ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA MANAUS – AM
Por: danimoraisc • 25/3/2020 • Trabalho acadêmico • 1.002 Palavras (5 Páginas) • 237 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
MANAUS – AM
2019
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
WANDREI LUCAS ALMEIDA DE LIMA | R.A.: B6692C-2 |
DANIEL MORAIS CARDOZO | R.A.: C9774H-8 |
SYBELLE MORAES DA COSTA | R.A.: N867EB-9 |
RODRIGO ITALO PADILHA | R.A.: T72505-4 |
MARCELO AUGUSTO DE MESSIAS | R.A.: N958GC-7 |
RELÓGIO DIGITAL
Projeto da disciplina Atividade Prática Supervisionada, turma EE8/7P34, do segundo semestre do ano de 2019, orientada pelo professor André Henrique.
MANAUS – AM
2019
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO........................................................................................................ 1
3. MATERIAIS UTILIZADOS...................................................................................... 2
4. FUNCIONAMENTO DO RELÓGIO........................................................................ 4
4.1 Diagrama de blocos de um relógio digital........................................ 4
4.2 Implementação de um relógio digital utilizando o software Multisim© e Circuitos Integrados................................................................ 4
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................................7
REFERÊNCIAS........................................................................................................... 8
1. INTRODUÇÃO
Desde a Antiguidade o relógio é utilizado como medidor do tempo, sendo construído em variados formatos. Com o advento da tecnologia, novas formas de construção de relógios foram se desenvolvendo. O avanço da tecnologia eletrônica abriu precedente ao surgimento dos relógios digitais cuja elaboração é feita a partir de conhecimento de circuitos lógicos. Uma das práticas mais interessantes em circuitos digitais é a montagem de um relógio, o projeto envolve diversos conceitos aprendidos, tais como: osciladores, flip-flops, contadores truncados, integração de blocos de circuitos, decodificadores dentre outros conceitos visto ao longo da disciplina.
Este relatório irá expor como foi montado o relógio digital de 24 horas com CI 4026
2. MATERIAIS UTILIZADOS
Os materiais utilizados na confecção do relógio digital foram os seguintes:
- 6 CONTADORES (3 CI 4518 - CMOS);
- 6 DECODIFICADORES (6 CI 4511- CMOS);
- 3 DISPLAYS DUPLOS DE 7 SEGMENTOS (CATODO COMUM);
- 1 CI 4081 (AND - CMOS);
- 1 CI 4071 (OR- CMOS);
- 1 CI NE555N (CLOCK);
- 3 CHAVES;
- 45 RESISTORES DE 10 OHMS;
- 2 RESISTORES DE 10 k OHM;
- 2 RESISTORES DE 100 K OHM
- 1 POTENCIÔMETRO 100k OHM;
- 2 CAPACITORES ( 1 CERÂMICO e 1 ELETROLÍTICO);
- FIOS.
3. FUNCIONAMENTO DO RELÓGIO
Estes contadores são programados de modo a termos dois blocos básicos. O primeiro formado por Cl-l, Cl-2, Cl-3 e Cl-4, fazem a contagem de 0 até 59. consistindo, pois, no contador de minutos. A porta CI-1O “sente” o instante em que chegamos ao 59 e zera o circuito, passando um pulso de contagem para o bloco de horas. O bloco de horas tem a porta CI-10 ligada aos pinos 11 e 14 de Cl-7 e Cl-5 que “sente” quando a contagem chega a 23, zerando o circuito, pois neste caso o Contador conta de zero a 23.
Os Sinais obtidos nas saídas dos contadores 4026 precisam ser decodificados para excitar displays de 7 segmentos. Isso é feito pelos circuitos integrados. No entanto, com alimentação de 5 V a corrente máxima disponível nas saídas deste circuito integrado é de 25 mA, o que significa a possibilidade de excitar apenas displays comuns pequenos.
3.1 Diagrama de blocos de um relógio digital
[pic 1]
Figura 1. Diagrama de blocos de um relógio digital. Fonte: IDOETA, I. V.; CAPUANO, F. G.. Elementos de Eletrônica Digital; p. 295. São Paulo: Érica. 40ª Edição, 2007.
Ao analisarmos a figura 1, notamos que a cada pulso do gerador de frequência, o contador de segundos apresenta sua contagem em um display de 7 segmentos, gerando também o pulso de clock para o contador de minutos, que também apresenta contagem no display de minutos. Este contador gera o pulso de clock para o contador de horas. Assim, pode-se ver nos displays a contagem relativa às horas, minutos e segundos do relógio.
3.2 Implementação de um relógio digital utilizando o software Multisim© e Circuitos Integrados
Optou-se por implementar todo o circuito através de portas lógicas básicas e Circuitos Integrados (CI ’s) contadores e decodificadores. Isto proporcionou uma visão mais clara do funcionamento do circuito através dos blocos básicos já aprendidos em sala de aula. A figura 2 apresenta o circuito do relógio digital com os displays das horas, minutos e segundos respectivamente.
...