CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Por: Bill Allef • 21/10/2015 • Dissertação • 483 Palavras (2 Páginas) • 431 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VARZEA GRANDE
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
PALESTRA SOBRE
MANUTENÇÃO: AÇÃO QUE GERA MENOR CUSTO NA PRODUÇÃO
ALUNOS: BILL ALLEF TEIXEIRA LOPES
PROF: RAINY SOARES
TURMA: ENC 131 AN
PROFESSOR PALESTRANTE: LUIZ VANDERLEI
DATA DA PALESTRA: 13/10/2015
DATA DE ENTREGA: 20/10/2015
VÁRZEA GRANDE-MT
OUTUBRO/2015
Introdução
Palestra com intuito de orientar e explicar as melhores formas de se trabalhar com equipamentos e ter cuidados com os seus funcionários nas questões de segurança de trabalho, manuseamento de equipamentos para evitar os desgastes e a manutenção dos equipamentos que engloba todas essas abordagens que se dizem respeito a manuseamentos, motivações e produções que pode ser entendida na palestra. Podendo gerar menos custos e melhorar as produções.
Manutenção: ação que gera menor custo na produção
Hoje em dia na maioria das empresas seus equipamentos precisão de manutenção, para que haja segurança para as pessoas e para as empresas na questão de gastos futuros, além da integridade física das pessoas.
Portanto a manutenção se torna um conjunto de atividades e recursos visando dar continuidade, vida útil, e menos gastos com equipamentos dentro de uma empresa. Com isso é importante para a conservação destes bens seguir sempre o manual do fabricante e suas especificações.
Com isso existem três tipos de manutenções a corretiva, preventiva e preditiva. A corretiva trata da manutenção não esperada, e busca localizar o problema, corrigir o problema e recuperar as anomalias em equipamentos. A preventiva ocorre antes de começar haver problemas tendo em vista não ter maiores gatos futuros e consiste em reparar, lubrificar, ajustar e recondicionar os equipamentos. E por ultimo a preditiva que trata da vida útil dos equipamentos e as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado.
Para ajudar nos tipos de manutenção as ferramentas mais usadas são os paquímetros, micrometro, termógrafo e aquecedor indutivo.
Mais tendo em vista tudo isso, foi adotado no Brasil um método que começou no Japão depois indo para os Estados unidos e em fim chegando no Brasil chamado de TPM, (total productive managemet), que busca a eficiência máxima do sistema de produção. E isso através de operários motivados, engenheiros capacitados para não só resolver os problemas mais também capacitados para criar novos equipamentos na tentativa de melhorar a produção.
E logo todos os acidentes podem ser evitados com a exceção de 2% que são os provocados pela força da natureza.
Conclusão
Logo observamos por meio da palestra como é importante ter pessoas qualificadas em empresas para evitar vários gastos futuros, a manutenção de equipamentos foi apenas um entre vários adereços apresentados para melhorar a qualidade de trabalho a margem de lucro e a diminuição de perdas no meio empresarial.
...