Cadeia De Valor
Artigos Científicos: Cadeia De Valor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GNLIMA19 • 15/11/2014 • 523 Palavras (3 Páginas) • 487 Visualizações
Cadeia de Valor
Cadeia de valor organizacional é o agrupamento de atividades desempenhadas por uma organização, que tem início nas fontes de matéria-prima básica, passando pelos fornecedores, ciclos de produção e de venda, até a fase de distribuição final. O custo e a qualidade dos produtos são responsáveis, pelas vantagens competitivas que a empresa tem em posse, em relação a outras empresas concorrentes no mesmo mercado, e que dão fruto da sua capacidade de eficácia e eficiência. A Cadeia de Valor, divide-se em 3 grandes setores, que são:
Analise de atividades: Representa a avaliação das atividades desenvolvidas por uma empresa, a partir das relações com os fornecedores, com os ciclos de produção até à fase da distribuição final. Ao estudarmos uma organização nas suas atividades produtivas, é possível ver a forma como os custos e as fontes existentes comportam-se, e também como as potencialidades que cada atividade possui, em cada etapa do processo produtivo, reduzindo o valor final para o cliente. Esse conceito permite o entendimento do fluxo de agregação de valor ao consumidor no campo de uma ou mais etapas da produção interdependentes, que retrata uma cadeia de atividades em uma ou mais organizações independentes.
Análise do valor: Dentro da cadeia de valor, é um sistema utilizado para o reconhecimento de funções e o relacionamento com os custos para realizar todas as atividades, com o objetivo de eliminar custos. É útil na melhoria das performances organizacionais e na consideração dos recursos financeiros para o desenvolvimento de cada função. Análise do Valor propõe uma metodologia com destaque na análise das funções de um produto, projeto, processo ou serviço, medindo o valor de cada função com o objetivo de desenvolver alternativas para aperfeiçoar a relação benefício versus custo de cada função.
Avaliação e Planejamento: Na cadeia de valor têm como objetivo identificar os principais pontos positivos e negativos da organização para conduzir o processo de planejamento, porque é a partir desta análise que o administrador saberá quais os recursos com que pode contar, como ele poderá os alocar e também quais são os pontos mais fracos no momento de se estabelecerem as estratégias da empresa. Cada função avaliada e planejada na cadeia de valor da organização é uma formadora de custos, e é essencial que as empresas busquem ter uma maior competitividade em seu setor de mercado, aprimorando o desempenho de todos os seus departamentos, sejam elas um meio ou um fim.
Conclusão
O mercado cada vez mais globalizado tornou a disputa por um espaço de mercado muito acirrado e complexo, e ter um novo e excepcional produto ou serviço nas mãos, não é mais suficiente. A empresa, na atualidade, precisa manter vantagens em relação aos seus custos, e é nesse ponto aonde a cadeia de valor ganha um grande destaque. Esse conceito atinge diretamente o preço final dos seus produtos e serviços, possibilitando que ele seja mais baixo e, ao mesmo tempo, na necessidade de oferecer maiores vantagens e benefícios em termos de produto, com a criação de diferenciais, que acrescentem valor para o consumidor. A Cadeia de Valor ajuda ao gestor, avaliar, planejar, dirigir e controlar todas as etapas do processo produtivo, de forma mais eficiente.
...