Carneiro Hidráulico
Por: guperico • 30/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 2.722 Palavras (11 Páginas) • 564 Visualizações
FACULDADE GRAN TIETÊ
CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL
BOMBA CARNEIRO
ANDRÉ SANTORO
GUSTAVO ANTONIO PÉRICO
LUIZ FERNANDO LEME
MARIA HELENA SOUZA
PLAUCIO S. COSTA JR.
ROGÉRIO RODRIGUES
Barra Bonita/SP
Março -2016
FACULDADE GRAN TIETÊ
CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL
BOMBA CARNEIRO
ANDRÉ SANTORO
GUSTAVO ANTONIO PÉRICO
LUIZ FERNANDO LEME
MARIA HELENA SOUZA
PLAUCIO S. COSTA JR.
ROGÉRIO RODRIGUES
Orientador: Prof. Ms. Antonio Ap. Mendes Junior
Projeto Integrador apresentado como exigência parcial para obtenção do título de Engenharia Civil, da Faculdade Gran Tietê.
Barra Bonita /SP
Março – 2016
Lista de Ilustrações
Figura 1 – Aríete Medieval.............................................................................. 09
Figura 2 – Montagem Carneiro Hidráulico.........................................................10
Lista de Tabelas
Tabela 1 – Proporção do desnível para bombeamento (h).............................. 14
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
1.1 Objetivo
1.2 Justificativa
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Bomba carneiro hidráulica
2.2 Elementos constituintes do carneiro hidráulico
2.3 Princípio de funcionamento e aplicação
2.4 Golpe de aríete
2.5 Instalação
2.6 Recomendações e dicas
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
Os hábitos nômades das populações antigas eram caracterizados pelos extensos deslocamentos em busca de alimentos e água. Os frutos e vegetais eram coletados conforme a disponibilidade na natureza. Quando o homem passou a desenvolver as técnicas de agricultura, reduziram-se as necessidades de deslocamentos em busca de alimentos e foram criados os primeiros povoados onde se fixavam as populações.
As primeiras grandes civilizações se desenvolveram entorno dos ambientes hídricos, tanto para suprir a demanda do consumo direto da água, como para promover a irrigação das áreas agrícolas.
O crescimento da população e o desenvolvimento industrial têm proporcionado o aumento da demanda energética e do uso da água contribuindo para acelerar o esgotamento dos recursos naturais não renováveis e comprometer a capacidade natural de reposição dos recursos naturais renováveis.
Além do acelerado processo de industrialização, que ocorreu a partir da Revolução Industrial, também a agricultura extensiva utilizada para abastecimento dos grandes centros urbanos contribui expressivamente tanto no consumo de água doce como no consumo dos recursos energéticos. Esse aumento do consumo de água e a poluição dos ambientes hídricos podem comprometer a disponibilidade de água em condições de consumo no planeta.
Segundo dados das Nações Unidas, enquanto a população mundial duplicou na última década do século XX, a demanda pelo uso da água cresceu seis vezes, sobretudo para irrigação agrícola.
Vê-se, portanto, que a indústria e a irrigação agrícola são as principais atividades consumidoras de água pelo homem, sendo que o consumo de água para irrigação, na maior parte dos continentes, supera o consumo de água nas indústrias (Heller, 2006).
A busca pela sustentabilidade, a limitação da disponibilidade dos recursos naturais e os impactos ambientais decorrentes da utilização e transformação dos recursos energéticos têm incentivado o uso e o desenvolvimento de tecnologias alternativas para atender as demandas de consumo da sociedade de forma que promovam a conservação dos recursos ambientais.
- Objetivo
O Objetivo deste trabalho é apresentar as principais vantagens de utilização da bomba carneiro construída com materiais de baixo custo, baixa manutenção e dispensabilidade do uso de energia elétrica na captação de água de chuva ou córregos de maneira eficiente e bombeamento para reservatórios em níveis elevados de terreno para reuso em inúmeras formas possíveis.
- Justificativa
Sabe-se que mundo está em processo acelerado de industrialização, em paralelo existe o consumo de energia e água.
Vê-se, portanto que a indústria e a irrigação agrícola são as principais atividades consumidoras de água pelo homem, é importante destacar que do total de água disponível na Terra, 97% concentram-se no mar, 2,2% nas geleiras e apenas 0,8% na forma de água doce disponíveis na superfície do solo (Sperling, 2005). Faz-se necessário viabilizar estudos de aproveitamento de água de córregos, chuvas e mananciais para irrigamento de plantações, destinação a animais e atividades de limpeza em residências.
...