TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO INTERNA EMPRESARIAL

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.167 Palavras (9 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 9

COMUNICAÇÃO INTERNA EMPRESARIAL

RESUMO

O trabalho de campo a seguir, no qual a pesquisa foi desenvolvida em Maio de 2012, mostra as principais causas e apresenta soluções para os problemas que ocorrem dentro de empresas devido a falhas na comunicação escrita. Durante o desenvolvimento profissional são necessários o aprimoramento da escrita, leitura e interpretação para que o funcionário destaque dentro da indústria. Muitas informações não são passadas de forma correta dentro do ambiente empresarial. Essa ineficiência na hora de comunicar causa ineficácia nas linhas de produção. O foco deste estudo foi o relatório empresarial, que tem a função de comunicar os resultados dentro da empresa e passar os problemas ocorridos no período de trabalho. As autoras desse estudo mostram suas conclusões e opiniões perante o tema e a pesquisa de campo. Os resultados demonstram que ruídos na comunicação são frequentes, e precisam de uma atenção maior para que a empresa se desenvolva atingindo o sucesso.

Palavras-chave: Relatório empresarial, comunicação escrita, redação técnica.

1 INTRODUÇÃO

Em grandes empresas, as linhas de produção sofrem com um mesmo problema: dificuldade em comunicar os resultados. Como os serviços precisam ser repassados de um funcionário para outro, são necessários relatórios com a descrição das atividades anteriores para que haja continuidade na produção. Devido ao desconhecimento de alguns funcionários sobre a melhor maneira de se escrever um relatório, essa comunicação não é bem sucedida. Assim, as informações não são passadas de maneira objetiva e precisa o que gera uma série de transtornos no ambiente industrial.

Esta pesquisa tem por objetivo apresentar os diversos problemas gerados por uma falha nas bases teóricas da Língua Portuguesa. Visto que essa defasagem prejudica a produção e a segurança interna de uma empresa, este estudo foi realizado em torno da seguinte problemática: como melhorar a transmissão de informações entre os funcionários de uma indústria ao longo das atividades diárias?

2 DESENVOLVIMENTO

“O termo comunicação é, geralmente, considerado evidente quanto a seu significado. E tal fato é talvez a causa por que alguns textos oriundos de empresas descuidadas quanto à consistência da redação empresarial apresentam problemas de eficácia de comunicação. Determinadas falhas seriam facilmente sanáveis se não houvesse a pretensão de se possuir conhecimento suficiente para nada ignorar ou poder aprender. A indisposição à aprendizagem de técnicas de comunicação oral e escrita gera barreiras a qualquer inovação sobre a matéria” (MEDEIROS; JOÃO BOSCO, 2010, P.3).

A comunicação interna em empresas de turno é feita, geralmente de forma escrita. Porém, esse processo possui falhas. A fim de identificá-las, bem como suas possíveis soluções, este estudo foi realizado através de pesquisa de campo, citada no item 2.2, que chegou às conclusões encontradas no tópico 2.3.

2.1 Referenciais teóricos

A comunicação é um processo interativo que requer contato constante entre as diversas partes que o compõem. Ela só é bem sucedida quando, na interação de seus elementos, a mensagem é compreendida por seu destinatário.

A enunciação, ou seja, o processo de comunicação como um todo, se dá pela interação de diversos fatores. Entre eles estão o ambiente e o espaço-temporal, o assunto, o código, o meio utilizado e os participantes.

Nesse contexto, os participantes são o emissor e o receptor. O emissor passa uma mensagem, o assunto. Essa, por meio de algum ambiente é recebida pelo receptor. Para que o emissor consiga que seu receptor o compreenda, ele precisa expor suas ideias de forma clara, com vocabulário adequado.

Por isso, é necessário que o vocabulário utilizado, principalmente na comunicação na escrita, esteja de acordo com ambos os interlocutores. “... você irá comunicar-se de acordo com quem receberá a sua mensagem. Use a linguagem que irá atingir mais eficazmente quem irá ler e avaliar o relatório. Pense no destinatário antes de iniciar o trabalho, para fazer suas opções com mais acerto.” (NADÓLSKIS; Hêndricas, Comunicação Redacional, 2010, p. 208).

“O sucesso empresarial também depende de um sistema de comunicação eficaz, tanto interna, quanto externamente.” (MEDEIROS; JOÃO BOSCO, 2010, P.3).

Em empresas, é muito comum haver falhas no processo da comunicação. João Bosco Medeiros cita a incapacidade verbal, oral ou escrita na exposição do pensamento e o uso de termos técnicos que o receptor desconhece como sendo as principais causas do ruído comunicacional.

O presente estudo objetiva analisar o relatório escrito, a forma mais utilizada de comunicação interna nas empresas, já que esse apresenta constantes problemas em sua elaboração.

“[...] os relatórios administrativos têm como objetivo: prestar informações quanto a situação dos planos estabelecidos, dos projetos concebidos e das operações que devem ser realizadas ou já o foram; proporcionar as informações necessárias para que o administrador possa tomar as decisões adequadas; informar sobre conflitos existentes na empresa ou áreas problemáticas.”( MEDEIROS;JOÃO BOSCO, 2010, P.93).

Segundo João Bosco Medeiros, um relatório eficiente não é aquele que contém um maior número de informações, mas aquele que é exato, preciso e preocupa-se com a brevidade. Além disso, seu foco principal é o receptor. “A importância de um relatório não consiste em seu estilo ou forma, mas em sua utilidade.” (MEDEIROS; JOÃO BOSCO, 2010, P.93).

 “Um relatório para a tomada de decisão pode exigir elaboração acurada e procura meticulosa de informações. É talvez aqui que alguns redatores de relatórios falham: não se interessam pela pesquisa.” (MEDEIROS; JOÃO BOSCO, 2010, P.94).

De acordo com Nadólskis, para que um relatório tenha seus objetivos cumpridos, são necessárias quatro etapas: uma preparação antes de realizar o trabalho de campo, ações durante o trabalho de campo, a redação da minuta e a redação final. Em suma, ele orienta que antes de se iniciar o trabalho de campo um estudo sobre o tema a ser relatado seja feito, para que o relator tenha domínio do assunto. Afirma que é imprescindível a fixação dos objetivos e finalidades, e que os métodos de trabalho devem ser determinados criteriosamente. Além da adequação do vocabulário ao destinatário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (223.2 Kb)   docx (123.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com