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Comunicacao E Hipermidia

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Por:   •  26/9/2014  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

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Comunicação e Hipermídia

Redes Sociais

Social Networking - Facebook, Orkut, Linkedin, etc.

Redes de compartilhamento - Youtube, Instagram, Flickr, etc.

Microblogging - Twitter, etc.

Comunicadores sociais – Skype, WhatsApp, WeChat, etc.

Redes de interesse – Blogs, wikis, fóruns, etc.

Portais de conteúdo – UOL, curso on-line etc.

Blog

Blogosfera (rede de blogs)

Links para blogs co-relacionados

Posts & comments

Formatos de blogs

Blog particular (querido leitor)

Blog colaborativos (brainstorm #9)

Blog corporativo (Edelman)

Proximidade com leitor (texto coloquial)

Visão crítica e opinativa / partidária

Tendência pela novidade

Estudo das redes

Teoria de Grafos (matemática)

Não linear

Descentralizada

Sistema aberto

Hipercondutores

Hubs – Pontos Hipercondutores que possuem alta densidade de conexões e maior probabilidade de gerarem novas conexões.

O influenciador dos grupos sociais (campanhas publicitárias) – diferente de “formadores de opinião”.

Elementos das Redes Sociais

Atores

São representados pelos nós. São os personagens / conteúdos.

Conexões

Laços sociais que surgem a partir da interação entre os atores.

Ex. um link ou um comentário em um blog.

Características das redes

Participação voluntária – a obrigatoriedade elimina a curiosidade e a possibilidade de pró-atividade.

Isonomia – quando todos são iguais perante determinadas regras.

Ações coordenadas e decisões compartilhadas – não há hierarquia mas não significa que não seja organizada, há um coordenação que orienta.

Sentimento de pertencimento – o participante se vê como parte do grupo e importante para o grupo.

Existência do objetivo comum – aquilo que reúne o grupo, que motivou a participação no grupo.

Era da Exposição ??

Publico x Privado

Vigilância Social

Auto-exposição

Conceitos Fundamentais dos Meios Digitais

Meios Digitais / Redes Sociais – cada vez mais presente no dia a dia

Buzzmarketing

Marketing viral

Social media marketing (mídias sociais)

Formas de atuação

1. Criação de uma presença digital

Proximidade com o consumidor. Ex. Meu nome não é Johnny

2. Estímulo da repercussão espontânea

Ex. Doritos 5kg (apareceu em blogs, Flickr, YouTube, Twitter)

Conceitos fundamentais

Interatividade

Leitor imersivo: quer definir o caminho de leitura e participar do processo de comunicação.

Ex. Intel (The Museum of Me – Gabriela Leite Exhibition)

Colaboração

- “Era da Participação”

- Compartilhamento

Ex. Skype (rede compartilhada) x Operadoras (rede privada)

Rádio Eldorado / Rádio Sulamérica – ouvinte repórter

- Crowdsourcing: quando os usuários colaboram na produção do conteúdo.

Ex. waze

- Crowdfunding: quando os investimentos são originados a partir da colaboração dos interessados.

Ex. Catarse

- Flashmobs: ações pontuais e espontânea que geram mobilização das pessoas a partir de comunicações “invisíveis”.

Ex. Um grupo de pessoas vestidas de Wally em uma praça.

Ex. na Publicidade: T-Mobile e Oprah em um show do Black Eyed Peas.

- Prosumers: consumidores que não só consomem apenas, mas também participam do processo de criação / produção do produto.

- Mobilidade: Comunicação contínua com a marca / consultas no PDV / M-commerce.

- Gamification: aplicação da mecânica dos jogos no processo da comunicação.

Ex. acumulo de pontos.

- Creating Time: ampliar os limites de tempo impostos nas mídias tradicionais. Criar situações em que o consumidor fiquei envolvido pela marca por um grande período de tempo.

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