As Taxas de Câmbio
Por: Lucas Ferreira • 4/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.150 Palavras (5 Páginas) • 181 Visualizações
1 - Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional.
2 - Exportação é a saída de bens, produtos e serviços além das fronteiras do país de origem.
Importação é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência.
3 - Caso a taxa de cambio esteja em alta, haverá um estimulação na exportação e diminuição demanda de importações. Enquanto a taxa de cambio em baixa provoca comportamento oposto.
4 - câmbio fixo: definida pelas autoridades monetárias nacionais.
Câmbio flutuante: formada no mercado cambial, através dos movimentos de oferta e demanda por ativos em moeda estrangeira.
5 - Objetivos da Macroeconomia: Alto nível de emprego; Estabilidade dos preços; Distribuição Social de Renda; Crescimento e desenvolvimento econômico.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A política monetária procura promover a estabilidade interna da economia, regulando a taxa de juros e influenciando na oferta de moeda. A política monetária pode ser usada, por exemplo, no combate ao processo inflacionário e no estímulo do crescimento econômico.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6 - o Banco Central (BACEN) é responsável pela condução da política monetária.
-Banco Emissor: Como autoridade monetária, o Banco Central possui o monopólio de emissões de moeda no Brasil;
-Banco do Governo: Cabe ao banco central colocar em prática o desejo do governo em relação à política monetária. Também é por meio do Banco Central que o governo pode captar recursos, fazendo isso vendendo títulos públicos, sob responsabilidade do Banco Central;
-Banco executor da política cambial: Assim como na política monetária, o Banco Central também é responsável pela execução da política cambial do país.
Instrumentos de Política Monetária
-Recolhimento Compulsório: Esse instrumento consiste em recolher (depositar) no Banco Central uma parcela do dinheiro depositado nos bancos comerciais, assim o Banco Central controla o nível de reservas dos bancos comerciais.
-Redesconto: São empréstimos concedidos do Banco Central para os bancos comerciais.
-Mercado Aberto: Esse instrumento consiste na compra e venda de títulos federais pelo Banco Central.
-Taxa de juros: Um dos instrumentos utilizados pelo governo em relação à política monetária, é a taxa de juros, um importante mecanismo na economia. No Brasil, a taxa de juros básica da economia é denominada taxa SELIC.
7 - Política monetária expansionista: envolve um conjunto de ações que visam aumentar a quantidade de moeda em circulação, elevar o grau de investimentos e empréstimos na economia. (ex: baixar taxa de recolhimento compulsório, de redescontos e de juros)
Política monetária contracionista: objetivo diminuir a quantidade de moeda na economia. (ex: aumentar a taxa de recolhimento compulsório, de redesconto e de juros).
8 - contracionista para controlar a inflação, com a diminuição da quantidade de moeda na economia, tb ira diminui o compras compulsivas e assim os preços tb iram diminuir.
9 - Tributação progressiva: Nesse sistema, quanto maior for a renda, maior será o imposto a ser pago.
Exemplo: O imposto de renda.
Tributação regressiva: quanto maior for a renda, menor será o impacto causado na renda pela tributação.
Exemplo: Impostos embutidos
10 - Imposto Direto: São impostos cobrados diretamente sobre a renda/patrimônio, ou seja, não incidem sobre o preço dos bens. Exemplo: Imposto de Renda e IPTU.
Imposto Indireto: São impostos que incidem sobre os bens e serviços e são embutidos em seus preços finais. Exemplo: ICMS e IPI
11 – Função Alocativa: Tal função diz respeito ao papel do governo em ofertar os bens e serviços que não são disponibilizados adequadamente pelo mercado. (Bens públicos)
...