Aparelhos
Por: Mauro Pinto • 17/11/2015 • Dissertação • 263 Palavras (2 Páginas) • 207 Visualizações
TRABALHO PRÁTICO 2 – HIDROLOGIA
Pluviômetro:
Trata-se de um aparelho que capta os líquidos ou sólidos das precipitações e mede em milímetros durante um determinado tempo, em um determinado local. Como possui uma área previamente determinada, é medida a altura em milímetros para indicar o volume das precipitações.
Pluviógrafo:
Trabalha de maneira parecida com a do pluviômetro, diferindo no registro da quantidade de chuva em relação ao tempo por parte do segundo aparelho. O pluviógrafo conta com um mecanismo que registra a quantidade de chuva em um gráfico milimetrado, sendo a relação entre tempo e milímetros de chuva.
Heliógrafo:
Esse aparelho é usado para observar o tempo de sol em determinado local. Uma fita fica logo abaixo de uma esfera de vidro. Com a incidência do sol sobre a esfera, o papel é queimado e a partir disso mede-se a quantidades de horas de irradiação solar.
Barômetro:
Trata-se de um aparelho que mede a pressão atmosférica. Existem dois tipos de barômetro, o de mercúrio e o analógico. O de mercúrio mede a altura da coluna do metal e essa relação nos fornece a pressão atmosférica. O analógico é constituído de uma pequena caixa com uma mola dentro. A caixa comprime-se quando a pressão diminui e expande-se quando a pressão aumenta.
Higrômetro:
É utilizado para medir a umidade na atmosfera ou em outros gases. Nestes aparelhos, a variação de umidade é registrada sobre uma escala, onde estão os valores de umidade relativa.
Termômetros de máxima e mínima:
Fornece as variações de temperatura num período previamente determinado. No momento em que é lido, ele fornece a temperatura máxima, temperatura mínima e temperatura naquele instante.
...