Atps Parte Final
Trabalho Escolar: Atps Parte Final. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raquellysoares • 23/3/2014 • 1.995 Palavras (8 Páginas) • 456 Visualizações
Faculdade de Negócios de Belo Horizonte
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema
Júlio César Antunes de Oliveira - RA: 1299486593
Maurício Silva Barreto - RA: 1299536941
Alex - RA: 1299525616
Raquel Soares Ribas - RA:1299527827
Teria Geral de Sistemas - Projeto de implantação de um Sistema de Informação para adescentralização e desburocratização dos processos da empresa
ProfessorLuis Cezar Ribeiro
Belo Horizonte
11/2013
Relatório 1 – Conceitos Iniciais
DADOS:
Dados é toda informação bruta não trabalhada que não servem por si só para se obter informações que levam a uma compreensão. Um dado é um documento, uma informação ou um testemunho que permite chegar ao conhecimento. Por exemplo, uma palavra, um objeto, imagens são considerados dados.
INFORMAÇÃO:
A informação é um conjunto organizado de dados, que constitui uma mensagem sobre um determinado fenómeno ou evento. A informação permite resolver problemas e tomar decisões, tendo em conta que o seu uso racional é à base do conhecimento. Um dado só vira uma informação quando são associadas a ele restrições que lhe tragam um significado que o identifique. Essas agregações são chamadas de atributos que fazem com que o dado passe a possuir uma identidade ou unicidade dentro de um contexto. É como um nome ao qual se precisa associar idade, cor, filiação, local de nascimento, endereço, profissão entre outros, de tal forma que esse conjunto de atributos forme um registro informacional de uma única pessoa ou informação. Todas essas características que faz os dados ser tornar uma informação.
SISTEMAS:
Sistema é um conjunto de elementos que inter-relaciona e interagem no desempenho de uma função. É uma definição tão abrangente que pode ser usada em uma grande variedade de contextos, como por exemplo:
Sistema econômico, Sistemacomputacional, Sistema solar,A Biosfera, Sistema digestivo Etc..
Sistema:
SISTEMA DE INFORMAÇÃO:
Um sistema de informação é um conjunto organizado de elementos, podendo ser pessoas, dados, atividades ou recursos materiais em geral. Estes elementos interagem entre si para processar informação e divulga-la de forma adequada em função dos objetivos de uma organização.
Questões referentes a Dados, Informações, sistema de informação:
1). Quais os dados que devem ser processados para a geração de informações na empresa?
R: Os dados de vendas, compras, funcionários, gastos, manutenções.
2).Quais informações são geradas depois de processados os dados?
R: São gerados informações para consulta e controles de funcionários, de vendas, de compras, de gastos e manutenções controle de estoque etc..
3). Como estas informações devem ser tratadas para que sirvam de base para a implantação de um Sistema de Informação nesta empresa?
R: Estas informações tem que ser tratada com sendo muito importante, pois estas informações e o funcionamento da empresa nela mostra o funcionamento da empresa o estoque da empresa mostra quanto à empresa fatura em venda e a contida de mercadoria a empresa possui em seu estoque e o que deve ser comprado para repor o estoque.
Relatório 2 – Tipos de Sistemas de Informação
O principal ponto da pesquisa foi voltado para a ECT, com o objetivo de identificar a importância dos tipos de sistemas de informação que tendem influenciar a forma de exercer as Ações Estratégicas dentro de uma organização. Considerando-se os seguintes resultados obtidos por meio da pesquisa:
Verificou-se que é possível categorizar e hierarquizar as informações estratégicas por tipos que permitam aos analistas de informação das empresas melhor desempenhar suas atividades, focando sua atenção no ambiente externo da organização em níveis diferentes, ciente de que alguns tipos de informação tendem a ter mais relevância na formulação de ações estratégicas. Outra leitura dessas informações permitiria ao analista avaliar aquelas que tentem a influenciar menos as ações a serem adotadas e buscar novos nichos de atuação empresarial.
“E que houve relação entre os tipos de informação e de ação estratégica, constatando-se que as informações do tipo tecnológicas” tendem a influenciar as ações do tipo diferenciação, bem como as informações do tipo “concorrente”; já as informações dos tipos “cliente”, “social” e “governamental/ política” tendem exercer maior influência nas ações do tipo “foco”;
Observou-se relação entre o tipo e a característica da informação estratégica, constatando-se que as informações dos tipos “tecnológica”, “legal”, “governamental/ política”, “fornecedor”, “cultural” e “ecológica” apresentam característica eminentemente qualitativa; as informações dos tipos “demográfica” e “econômico-financeira”, quantitativa; os tipos “social” e “concorrente” apresentam características de ambas (qualitativas e quantitativas) e a variável “cliente”, características qualitativas, quantitativas e mistas. Ressalta-se que a informação estratégica do tipo “cliente” foi a que apresentou maior número de ocorrências no levantamento histórico, sendo considerada pelos especialistas a que mais influencia na formulação de ações estratégicas pela ECT.
Constatou-se que a maioria das informações estratégicas coletadas na pesquisa histórica (55%) apresentou característica qualitativa, indicando que os dados geradores das informações são de natureza não numérica, o que exige tratamento diferenciado e especializado e aponta para a adoção de um sistema de informações que leve em consideração as nuances qualitativas das informações.
Constatou-se que a manutenção da memória técnica nas empresas é fundamental para que se possa e licitar conhecimento útil a ser aplicado em situações atuais e futuras por que passa a organização. O descaso de muitos dirigentes quanto à importância do acervo técnico
...