DETERMINAÇÃO DAS DENSIDADES DO ÁLCOOL E DA GASOLINA AVALIANDO EXPERIMENTALMENTE O TEOR DE ALCOOL NA GASOLINA
Por: Aline Knihs • 19/4/2018 • Relatório de pesquisa • 1.947 Palavras (8 Páginas) • 314 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI[pic 2]
ALINE FERREIRA KNIHS
ESTEFANY DE ANDRADE
HELENNA CRISTHYNA SCHNEIDER ALVES
DETERMINAÇÃO DAS DENSIDADADES DO ÁLCOOL E DA GASOLINA AVALIANDO EXPERIMENTALMENTE O TEOR DE ALCOOL NA GASOLINA
Itajaí
2017
ALINE FERREIRA KNIHS[pic 3]
ESTEFANY DE ANDRADE
HELENNA CRISTHYNA SCHNEIDER ALVES
DETERMINAÇÃO DAS DENSIDADADES DO ÁLCOOL E DA GASOLINA AVALIANDO EXPERIMENTALMENTE O TEOR DE ALCOOL NA GASOLINA
Relatório apresentado como requisito parcial para a obtenção da M1, da disciplina de Mecânica dos Fluidos, do curso de Engenharia Química pela Universidade do Vale do Itajaí do Centro Tecnológico da Terra e do Mar.
Prof. Rafael Eduardo da Cruz, M.Sc
Itajaí
2017
SUMÁRIO[pic 4]
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
2.1. Objetivo geral 5
2.2. Objetivos específicos 5
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
3.1. Misturas 6
3.2. Misturas homogêneas 6
3.3. Misturas heterogêneas 6
3.4. Gasolina 6
3.5. Extração do álcool da gasolina 7
4. DESENVOLVIMENTO............................................................................................
4.1. Parte Experimental.......................................................................................... 4.2 Resultados e Discussões....................................................................................
I. Determinação do teor de álcool na gasolina..............................................................
II. Determinação da densidade do álcool......................................................................
III. Determinação da densidade da gasolina..................................................................
5.CONCLUSÃO...........................................................................................................
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 9
INTRODUÇÃO
O segundo combustível mais consumido no território brasileiro é a gasolina. Segundo a ANP (Associação Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), as gasolinas comercializadas no país são: gasolina A, sem etanol; e a gasolina C, com adição de etanol anidro.
A gasolina é uma mistura composta de hidrocarbonetos obtida a partir da destilação de petróleo, sendo, portanto, uma substância impura. No Brasil é adicionado à gasolina o álcool anidro, obtendo-se no final uma mistura homogênea, ou seja, com uma única fase.A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo, com propriedades diferentes das substâncias que à compõem. Já a mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo, ou seja, com mais de uma fase, e bifásico.
Quando a gasolina é misturada em água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina-água/álcool.O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. Substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares.
O presente trabalho irá apresentar o processo de extração do álcool presente na gasolina e a determinação das suas densidades, avaliando o teor de etanol na mesma.
OBJETIVOS
2.1. Objetivo geral
Determinação das densidades do álcool e da gasolina avaliando o teor de etanol presente na mesma.
2.2. Objetivos específicos
- Determinar as densidades do álcool e da gasolina;
- Verificar se o teor de etanol presente na gasolina está de acordo com a norma da ANP;
- Comparar os resultados obtidos com os da literatura.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1. Misturas
Uma mistura corresponde a uma associação entre duas ou mais substâncias. Essas misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas, dependendo da interação entre os componentes da mesma. (SILVA, Eduardo)
3.2. Misturas homogêneas
Segundo o Professor Eduardo Silva uma mistura homogênea é aquela que apresenta apenas uma fase, e por apresentar apenas uma fase, fica impossível distinguir seus componentes. Dentro da Química, misturas homogêneas são também chamadas de soluções. Ex.: água + álcool. No exemplo acima, os dois componentes misturam-se de tal maneira que não se consegue perceber onde está um ou outro, configurando uma mistura homogênea.
3.3. Misturas heterogêneas
É o tipo de mistura que apresenta mais de uma fase. Nesse caso é possível identificar os diferentes componentes da mistura (nem todos, às vezes). Chamamos de misturas heterogêneas aquelas misturas em que os componentes não se misturam. Ex.: água + óleo de cozinha, água + areia. (SILVA, Eduardo)
3.4. Gasolina
Conforme informações da ANP (Associação Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), a composição final da gasolina depende da origem do petróleo, das correntes e dos processos de produção (destilação atmosférica, alquilação, hidrocraqueamento, craqueamento catalítico, entre outros). No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. O percentual de etanol permitido, misturado na gasolina, passou para 27%, ultrapassando esse percentual a gasolina esta adulterada.
...