BPM - BUSINESS PROCESS MANAGEMENT
Exames: BPM - BUSINESS PROCESS MANAGEMENT. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ThiagoMil • 4/8/2014 • 2.612 Palavras (11 Páginas) • 427 Visualizações
BPM – BUSINESS PROCESS MANAGEMENT
RESUMO
Este artigo tem como objetivo demonstrar, em resumo, todo o conceito de BPM, assim como seu foco, seus objetivos e sua estrutura.
INTRODUÇÃO
O Business Process Management possibilita padronizar processos corporativos e ganhar pontos de produtividade e eficiência e ainda servem para medir, analisar e aperfeiçoar a gestão do negócio e dos processos de análise financeira de uma empresa.
O QUE É BPM?
O conceito de BPM surgiu há pouco nos Estados Unidos, mas somente em 2003 começou a ser utilizado em grande escala por organizações interessadas em novas ferramentas para a implementação e controle de suas estratégias. BPM (Business Process Management, ou Gestão da Performance Corporativa) é uma categoria de sistemas focada em acompanhamento de performance.
O aparecimento do BPM aconteceu a partir da onda de implementação dos sistemas integrados de gestão (ERPs) nas grandes empresas privadas, no final da década passada (estão nessa categoria produtos como SAP, Peoplesoft e seus similares nacionais Microsiga, Datasul etc.). Os ERPs contêm uma infinidade de regras, cuja alteração é custosa e demorada, requerendo pessoal especializado, de TI. Já os BPMs extraem dos ERPs a administração dessas regras e possibilitam aos analistas de processo fazer alterações sem alterar a programação.
O BPM permite a análise, definição, execução, monitoramento e administraçãode processos, incluindo o suporte para a interação entre pessoas e aplicações informatizadas diversas. Acima de tudo, ele possibilita que as regras de negócio da organização, travestidas na forma de processos, sejam criadas e informatizadas pelas próprias áreas de gestão, sem interferência das áreas técnicas. A meta desses sistemas é padronizar processos corporativos e ganhar pontos em produtividade e eficiência. As soluções de BPM são vistas como aplicações cujo principal propósito é medir, analisar e otimizar a gestão do negócio e os processos de análise financeira da empresa.
ESTRUTURA
Uma ferramenta de BPM deve suportar as atividades básicas da gestão,que podem ser resumidas em:
• Definir uma estratégia para conduzir a performance;
• Traduzir a estratégia em objetivos, indicadores e metas;
• Monitorar o progresso em relação às metas;
• Analisar os motivos em caso de metas não atingidas;
• Selecionar e implementar ações corretivas.
BPM impõe à empresa um desafio muito grande, pois obriga o usuário a duas ações que, quase sempre, ele não gosta de fazer: repensar as tarefas do dia-a-dia, ao menos na fase de implementação, trabalhar lado a lado com o pessoal da informática.
OBJETIVOS DA APLICAÇÃO
O objetivo dessa ferramenta não é refazer sistemas legados, mas sim automatizar fluxos de forma rápida e simples, sem precisar mexer no legado.
FOCO EM PESSOAS
As ferramentas de BPM utilizam a linguagem dos executivos de negócios e as peças fundamentais de sua engrenagem são as pessoas, por isso, a missão dos fornecedores das ferramentas de BPM é auxiliar as empresas e suas equipes na adequação ao novo perfil de gestão. Existe a necessidade de formar uma equipe de executivos aliada a profissionais de tecnologia, um tipo de process management center (PMC), no qual todos se voltam para o desenho e redesenho de processos, a fim de estabelecer maneiras de cuidar dos riscos, indicadores e métricas de desempenho. As soluções de BPM permitem o acesso simplificado a consultas, análises e relatórios corporativos porque integra bases de dados diferentes – de ERP, CRM e call centers – mas unifica as informações numa interface de fácil utilização.
BPM e Workflow
O BPM origina-se dos sistemas de workflow que existem desde o fim da década de 80. Trata-se de um conjunto de softwares, onde estão incluídos os processos utilizados para gerenciar a performance da empresa, as metodologias que direcionam alguns processos e os indicadores usados para medir a performance de acordo com os objetivos estratégicos e operacionais. O BPM deve permitir que osusuários recebam suas tarefas em caixas de entrada Eliminando assim, a necessidade de o usuário levantar da mesa e buscar documentos que estão arquivados em lugares desconhecidos. Cada ferramenta de workflow, entretanto, usava a sua própria notação gráfica. Isso está mudando, e os padrões de notação desenvolvidos pela BPM Initiative tendem a ser adotados por todas as ferramentas de BPM, facilitando muito a vida dos usuários. Processos envolvem tarefas humanas e operações automatizadas. Os antigos workflows não incluíam as operações executadas por sistemas aplicativos fora deles.Com isso, o BPM faz, além do que faziam os workflows, transferência de dados para sistemas que possam executar tarefas de forma automática e captura de volta os resultados.
BI x BPM
Embora não seja uma ferramenta puramente estratégica, como os produtos de BI, destinados a auxiliar executivos na tomada de decisão, o BPM pode explicar porque, muitas vezes essas ferramentas não surtem o efeito desejado. O BPM destina-se ao ajuste da operação e das decisões táticas da empresa. Com ele, faz-se o alinhamento das estratégias, baseado na comparação com indicadores previamente ligados aos objetivos corporativos. Já as ferramentas tradicionais de BI destinam-se principalmente ao acompanhamento do passado,oferecem informações que serão centralizadas nos sistemas de BPM. As soluções de BPM englobam um BI mais avançado e integrado, com metodologias e ferramentas como o BSC (Balanced Scorecard). Ou seja, o BPM está um passo adiante em resultados e complexidade para as empresas que querem ter uma área de TI mais forte dentro da organização.
GUIA DO BPM
As empresas têm seus processos mapeados, estão com a documentação nas mãos, mas a maioria não sabe como eles funcionam na prática. O que o BPM faz é tirar essas ideias da cabeça dos usuários as coloca em prática.
• Encontrar um vocabulário comum entre
...