Avaliação da Qualidade das Aguas Subterrâneas em Poços do Bairro Nova Canaã no município de Campos dos Goytacazes
Por: caroline.csa • 3/4/2023 • Artigo • 4.191 Palavras (17 Páginas) • 111 Visualizações
Avaliação da qualidade das águas subterrâneas em poços do bairro Nova Canaã no município de Campos dos Goytacazes
Evaluation of quality of groundwater in wells in the Nova Canaã neighborhood in the city Campos dos Goytacazes
Caroline de Souza Almeida1, Mayara Terra Machado Coelho2
Resumo
A água subterrânea constitui uma importante fonte para suprimento das necessidades humanas. Naturalmente, apresenta uma boa qualidade, devido à sua proteção contra contaminantes da superfície e a capacidade filtrante do solo. Entretanto, a proximidade com fossas negras, lançamentos de resíduos na superfície entre outras fontes de contaminação, podem comprometer a qualidade da água desses mananciais. Este teve tem por objetivo avaliar os parâmetros microbiológicos e físico-químicos da água de cinco poços próximos a fossas negras no bairro Nova Canaã no município de Campos dos Goytacazes, comparando-os com o padrão de potabilidade da Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde. Os resultados indicaram que a maioria dos parâmetros analisados está em desconformidade com a Portaria. Todas apresentaram pH fora da faixa estabelecida pela mesma, consideradas mais ácidas do que o padrão. Em um ponto, a turbidez se encontra elevada. Em três pontos, constatou-se contaminação por coliformes totais e termotolerantes, indicando que a proximidade dos poços da fossa pode estar causando a contaminação.
_____________
1 Graduanda do curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia Fluminense campus Campos – Guarus. Campos do Goytacazes, Rio de Janeiro. carolinesalmeida.csa@gmail.com.
2 Graduanda do curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia Fluminense campus Campos – Guarus. Campos do Goytacazes, Rio de Janeiro.mayaramachadoma@gmail.com.
Abstract
Groundwater is an important source for meeting human needs. Of course, it has a good quality due to its protection against surface contaminants and the filtering capacity of the soil. However, the proximity to black cesspits, releases of surface residues among other sources of contamination, can compromise the water quality of these sources. The purpose of this study was to evaluate the microbiological and physico-chemical parameters of the water from five wells near black cesspools in the Nova Canaã district in the municipality of Campos dos Goytacazes, comparing them with the potability standard of Portaria 2.914/2011 of the Ministry of Health. The results indicated that most of the analyzed parameters are in disagreement with the Ordinance. All presented pH outside the range established by the same, considered more acidic than the standard. At one point, the turbidity is high. At three points, contamination by total and thermotolerant coliforms was observed, indicating that the proximity of the pit wells may be causing the contamination.
Introdução
A água é indispensável à vida no planeta. É um constituinte bioquímico básico dos seres vivos e sua importância para o homem transcende as necessidades biológicas. Contudo, a crescente demanda, associada à deterioração da qualidade da água disponível para os seres humanos resultaram na atual crise hídrica. Segundo estimativas da ONU, no Relatório das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos em 2017, um bilhão de pessoas são desprovidas de água suficiente no mundo.
As águas doces correspondem à apenas 3% da água da Terra. Dessa parcela, 2,7% encontra-se em geleiras, vapor de água e em reservas de grande profundidade. A água doce disponível para consumo humano representa apenas 0,3% do valor total da água do planeta. As águas superficiais representam 0,01%, enquanto as águas subterrâneas compõem 0,29% desse total (BRASIL, 2004).
As reservas subterrâneas são formadas a partir da infiltração das águas das chuvas nos interstícios do solo, ficando armazenadas nas lacunas existentes entre as rochas. Apesar da proteção natural dos aquíferos a contaminantes da superfície, devido à capacidade filtrante do solo, bem como seu isolamento por rochas, estudos mostram inúmeros casos de contaminação, fazendo-se necessário estudos para avaliação da qualidade da água desses reservatórios (PINTO et al., 2008 apud ECKHARDT, 2009).
O acúmulo de água no solo pode ocorrer de forma livre ou confinada. Os aquíferos livres também chamados de freáticos e não confinantes apresentam um extrato superior permeável e possuem como limite superior o nível freático, estando à pressão atmosférica. Podem se classificar em drenantes, que possuem base semipermeável e não drenantes, de base impermeável (MANOEL FILHO, 1996). Os aquíferos confinados estão selados por duas camadas impermeáveis, estando ainda mais protegidos dos contaminantes da superfície. As camadas impermeáveis atuam como uma barreira, dificultando ou impedindo a entrada de contaminantes, o que diminui sua vulnerabilidade (FOSTER e HIRATA, 1991).
Em geral, a composição da água subterrânea deriva-se da rocha pela qual ela percola. O desenvolvimento de estudos na área de hidrogeoquímica proporciona a compreensão da influência conjunta das interações da água ocorridas no ciclo hidrológico. Processos de dissolução de gases e de minerais, reações de troca iônica, redox, ácido-base, complexação e de precipitação são as principais interações. A ação de microorganismos também pode modificar a composição e alterar as características da água, como a biotransformação de compostos orgânicos. (MESTRINHO, 2006).
O valor de pH é a medida de concentração hidrogeniônica na água, sendo definido pelas reações químicas e equilíbrio entre os íons presentes. Os principais fatores que afetam o pH são a alcalinidade total e o gás carbônico dissolvido. A alcalinidade representa a capacidade da água neutralizar ácidos, variando de acordo com a presença e/ou ausência de carbonatos, bicarbonatos e hidróxidos. Valores de pH na faixa de 8,3 a 4,6 estão ligados à alcalinidade de bicarbonatos. O gás carbônico no meio é proveniente do processo de decomposição da matéria orgânica. O mesmo sofre hidrólise, produzindo ácido carbônico. Geralmente, as águas subterrâneas apresentam valores de pH entre 5,5 e 8,5. (SANTOS, 2000). O baixo valor de pH pode provocar corrosão nas estruturas das instalações hidráulicas, possibilitando a contaminação da água na tubulação (DERÍSIO, 1992).
...