TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banheiros secos

Por:   •  29/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 3

 UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

 

MARJORIE ROCATELLI

BANHEIROS SECOS

CONCÓRDIA

2014

BANHEIROS SECOS

        A preocupação com o meio ambiente, seus recursos e os problemas ambientais vem sendo cada vez apontada por todos os membros da sociedade.  A escassez de água é um dos principais assuntos abordados. Cada vez mais aumenta os aglomerados urbanos, diminuindo a qualidade de vida, aumento da desigualdade social e degradação dos cursos d'água. A parcela mais carente da população não possui acesso a água potável e nem ao saneamento basico, as expondo a diversas doenças de vienculação hidrico.

        A saúde da população esta diretamente ligada ao saneamento básico. A falta dele,  torna a água um dos principais vetores de doença, contaminando alimentos, animais, e diretamente os seres humanos através de seu consumo. Milhoes de pessoas são infectadas por vermes e parasitas anualmente, principalmente nas periferias das grandes cidades e em zonas rurais.

        Os banheiros secos é uma alternativa que vem sendo utilizada para lugares onde não se tem fácil abastecimento de água, sendo uma das maneiras mais direta de evitar poluição e conservar água e recursos naturais. Este tipo de senitario seco é uma tecnologia barata para o tratamento dos dejetos humanos (fezes e urina). O processo utiliza a compostagem para tratar e sanitarizar os resíduos sanitários sem a utilização da água para seu transporte, armazenamento e tratamento. Após utiliza-lo as fezes são cobertas com certa medida de material seco (papel picado, pó de serra, palha de feijao, folhas secas, capins, etc.) para permitir a compostagem.  Nao produz odores, moscas, e evita a propagação de doenças (ALVES, 2009)

Ilustração 1: material seco depositado após utilização do banheiro seco[pic 1]

        Este tipo de tratamento sanitario inicialmente era muito utilizado em propriedades rurais e/ou  aquelas afastadas dos grandes centro urbanos. Hoje já existe um mercado próprio de sanitario secos pre-fabricados e padronizados, tendo uma série de fabricantes deste tipo de sistema  e diversos protótipos, cada um tendo suas vantagens e desvantagens. Alguns sistemas são extremamente simples, e outros modelos necessitam de um maior espaço fisico e infra-estrutura apropriada (ALVES,  2009).

        Os banheiro secos se dividem basicamente em dois tipos, os que separam a urina das fezes e os que não separam. Esta separação é feita por um vaso especial onde possui um coletor que auxilia na destinação de cada um.

Ilustração 2: vaso separador de urina (ALVES, 2009)[pic 2]

        O sanitários secos contruidos, devem ser feitos com duas câmaras que ficam abaixo do vaso, com seu interior oco, impedindo que seja visivel seu interior, para não ter contato visual com os dejetos. As câmaras de compostagem são cobertas por chapas metálicas pintadas de preto para promover o aquecimento solar, e a ventilação do material, através de uma chaminé, favorecendo o processo de compostagem. A câmara deve ter uma comporta para facilitar a retirada do material tratado. Assim como, um compartimento para colocar a serragem sobre o dejeto, após utilização do sanitário (TEIXEIRA, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com