COMO REDIGIR UM PROJETO DE PESQUISA
Por: João Honorato • 6/8/2018 • Trabalho acadêmico • 3.941 Palavras (16 Páginas) • 232 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Érico de Matos Urquiza – 11405235
João Antônio Honorato Carvalho - 11405249
Leonardo de Lima Pereira - 11405258
Matheus Silva da Cruz - 11405270
COMO REDIGIR UM PROJETO DE PESQUISA
João Pessoa, PB
Maio, 2017
[pic 3]
ÉRICO DE MATOS URQUIZA
JOÃO ANTÔNIO HONORATO CARVALHO
LEONARDO DE LIMA PEREIRA
MATHEUS SILVA DA CRUZ
COMO REDIGIR UM PROJETO DE PESQUISA
Trabalho apresentado ao Professor Doutor José Marcílio Filgueiras Cruz, como requisito de avaliação da disciplina de Pesquisa Aplicada a Engenharia, do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal da Paraíba.
João Pessoa, 2018
[pic 4]
“Em ambas tradições, a judaico-cristã e a greco-romana, a ciência dada por Deus parece insuficiente para o homem que busca ir além. Já não basta ser imagem e semelhança, mas deseja ser a matriz mesma, a fonte. Não mais criatura, mas criador.”
Dante Marcello Claramonte Gallian
LISTA DE TABELAS[pic 5]
Tabela 1 ...........................................................................................
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas[pic 6]
SUMÁRIO[pic 7]
1. INTRODUÇÃO 6
2. ESTRUTURA DE UM RELATÓRIO 7
4. PARTE INTERNA 10
INTRODUÇÃO
A pesquisa não finda com o término da investigação, é preciso apresentar os resultados em forma de Relatório, Monografia ou TCC. É preciso exercitar a capacidade de expressão na forma escrita e culta da língua, seguindo os preceitos daquilo que estabelecem as normas técnicas para os trabalhos acadêmicos.
Um trabalho acadêmico é um documento que representa o resultado de uma disciplina ou um estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido. Um relatório é um trabalho acadêmico, ele descreve formalmente o progresso ou resultado de uma pesquisa científica.
Assim, o relatório tem por finalidade comunicar os processos desenvolvidos e resultados obtidos em uma investigação, dirigido a um leitor ou público alvo específico.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – destinou a Norma Brasileira 10719, de 2015, para regulamentar o Relatório Técnico e/ou Científico. A Norma especifica os princípios gerais para a elaboração e a apresentação de relatório técnico e/ou científico.
A Norma ainda estabelece uma relação com outras normas, que são indispensáveis à aplicação da mesma, tais como:
NBR 6023: Informação e documentação – Referências
NBR 6027: Informação e documentação – Sumário;
NBR 6028: Informação e documentação – Resumo.
Neste trabalho, veremos quais os itens necessários de um relatório de pesquisa, e como eles deverão estar apresentados.
ESTRUTURA DE UM RELATÓRIO
A estrutura de um relatório compreende duas partes: a interna e a externa.
A parte externa compreende a capa e a lombada, sendo a primeira um item obrigatório e a segunda opcional.
A parte interna é formada por três grandes conjuntos: os elementos pré-textuais, os elementos textuais e os elementos pós-textuais.
Os elementos pré-textuais são: folha de rosto, errata, agradecimentos, resumo na língua vernácula, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos e sumário, sendo apenas o resumo e o sumário itens obrigatórios.
Os elementos textuais são aqueles que apresentam o assunto do relatório em si, possuem introdução, desenvolvimento, e as considerações finais, todos elementos obrigatórios.
Os pós-textuais são compostos pelas referências, glossário, apêndice, anexo, índice e o formulário de identificação, todos opcionais, exceto as referências, item obrigatório.
Abaixo está um esquema descrito a norma, que sintetiza o que foi falado acima.
[pic 8]
Figura 1 - Estrutura de um relatório. FONTE: NBR 10719:2015.
- PARTE EXTERNA
A parte externa de um relatório é formado por elementos opcionais, que fornecem informações básicas sobre o relatório. É o primeiro contato com o leitor em potencial.
Existem dois elementos externos, a capa e a lombada. Estes são muito utilizados em livros, caixas de fitas, DVDs e CDs, e procuram atrair a atenção do usuário. No que se refere à relatórios, a norma 10719 estabelece recomendações, como será apresentado abaixo.
- CAPA
Pode ser utilizada ou não, a recomendação da norma é que sejam fornecidos: nome e endereço da instituição responsável; número do relatório; título e subtítulo (se houver); classificação de segurança (se houver).
- LOMBADA
Lombada, também chamada de dorso, é uma parte da capa que reúne as margens internas ou as dobras das folhas. Existe uma norma própria para este elemento a NBR 12225, ela estabelece os elementos que deve conter e a forma como devem ser apresentadas estas informações.
a) nome(s) do(s) autor(es): quando houver, deve ser impresso no mesmo sentido da lombada. A lombada pode ser horizontal, quando o documento está em posição vertical, ou descendente, quando o documento está com a face dianteira voltada para cima.
...