Campos de Atuação Engenharia de Alimentos
Por: vitoria_donato • 20/1/2021 • Resenha • 537 Palavras (3 Páginas) • 141 Visualizações
O engenheiro deve ser capacitado para apresentar soluções práticas, baratas e inovadoras para a empresa em que trabalha. Estima-se que, até 2050, será necessário um acréscimo de 60% da produção de alimentos para atender toda a demanda mundial. Esse cenário aumenta a necessidade de ampliação da produção, aliada com a redução nas perdas, tanto em quantidade quanto em qualidade dos alimentos.
As áreas de atuação do engenheiro de alimentos são inúmeras. Além daquelas reservadas aos engenheiros, como perícia e elaboração de laudos, existem áreas específicas para o especialista em alimentos, como armazenamento e transporte, onde o profissional estabelece parâmetros de armazenamento e transporte, visando à garantia de qualidade do produto, ou automação de processos, onde o engenheiro irá planejar e implantar linhas automatizadas de produção.
Outra aréa vem sido muito recorrente nesse ramo é a consultoria (prestar assessoria a empresas da área alimentícia no desenvolvimento de produtos, layout de equipamentos e de plantas de produção e implementar sistemas de controle da qualidade) isso confere autonomia ao profissional, abrindo as portas para que ele mesmo possa abrir sua empresa.
O engenheiro de alimentos também pode trabalhar em órgãos fiscalizadores de responsabilidade governamental, tais como a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Assim, o profissional assume o controle de qualidade e a fiscalização, organizando métodos, sistemas de controle e garantia de qualidade das matérias-primas e dos produtos processados estabelecendo padrões de qualidade e identidade de alimentos e bebidas junto a órgãos governamentais.
O futuro também reserva um bom cenário para a área de pesquisa e desenvolvimento de produtos, pois esta tem uma necessidade constante de profissionais, onde estes podem criar e aperfeiçoar produtos, de acordo com as necessidades do mercado, podendo também pesquisar matérias-primas, embalagens e tecnologias de produção.
A indústria alimentícia e a agroindústria são tradicionais empregadoras desse profissional, que é contratado para atuar diretamente nas linhas de produção, na gestão de pessoas, no controle e na gestão de qualidade, no apoio a processos e na pesquisa e desenvolvimento de produtos, onde ele pode planejar e implantar instalações industriais alimentícias e dimensionar equipamentos e avaliar a viabilidade econômica de novas indústrias, estudando as oportunidades de mercado.
A indústria alimentícia possui um rigoroso padrão de produção. Onde o engenheiro pode desenvolver e aprimorar processos de produção, fazer a seleção de máquinas e equipamentos fabris, planejar e supervisionar operações industriais, administrando as equipes e as diversas etapas de produção, estudar e implantar métodos para aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir a segurança no trabalho.
é possível que o profissional venha a se tornar professor podendo atuar na área acadêmica de pesquisa e desenvolvimento, buscando se especializar em determinada área de atuação.
...