As Obras Hidráulicas
Por: marcosdiasgil • 21/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.287 Palavras (6 Páginas) • 215 Visualizações
1 INTRODUÇÃO A urbanização é um dos fenômenos mais relevantes e presentes na sociedade contemporânea. Por si só traz uma série de desafios a serem superados Dentre os muitos aspectos desafiadores, a influência e o impacto sobre os recursos hídricos são de grande importância. Neste contexto e no âmbito deste curso, o gerenciamento destes recursos, mais especificamente das águas pluviais em ambientes urbanos é uma tarefa desafiadora. Para entendermos melhor a razão disso, devemos entender a diferença que a urbanização causa no ciclo da água. O ciclo, em condições naturais, mantém o seu balanço principalmente por meio das seguintes etapas: evaporação, precipitação, infiltração, recarga da água do subsolo, absorção e transpiração por parte da vegetação. A rápida urbanização de uma determinada área afeta diretamente este ciclo, pois gera uma redução na permeabilidade do solo, uma vez que superfícies de livre absorção são substituídas por áreas impermeáveis (como telhados, pavimentos, edificações, etc.). Além disso, ocorre uma significativa remoção das áreas verdes, que reduzem a velocidade e o volume total da água escoada (por meio dos processos de interceptação, retenção e infiltração da água). Uma vez que o escoamento superficial em ambientes urbanos é elevado, muitos resíduos, partículas e poluentes advindos das atividades humanas são incorporados à água, fato que caracteriza a poluição difusa. Sem a devida intervenção, tais poluentes irão naturalmente terminar em cursos d’água, rios e mananciais, colocando em risco o meio ambiente e a saúde pública da população. Logo, a adoção de soluções ditas sustentáveis é de extrema importância. Métodos de drenagem sustentável das águas. Na drenagem sustentável, o aspecto importante é o fato de que a adoção de práticas sustentáveis tem um efeito cumulativo e funcionam melhor se usadas como um sistema e não como um conjunto de soluções locais e isoladas. Estes sistemas buscam minimizar o agravamento das inundações causadas pela urbanização. Vamos apresentar técnicas compensatórias de drenagem sustentável e controle.
Pavimentação permeável (também chamado de Eco pavimento) é uma gama de técnicas para a pavimentação de estradas, ciclovias, estacionamentos e calçadas que permite a infiltração da água em todo perfil do pavimento. Apesar de alguns materiais de pavimentação permeável parecerem quase indistinguíveis de materiais não porosos, os seus efeitos ambientais são qualitativamente diferentes. Concreto permeável, asfalto poroso, pavimentos intertravados, eco pavimento com agregados ou com grama, são materiais que possuem, como maior característica, a manutenção da permeabilidade do solo. 2 APLICAÇÕES Os pavimentos permeáveis devem ser utilizados em obras e loteamentos novos com o objetivo de diminuir a sobrecarga na rede pluvial bem como evitar o transporte de poluentes aos corpos d’água. Do mesmo modo devem ser incentivados em áreas consolidadas da cidade velha, auxiliando assim a reabilitação ambiental das bacias hidrográficas. A capacidade de infiltração do solo original é fundamental para determinação da eficácia da técnica. 3 VANTAGENS DE PAVIMENTAÇÃO PERMEÁVEL 3.1 Gerenciamento da água da chuva Os pavimentos permeáveis são demonstradamente eficazes para controlar o escoamento das superfícies pavimentadas. Grandes volumes de esgoto urbano provocam sérios problemas de erosão e assoreamento de arroios, rios e lagos. 3.2 Controlando poluentes A pavimentação permeável tem o objetivo de manter os poluentes no local no solo ou outro local subjacente a pista, e permitir o escoamento da água para recarga de águas subterrâneas, evitando problemas de erosão pela vazão excessiva. Capturam os metais pesados, impedindo-os de serem levados a jusante e acumulando no ambiente. Nos espaços porosos, os microrganismos têm tempo para digerir os óleos de automóveis deixando de existir como um poluente.
3.3 Árvores Os pavimentos permeáveis favorecem as árvores urbanas a medida que deixam passar água e ar para o nível das raízes. As árvores cumprem papel essencial na ecologia urbana, diminuindo o efeito ilha de calor. 4 DESVANTAGENS DE PAVIMENTAÇÃO PERMEÁVEL Pavimentos permeáveis são projetados para substituir áreas impermeáveis, e não para gerir águas pluviais das outras superfícies. O uso desta técnica deve ser parte de um sistema global de gestão para águas pluviais, e não é um substituto para outras técnicas. Além disso, em um evento de grande tempestade, o lençol freático pode subir e limitar a absorção pelo solo. 4.1 Poluentes Em casos de escoamento altamente contaminado, gerado por algumas utilizações do solo onde as concentrações de poluentes excedem os índices normais, o pavimento permeável não é indicado. Exemplos são: pontos comerciais, viveiros, instalações de reciclagem, postos de abastecimento, armazenagem industrial, marinas , algumas instalações de carga, os canteiros de obras , geradores de materiais perigosos (recipientes expostos à chuva), áreas de manutenção de veículos e, e equipamentos de lavagem de veículos. O pavimento poroso é uma prática de infiltração e não deve ser aplicado em risco de poluição de águas pluviais,
...