ATPS DE FISICAII FORÇAS APLICADAS EM ELEVADORES
Por: sandro_madrid • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.630 Palavras (7 Páginas) • 258 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DO RIO GRANDE
ENGENHARIA MECANICA
ATPS DE FISICAII
FORÇAS APLICADAS EM ELEVADORES
Sandro Cazaubon Madrid RA:8094892304
Richard Almeida da Veiga RA:8208954014
Thiago da Silva Nunes RA:8097875097
Sabrina Antunes de Lima RA:8097875075
Tamires Leivas Garcia RA:8070783508
Rodrigo Brandolt RA:
Weber RA:
RIO GRANDE, 2015
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns tipos de elevadores produzidos, suas utilizações e como são fabricados. Iremos apresentar um cálculo de tráfego, o qual será composto pela análise de forças que agem sobre o corpo através dos conceitos das Leis de Newton.
Na pesquisa realizada, podemos observar que existem vários tipos de elevadores produzidos para determinados fins. Algumas marcas são mais utilizadas em nosso meio, tanto para transporte de pessoas como de cargas , podemos citar algumas marcas mais reconhecidas como: Atlas; Galassia; Thyssengkrupp; Otis; Sigma e outras.
Verificamos que elevadores utilizados em prédios residenciais tendem a seguir algumas normas específicas como:
- NM 207:1999 – elevadores elétricos de passageiros
- NM 267:2001 – elevadores hidráulicos de passageiros
- NBR 313:2007 – elevadores para transporte de pessoas com deficiência
Normas para elevadores em indústria ou construção civil
- NM 196:1999 – elevadores de passageiro e monta cargas – guias para carros e contrapesos – perfil T
Calculo de trafego nos elevadores pela NBR 5665:1983
Em nossa pesquisa, verificamos que um elevador é um dispositivo de transporte utilizado para mover bens ou pessoas vertical ou diagonalmente. E um facilitador, as pessoas podem locomover-se em grandes alturas, facilitando o deslocamento pessoal ou de objetos de grande e pequeno porte.
Observamos alguns exemplos:Elevador a vácuo: utilizado em escritórios, clinicas, casas e apartamentos duplex, atende até três andares e é econômico, seguro e de praticidade; Plataforma elevatória: formado por uma placa sem paredes onde acomodam-se cargas para transporte em diferentes níveis, utilizados em empresas de construção civil, oficinas e para pequenas alturas; Elevadores hidráulicos: movido por um pistão hidráulico dispensa o contrapeso, se destaca por ser mais suave e silencioso, seu uso é restrito de até 3 andares.
Elevadores para transporte de pessoas
A cabine de transporte é montada em uma plataforma, em uma armação de aço, constituída por duas longarinas fixadas em cabeçotes( inferior e superior). O conjunto cabine, armação e plataforma chamamos de carro. O contrapeso é um armação metálica formada por duas longarinas e dois cabeçotes, onde são fixados os pesos(intermadirários), de tal forma que o conjunto tenha peso igual acrescido 40% a 50% da capacidade licenciada.
A cabine e o contrapeso deslizam pelas guias através de corrediças. As guias são fixadas em suportes de aço, os quais são fixados em vigas de concreto ou aço na caixa. O carro e o contrapeso são suspensos por cabos de aço ou outros elementos de tração que passam por polias de tração ou desvio. Estas são instaladas na casa de maquina ou na parte superior da caixa.
O movimento de descida e subida do carro e do contrapeso é proporcionado peã maquina de tração, que imprime a polia a rotação necessária para garantir correta para o elevador. A aceleração e o retardamento ocorrem em função da variação de corrente elétrica do motor, A parada é possibilitada pela ação de freio instalado na maquina. Além disso, o elevador é dotado de um freio de segurança para situações de emergência. Este é fixado na armação do carro ou do contrapeso. Sua função é parar o carro de forma progressiva ou instantânea prendendo-o nas guias assim que ultrapassa a velocidade estimada. Com atuação mecânica, ele é montado na casa de maquinas ou no interior da caixa, constituído basicamente de polia, cabo de aço e interruptor. Quando a velocidade limite é ultrapassada o limitador aciona o freio de segurança desligamento o motor do elevador.
[pic 1]
Cálculo de Tráfego nos Elevadores
A norma NBR-5665 Cálculo de Tráfego nos Elevadores, da ABNT, estabelece as condições mínimas a serem observadas no tráfego das instalações de elevadores de passageiros. Para edifícios de médio e grande porte
recomenda-se uma análise detalhada do projeto e orientações do fabricante que permitam alcançar a melhor performance de tráfego para o edifício.
Para que se possa efetuar o cálculo, as seguintes variáveis deverão ser conhecidas:
- População do prédio
- Número de paradas dos elevadores
- Percurso dos elevadores
- Tipos de portas dos elevadores
- Capacidade das cabinas
- Velocidade dos elevadores
- Quantidade de elevadores
População
A população de um edifício é calculada com base nas seguintes relações (conforme item 5.1 da NBR-5665):
a) escritórios de uma única entidade 1 pessoa por 7,00m² de sala.
b) escritórios em geral e consultórios 1 pessoa por 7,00m² de sala.
c) apartamentos 2 pessoas por 1 dormitório;
4 pessoas por 2 dormitórios;
5 pessoas por 3 dormitórios;
6 pessoas por 4 dormitórios ou mais; e
1 pessoa por dormitório de serviçal.
d) hotéis 2 pessoas por dormitório.
e) hospitas 2,5 pessoas por leito.
f) restaurantes 1 pessoa p/1,50m² de salão de refeições.
g) escolas
salas de aula 1 pessoa por 2,00m².
salas de administração 1 pessoa por 7,00m².
h) edifícios-garagem com rampas 1,4 pessoas por vaga
sem manobristas.
i) lojas e centros comerciais 1 pessoa por 4,00m² de loja.
Em qualquer tipo de edifício podem ser computados só 50% da população do pavimento imediatamente acima e/ou imediatamente abaixo do pavimento de acesso, desde que estes pavimentos estejam situados a
...