Análise Estática Limitador de Porta
Por: WilliamRetore • 21/12/2016 • Ensaio • 2.251 Palavras (10 Páginas) • 258 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE [pic 1]
CÂMPUS PASSO FUNDO
ENGENHARIA MECÂNICA
[pic 2]
WILLIAM RETORE
ANÁLISE ESTÁTICA DE UM LIMITADOR DE PORTA AUTOMOTIVO
PASSO FUNDO
2016
WILLIAM RETORE
ANÁLISE ESTÁTICA DE UM LIMITADOR DE PORTA AUTOMOTIVO
Estudo apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Passo Fundo como requisito parcial para a conclusão da disciplina de Computação Gráfica Aplicada sob orientação do Prof. Msc. Cassiano Pinzon.
PASSO FUNDO
2016
RESUMO[pic 3]
O presente estudo busca analisar os esforços atuantes em um limitador de porta automotivo e confrontá-los com os materiais aplicados em sua manufatura por meio de simulações via software SolidWorks. Assim, pretende-se validar os dados obtidos por essas análises através de comparações dos pontos de ruptura comuns a esse mecanismo.
Palavras chave: Limitador; análise; esforços; SolidWorks.
SUMÁRIO
1 introdução
1.1 O PROBLEMA
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo geral
1.2.2 Objetivos específicos
2 REFERENCIAL TEóRICO
2.1 O LIMITADOR DE PORTA AUTOMOTIVO
2.1.1 PARTES CONSTITUINTES
2.1.2 FUNCIONAMENTO
3 METODOLOGIA
4 RESULTADOS
4.1 ANÁLISE ESTÁTICA DO LIMITADOR COMO UM TODO
4.2 ANÁLISE ESTÁTICA PARA O PINO DO BRAÇO LIMITADOR
5 cONCLUSÃO
6 referências bibliográficas
introdução
Limitador de porta são mecanismos que tem por finalidade limitador o curso de abertura de portas, sejam elas automotivas, residenciais, de equipamentos mecânicos ou eletrodomésticos. Na indústria automotiva sua aplicação se dá desde o início da era industrial e da manufatura de veículos em grande escala, há registros de patente desse tipo de mecanismo no início dos anos 1.920. Os limitadores de porta acompanharam o desenvolvimento tecnológico da indústria automotiva e hoje passaram de simples hastes que limitavam o curso da porta a complexos mecanismos que atuam em estágios diversos e apresentam diferentes graus de liberdade. O objetivo desse estudo é estabelecer relações entre um limitador de porta automotivo, seus matériais de manufatura e os esforços envolvidos durante as atuação, para isso utilizaremos o software SolidWorks, em sua plataforma SolidWorks Simulation, para simular as condições de uso desse mecanismo e obter dados de tensão e deformação desse componente.
O PROBLEMA
O limitador de porta automotivo é um mecanismo que atua linearmente a fim de evitar o curso excessivo da porta, prevenindo assim danos a ela. No entanto o limitador está sujeito a esforços de tração e de cisalhamento uma vez que esse mecanismo é articulado por pinos. Esses pinos são, comumente, os componentes mecânicos que apresentam falha primeiramente e por isso esse estudo terá atenção especial sobre eles. Pretende-se, portanto, analisar os esforços a que estão submetidos os componentes de um limitador de porta automotivo.
OBJETIVOS
Objetivo geral
Analisar os esforços a que estão submetidos os componentes de um limitador de porta automotivo com o objetivo de se obter valores de tensão dos mesmos e identificar seus pontos críticos.
Objetivos específicos
Para atendimento do objetivo geral, estão previstos os seguintes objetivos específicos:
- Executar esboço 3D para análise;
- Obter dados de material de fabricação dos componentes;
- Executar análise de simulação;
- Comparar os dados da análise com os pontos de ruptura comuns a esse mecanismo.
REFERENCIAL TEóRICO
O LIMITADOR DE PORTA AUTOMOTIVO
O mecanismo limitador de porta para um veículo compreende um corpo de limitação unitário contendo um par de flanges compatíveis com o arranjo de orientação que está adaptado para ser rigidamente montado na porta de um veículo. Ela também possui um braço limitador que contém superfícies em formato de came e características de retenção que estão ligadas a uma estrutura da carroçaria do veículo e é configurado de forma que deslizante sua interface com o arranjo de came sobre o corpo de limitação unitário. O corpo de limitação unitário é fabricado a partir de um material resiliente de modo a que os pinos que o compõem são capazes de armazenar e libertar energia em resposta ao movimento das superfícies de came do braço limitador. O movimento de rotação da porta do veículo em relação à estrutura da carroçaria pode ser acionado através das forças geradas a partir da energia armazenada e libertada pelos pinos do corpo que atuam como molas. (WANG, 2009).
...