CINÉTICA CSTR
Por: Samir Bessa • 26/1/2016 • Trabalho acadêmico • 324 Palavras (2 Páginas) • 287 Visualizações
Objetivos
Aplicar os conhecimentos sobre reatores ideais e operar um módulo de reator CSTR conduzindo uma reação modelo, e a partir dos dados obtidos desta, gerar gráfico da conversão da reação proposta em função do tempo.
Parte Experimental
Materiais
- Verde Malaquita ( M;[pic 1][pic 2]
- Hidróxido de Sódio (NaOH) M;[pic 3]
- Módulo Reator CSTR;
- Espectrofotômetro.
- Béqueres
- Água Destilada
Métodos
A metodologia aplicada foi baseada em demonstrações previamente realizadas pela professora orientadora. Em seguida, realizou-se um ensaio, pelos alunos, utilizando-se água para simular os reagentes, conhecendo-se e estimando-se, assim, o tempo total do processo e seu mecanismo de acionamento. No dia da realização da atividade avaliativa prática, os tanques 1 e 2 do módulo estavam compostos por verde Malaquita e hidróxido de sódio, respectivamente.
Detalhadamente, a metodologia aplicada prosseguiu-se da seguinte forma: Primeiramente verificou-se se todas as válvulas e chaves estavam desligadas, em seguida ligou-se a chave geral do módulo. A mangueira responsável pelo reciclo foi posta no tanque 2 (NaOH) e a bomba 2 acionada, a válvula de reciclo foi devidamente fechada. Posteriormente, acionou-se a bomba 1, responsável pelo bombeamento do tanque 1 (. As vazões desejadas para os reagentes foram ajustadas nos rotâmetros presentes no módulo. Por fim, acionou-se a válvula de entrada do reator CSTR juntamente com a abertura da válvula de reciclo, iniciando-se o preenchimento do reator com os reagentes. No intervalo de tempo de preenchimento do reator, a mangueira 2 foi realocada para o tanque de descarte a fim de se evitar a contaminação do tanque 2 (NaOH) com os produtos da reação do reator. Após certo nível de preenchimento, o misturador foi acionado.[pic 4]
Amostras de solução foram retiradas em intervalos fixos de dois minutos, através de uma válvula situada na linha de descarga do reator. Estas amostras foram levadas a um espectrofotômetro para medir-se suas transmitâncias. Os béqueres eram lavados com água destilada, para se evitar contaminação e possíveis erros de leitura entre as coletas de amostra e análises.
[pic 5]
...