, alcançando o de 30,1 bilhões de litros de leite em 2017 (crescimento superior a 300% no período) .
Nesse ínterim, alguns autores destacam a necessidade de trabalhos sobre a gestão da demanda no setor (TAYLOR; FEARNE, 2006), após analisarem, por meio de pesquisas empíricas, que a falta de entrosamento entre oferta e demanda era um problema crônico e custoso em várias cadeias de suprimentos com perdas devido a desperdícios, à falta ou ao excesso de estoques, às baixas margens de lucro e entre outros. Desse contexto, é sabido que as técnicas de Planejamento e Controle da Produção (PCP) são uma importante ferramenta de desenvolvimento industrial, tendo em vista que grandes e pequenos produtores podem adquirir ganhos substanciais em suas atividades, minimizando desperdícios e atendendo de forma mais eficiente a demanda e o estoque adequado.
Nesse sentido, por intermédio da pesquisa de dados disponibilizados pelo IBGE em Maio de 2020, o artigo objetiva a execução das técnicas de PCP no setor agropecuário leiteiro no Estado do Pará, por meio de um ensaio no processo produtivo de lácteos com a finalidade de auxiliar o planejamento estratégico através da previsão de demanda. Com isso, o objetivo geral do estudo é gerar um modelo de previsão que seja capaz de minimizar os níveis de estoque no setor.
Ademais, para alcançar o objetivo geral citado, definiram-se as seguintes etapas na elaboração do estudo: coletar amostras de dados do leite setor; coletar dados históricos de produção; gerar gráficos, realizar as previsões de demanda e apresentar os indicadores de erros com o intuito de auxiliar no planejamento estratégico do setor de lácteos.
Portanto, o presente artigo está dividido em 5 tópicos, incluindo este primeiro (Introdução). No tópico 2, é feito um referencial teórico sobre as ferramentas ultizadas no trabalho. No tópico 3, encontra-se o estudo de caso que foi utilizado. O tópico 4 apresentam-se os resultados e discussões separados em subtópicos. No tópico 5, é apresentada a conclusão do trabalho. Por último, são apresentadas as referências empregadas no estudo.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Planejamento e Controle da Produção
O PCP (Planejamento e Controle da Produção) surgiu do desenvolvimento de técnicas isoladas para a resolução de problemas específicos na linha de produção e que, ao longo do tempo, foram integradas de forma sistêmica. Para Vollmann et al. (2006), o sistema de PCP se ocupa do planejamento e controle de todos os aspectos da produção, inclusive do gerenciamento de materiais, da programação de máquinas e pessoas e da coordenação de fornecedores e clientes-chave. Os sistemas de PCP precisam adaptar-se continuamente e responder às mudanças no ambiente de trabalho, na estratégia e nas exigências do cliente, e, também, a problemas específicos e novas oportunidades. Tudo isso para garantir a eficiência e eficácia para a coordenação de atores e recursos envolvidos.
...