Beneficios E Serviços
Trabalho Escolar: Beneficios E Serviços. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jorbiosp • 23/11/2013 • 507 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
Benefícios e Serviços
O manuscrito em questão apresenta os tipos de benefícios oferecidos pelas organizações como uma forma indireta de remuneração, o autor Chiavenato (1999) afirma que a remuneração não visa apenas recompensar os funcionários pelo seu trabalho e dedicação, mas tornar a sua vida mais fácil e agradável. Os benefícios e serviços aos funcionários são formas indiretas da compensação total. O salário pago em relação ao cargo ocupado representa apenas uma parcela do pacote de recompensas que as organizações oferecem ao seu pessoal. Considerável parte da remuneração é feita através da oferta de benefícios e serviços sociais aos funcionários.
Segundo Gary Dessler citado por Chiavenato (1999: 271) benefícios constituem pagamentos financeiros indiretos aos funcionários. Incluem saúde e segurança, férias, pensões, planos de educação, descontos em produtos da companhia etc.
E de acordo com Chiavenato (1997) citado por ele neste texto (1999), benefícios sociais são as facilidade, conveniências, vantagens e serviços sociais que as empresas oferecem aos seus empregados no sentido de poupar-lhes esforços e preocupações. Constituem a chamada remuneração indireta concedida a todos os empregados como uma condição de emprego, independentemente do cargo ocupado, em conjunto com a chamada remuneração direta, que é o salário específico para o cargo ocupado, em função da avaliação do cargo ou do desempenho do ocupante.
Chiavenato (1999) cita ainda de acordo com Ivancevich, que benefícios representam a compensação financeira indireta através de recompensas e serviços proporcionados pela organização, além dos salários, como: pagamentos por tempo não trabalhado, pagamento de bônus baseados no desempenho e os custos de serviços relacionados com alimentação, transportes etc.
Chiavenato (1999:272) apresenta que os benefícios estão intimamente relacionados com aspectos da responsabilidade social da organização. As origens e o desenvolvimento dos planos de benefícios sociais se devem às seguintes causas:
• Competição entre as organizações na disputa de talentos humanos, seja para atraí-los ou para mantê-los.
• Uma nova atitude das pessoas quanto aos benefícios sociais.
• Exigências dos sindicatos e dos contratos coletivos de trabalho.
• Exigências da legislação trabalhista e previdenciária.
• Impostos atribuídos às organizações, que passaram a localizar e explorar meios lícitos de deduções de suas obrigações tributárias.
• Necessidades de contribuir para o bem-estar dos funcionários e da comunidade.
Há uma variedade de benefícios sociais de acordo com Chiavenato. De um modo geral, os benefícios sociais podem ser classificados quanto à sua exigibilidade legal, quanto à sua natureza e quanto aos seus objetivos.
Quanto à sua exigibilidade legal
Benefícios legais: exigidos pela legislação trabalhista, previdenciária ou sindicalistas. Os principais benefícios são:
• Férias
...