ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: HIDRÁULICA
Por: cle2015 • 30/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.949 Palavras (8 Páginas) • 224 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIAN UNIDADE SANTO ANDRÉ
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:
HIDRÁULICA
Cleiton Pereira dos Santos Ra. 7024535152
Divonei Gomes Ra. 6622351823
Hugo Silva Reis Ra. 6274245445
Michel Rodrigues Fortunato Ra. 6622351823
Professor WILLIAM
TÉCNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDÚSTRIAL
5º SEMESTRE
SANTO ANDRÉ
2015
OBJETIVO
Nesta etapa do trabalho realizaremos o projeto de um circuito hidráulico sequencial, para transmitir força e movimentos sincronizados. O projeto será aplicado em uma situação onde a empresa necessita levantar uma carga de 50 kg á uma altura de 500 mm, e após levantada deve ser empurrada até um transportador.
Também faremos uma pesquisa com relação a hidráulica e seus conceitos, origens, comparações, aplicações e seus princípios físicos como: fluidos hidráulicos, comandos de grupo, comandos controladores e acessórios aplicados na hidráulica.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Hidráulica é a ciência das forças e movimentos através de líquidos.
Os sistemas hidráulicos são de grande utilização na indústria, nas modernas instalações de produção.
Por hidráulica entende-se a produção de força e movimento através de fluido hidráulico.
Os fluidos hidráulicos representam o meio de transmissão de força.
Em todos os mecanismos hidráulicos uma bomba, macaco, prensas, freio hidráulico, é sempre aplicado o principio de Pascal que é de muita importância na hidráulica.
O principio de Pascal diz que se uma massa liquida confinada ao receber um acréscimo de pressão essa pressão se transmitirá em todas as direções e sentidos.
Os sistemas hidráulicos podem ser diferenciados entre: hidráulica estacionária e móvel.
Os sistemas hidráulicos móvel são capazes de movimentar, por exemplo, rodas e correntes, diferentemente dos sistemas de hidráulica estacionaria que permanecem fixados em uma posição.
Outras áreas de aplicação abordadas pela hidráulica são os setores de mineração, marinha e aeronáutica. A hidráulica aplicada na aeronáutica ocupa uma posição especial devido a importância das medidas de segurança.
Pressões mais altas folgas menores e a eletro-hidráulica tornaram os processos atuais mais produtivos e fáceis de operar, mas também com uma maior exigência de manutenção principalmente nos sistemas de segurança e de limpeza dos fluidos.
A hidráulica pode ser estudada em três partes:
- Hidrostática: trata dos fluidos parados.
- Hidrocinética: trata dos fluidos em movimento levando em consideração os efeitos da velocidade.
- Hidrodinâmica: é o estudo das forças envolvidas no escoamento dos fluidos (força da gravidade, da pressão, da tensão tangencial, da viscosidade, da compressibilidade e outras).
ORIGENS
A origem da palavra hidráulica vem do grego e é a união de hidro= água, e aulos= condução/tubo.
Existem registros na história das primeiras utilizações da energia através de fluido, o marco inicial que se tem conhecimento, foi o uso da potencia fluídica em uma roda de água, que emprega a energia potencial da agua armazenada em uma determinada altura para geração de energia mecânica.
A roda de água é um dispositivo circular montado sobre um eixo, contendo na sua periferia caixinhas ou aletas dispostas de modo a poder aproveitar a energia hidráulica.
[pic 1]
Como vemos nesta ilustração esta foi a primeira roda de água construída pelos gregos no primeiro século antes de cristo, a roda gira no sentido da correnteza da água gerando energia.
O uso do óleo como meio de transmissão de potencia já é mais recente, sendo que o seu desenvolvimento ocorreu logo após a primeira guerra mundial, com a construção da primeira bomba de pistões axiais nos Estados Unidos, aí ocorreu a troca da água pelo óleo mineral, e foram obtidas muitas vantagens.
O mecânico inglês Joseph Bramah, criou a primeira prensa hidráulica em 1795, utilizando como meio de transmissão a água.
Em 1845 William George Armstrong construiu um guindaste hidráulico para descarregar navios, o sucesso de sua invenção foi tão grande que o levou a abrir uma empresa de guindaste e outros equipamentos hidráulicos. Esses foram alguns dos percussores que deram origem a hidráulica e toda a tecnologia que existe nos dias de hoje.
CONCEITO DE FUNCIONAMENTO DE UM CIRCUITO HIDRÁULICO BÁSICO
Um circuito hidráulico é composto por um reservatório onde fica o óleo (fluido), uma bomba que faz a sucção e manda o fluido para o sistema, uma válvula de segurança que protege o sistema de sobrecargas fazendo com que o óleo em excesso retorne para o reservatório, válvula de vazão e uma válvula direcional que comanda o avanço e o retorno do atuador linear.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA HIDRÁULICA
PRESSÃO
De acordo com o sistema internacional de unidades SI, a pressão é dada em Pascal e bar. O nível da coluna do liquido é dada pela unidade metro, a densidade do liquido quilogramas por metro cubico e a aceleração da gravidade em metros por segundo ao quadrado. A pressão não depende do tipo de recipiente usado. É puramente dependente da altura e densidade da coluna do liquido.
Em um sistema fechado a pressão aplicada será igual em todos os pontos. Por essa razão é possível transmitir forças através de um reservatório.
Em um cilindro de dupla ação, pressões excessivamente altas podem ser produzidas quando o fluxo da área da haste do êmbolo é bloqueado.
VAZÃO
Vazão é um termo usado para descrever o volume de líquido fluindo através de um tubo em um período de tempo. Por exemplo, aproximadamente um minuto é requisitado para encher um balde de 10 litros. Desse modo, a vazão resultante é igual á 10 litros por minuto.
Na hidráulica, a vazão é designada como Q, e pode ser determinada através da relação entre o volume de fluido que escoa por um tubo, e o tempo que esse volume leva para escoar.
...