Apostila Logica De Programação
Exames: Apostila Logica De Programação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edinho169 • 25/11/2013 • 9.341 Palavras (38 Páginas) • 372 Visualizações
SUMÁRIO
PREFÁCIO/APRESENTAÇÃO
TEMA 1 – INTRODUÇÃO E CONCEITOS DA LÓGICA
Conteúdo 1 – Proposições e Conectivos Lógicos
Conteúdo 2 – Tabelas-Verdade e Conectivos Lógicos Não(~), Conjunção(^) e Disjunção
Conteúdo 3 – Tabelas-Verdade e Conectivos Lógicos Condicionais(⇒) e Bicondicionais(⇔)
Conteúdo 4 – Tautologia e Contradição
Exercícios
Elementos de Interação
TEMA 2 – ALGORITMOS
Conteúdo 1 – Introdução a Lógica de Programação e Algoritmos
Conteúdo 2 – Desenvolvendo Algoritmos
Conteúdo 3 – Fluxogramas
Conteúdo 4 – Português Estruturado
Exercícios
Elementos de Interação
TEMA 3 – TÉCNICAS BÁSICAS DE PROGRAMAÇÃO
Conteúdo 1 – Variáveis, Constantes e Operadores
Conteúdo 2 – Tomada de Decisão
Conteúdo 3 – Laços de Repetição
Conteúdo 4 – Matrizes
Exercícios
Elementos de Interação
TEMA 4 – LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
Conteúdo 1 – Desenvolvendo Algoritmos em Portugol
Conteúdo 2 – Introdução a Linguagem C
Conteúdo 3 – Estrutura de Decisão e Repetição
Conteúdo 4 – Funções
Exercícios
Elementos de Interação
GLOSSÁRIO
REFERÊNCIAS
PREFÁCIO/APRESENTAÇÃO
Vocês sabem o que é lógica? Por que a lógica é importante e onde utilizamos?
Vamos responder estas perguntas e conhecer neste material os conceitos da lógica e da lógica de programação, conteúdos básicos e necessários para se tornarem bons desenvolvedores de softwares. Além dos conceitos este material traz vários exercícios práticos e implementados em Português Estruturado e em Linguagem de Programação C.
Segundo Wikipedia,
A lógica é uma ciência de índole matemática e fortemente ligada à Filosofia. Já que o pensamento é a manifestação do conhecimento, e que o conhecimento busca a verdade, é preciso estabelecer algumas regras para que essa meta possa ser atingida. Assim, a lógica é o ramo da filosofia que cuida das regras do bem pensar, ou do pensar correto, sendo, portanto, um instrumento do pensar. A aprendizagem da lógica não constitui um fim em si. Ela só tem sentido enquanto meio de garantir que nosso pensamento proceda corretamente a fim de chegar a conhecimentos verdadeiros. Podemos, então, dizer que a lógica trata dos argumentos, isto é, das conclusões a que chegamos através da apresentação de evidências que a sustentam. O principal organizador da lógica clássica foi Aristóteles, com sua obra chamada Organon. Ele divide a lógica em formal e material. Um sistema lógico é um conjunto de axiomas e regras de inferência que visam representar formalmente o raciocínio válido. Diferentes sistemas de lógica formal foram construídos ao longo do tempo quer no âmbito estrito da Lógica Teórica, quer em aplicações práticas na computação e em Inteligência artificial.
Tradicionalmente, lógica é também a designação para o estudo de sistemas prescritivos de raciocínio, ou seja, sistemas que definem como se “deveria” realmente pensar para não errar, usando a razão, dedutivamente e indutivamente. A forma como as pessoas realmente raciocinam é estudado nas outras áreas, como na psicologia cognitiva.
Como ciência, a lógica define a estrutura de declaração e argumento e elabora fórmulas através das quais estes podem ser codificados. Implícita no estudo da lógica está a compreensão do que gera um bom argumento e de quais os argumentos que são falaciosos.
O que é lógica?
Forbellone e Eberspächer (2005, p.1), afirmam que “o uso corriqueiro da palavra lógica está normalmente relacionado à coerência e à racionalidade. Frequentemente se associa lógica apenas à matemática, não se percebendo sua aplicabilidade e sua relação com as demais ciências”.
A lógica é componente importante à Ciência da Computação que depende diretamente da Matemática no que se refere a parte de abstração e raciocínio. Desta forma, esta disciplina é necessária para o entendimento da linguagem e raciocínio dos algoritmos, para os futuros programas que irão trabalhar.
Estudaremos a Lógica Formal, também conhecida como Lógica Simbólica, que se preocupa, basicamente, com a estrutura do raciocínio. Lida, diretamente, com a relação de conceitos e trabalha com simbologias precisas e compactas.
Rogério Tronco Vassoler
TEMA 1 – INTRODUÇÃO E CONCEITOS DA LÓGICA
CONTEÚDO 1 – PROPOSIÇÕES E CONECTIVOS LÓGICOS
Frase é o elemento de comunicação que relaciona palavras entre si de modo a estabelecer uma mensagem com sentido completo.
As frases podem ser de vários tipos:
- Declarativa: “O sol é uma estrela.”
- Imperativa: “Não faça isto!”
- Interrogativa: “Onde você mora?”
- Exclamativa: “Parabéns!”
Veja alguns exemplos lógicos:
Exemplo 1:
Todo réptil é um animal.
Todo crocodilo é um réptil.
Portanto, todo
...