Algebra e calculo vetorial
Por: Leandro02222 • 1/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.520 Palavras (7 Páginas) • 428 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – MÓDULO - FUNDAMENTAL
NOME – RA
PORTFÓLIO 2
MODELOS DE GESTÃO
Guarulhos
2010
NOME
PORTFÓLIO 2
MODELOS DE GESTÃO
Trabalho apresentado ao Curso engenharia de produção da Faculdade ENIAC para a disciplina
MODELOS DE GESTÃO
Prof.
Guarulhos
2010
Questões
1)- Diversas cidades européias estão criando serviços públicos de aluguel de bicicletas. Em Paris já são alugadas 70 mil bicicletas por dia. Essa pode ser a saída para a não utilização de automóveis e a redução da emissão de gases? Comente.
Milão -O ano passado a destaque ficou para o sistema BikeMi. Serviço de aluguel de bicicletas da cidade de Milão, fácil, prático e ecológico, criado para favorecer a mobilidade dos cidadãos e tem por objetivo promover a partilha de bicicletas e não ser só um serviço de aluguel e sim um verdadeiro sistema de transporte público, junto aos tradicionais médios de transporte da ATM (empresa de transporte publico da cidade de Milão .
Copenhague - Se você estiver planejando viajar para a Dinamarca, anote aí: a capital escandinava é bem plana e oferece um serviço público de empréstimo de bicicletas – denominado de Bycyklen – para a região central. Basta a pessoa colocar uma moeda de 20 coroas dinamarquesas (R$ 6,90) num totem junto a estação de bicicletas, que o sistema libera uma das magrelas. Ah! Quando devolver a bike, o turista recebe o dinheiro de volta.
Viena - A capital austríaca também tem bicicletas públicas à disposição de turistas e moradores. Denominado City bike, o sistema oferece magrelas que estão disponíveis em 60 estações espalhadas pelo centro da cidade. O usuário pode retirar uma bike para se locomover de graça por uma hora, devolvendo-a em qualquer uma das estações. Se ultrapassar este limite de tempo, uma taxa é cobrada (que varia de 1 a 4 euros dependendo do tempo de uso). Para ter acesso ao serviço, é necessário ainda fazer um registro inicial em que se cobra uma taxa de 1 euro.
Bruxelas - O sistema Villo!, existente na capital da Bélgica, é muito semelhante ao de Paris. A taxa inicial custa 1,5 euro por dia e 7 euros por uma semana (tudo pago com cartão de crédito num totem junto às bicicletas). São ao todo 180 estações espalhadas pelo centro da capital belga. A primeira hora de uso é grátis e, a partir daí, paga-se uma taxa por hora. Também há um depósito de garantia de 150 euros, que só é debitado se a pessoa não devolver a bike.
Comentário:
Concerteza que sim,realmente a utilização de bicicleta,iria reduzir muito a emissão de gazes, assim podemos voltar a respirar um pouco melhor,deixar de lado o sedentarismo e ao invés de irmos de carro para algum respectivo lugar podemos tranquilamente usarmos nossas bicicletas e sairmos pela cidade pedalando.
2)-O carvão é abundante, custa barato, gera muita energia, mas provoca poluição. Este ano, os investimentos em energias limpas – como a Energia Solar, que custa caro e têm baixa eficiência energética – vão atingir U$ 85 Bilhões. Esse investimento vai estar distribuído desta forma:
a) 38% Energia Eólica (Energia conseguida através dos ventos)
b) 26% Bicombustíveis (Etanol e Biodiesel que é uma mistura de óleo de plantas como girassol, soja, etc., adicionadas ao óleo Diesel)
c) 16% Energia Solar
d) 10% Energia Biomassa (Energia produzida pelo bagaço da cana)
e) 10% Outras
Comente cada uma dessas opções de energia e suas conseqüências ecológicas.
a) A energia eólica é produzida pela transformação da energia cinética dos ventos em energia elétrica. A conversão de energia é realizada através de um aero gerador que consiste num gerador elétrico acoplado a um eixo que gira através da incidência do vento nas pás da turbina. Portanto, a energia eólica passa a ter um papel fundamental já nos dias atuais, como talvez a única energia limpa e eficaz. Além da questão ambiental, as turbinas eólicas possuem a vantagem de poderem ser utilizadas tanto em conexão com redes elétricas como em lugares isolados, não sendo necessário a implementação de linhas de transmissão para alimentar.
b) Um dos objetivos da política energética é a redução das emissões de CO2. Os bicombustíveis são uma das alternativas para o setor de transportes. Além de poder gerar uma grande economia, dada a instabilidade dos preços dos combustíveis, é uma arma contra a poluição e o aquecimento global, pelo fato de poder utilizar combustíveis renováveis e menos danosos ao meio-ambiente.
c) Energia Solar, abundante, mas cara muito difícil de usá-la diretamente. Ela é limpa e renovável As casas são construídas com um isolamento térmico para a energia ser “guardada” dentro. Quando as casas são abastecidas com mais energia do que necessário, os donos vendem o restante de energia para companhias de eletricidade da região, há casas que giram de acordo com o movimento do sol. Quando o custo benefício da energia solar tiver mais acessível, se tornará extremamente importante para a sociedade, e o meio ambiente agradece.
d) Para produzir a energia da biomassa, é preciso um grande percurso. Um exemplo da biomassa é a lenha que se queima nas lareiras. Mas hoje, quando se fala em energia biomassa, quer dizer que estão falando de etanol, biogás, e biodiesel, esses combustíveis, que tem uma queima tão fácil, como a gasolina e outros derivados do petróleo, mas a energia da biomassa é derivada de plantas cultivadas, portanto, são mais ecológicas. O único problema da biomassa é que por conta da fotossíntese (o processo pela qual as plantas captam energia solar) é bem menos eficiente por metro quadrado do que os painéis solares, por causa desse problema, é que para ter uma boa quantidade de captação de energia por meio de plantas, é preciso uma quantidade de terra bem mais extensa. Estima-se de que para movimentar todos os meios de transportes do planeta só usando bicombustíveis, as terras usadas para agricultura teriam que ser duas vezes maiores do que já são.
...