TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCURSIVA - HIDROLOGIA E DRENAGEM

Por:   •  4/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 3

Hidrologia e Drenagem

O propósito fundamental da estabilização e proteção de margens, sob o ponto de vista hidráulico, é manter a seção do curso d’água estável e dentro dos limites estabelecidos para sua utilização, seja como via de navegação, componente de um sistema de drenagem, aproveitamento hidrelétrico ou abastecimento de água (BRIGHETTI e MARTINS, 2001).

Quais os principais objetivos da estabilização dos taludes e margens?

ATIVIDADE DISCURSIVA

Os objetivos da estabilização dos taludes e margens

Estas práticas de controle a partir da ação da população, soluções de engenharia ou mesmo a bioengenharia de solos tem função de controle do avanço dos processos erosivos.

Neste processo erosivo podemos destacar o movimento das massas ocorridos nas margens e taludes como agentes determinantes, que resultam na perda de áreas produtivas, instabilidade de encostas e colocam vidas em riscos com a ocorrência de acidentes catastróficos como escorregamentos.   Problema este que, com a ocupação desordenada de áreas de encosta, a estabilidade de taludes e a realização de obras de contenção são cada vez mais importantes de serem divulgadas e conscientizadas pela população.

Os principais problemas de instabilidade são as erosões, os escorregamentos, a queda de blocos e os fluxos.

A estabilidade de um curso d’agua é a presença do equilíbrio entre a ação do escoamento sobre o leito do rio e a resistência ao movimento dos materiais constituintes, equilíbrio este que pode ser alterado naturalmente, ou através de intervenções indiretas e indiretas.

A ação erosiva das correntes, a força erosiva critica age sobreo material das margens e do leito, se esta força for superior a força erosiva do leito, o resultado será inevitavelmente a erosão.

A erosão dos taludes ocasiona o solapamento dos pés de talude, ocasionando o recuo das margens, gerados por diferentes agentes, irregularidades de escoamento, instabilidade geotécnica dos taludes de margens, e outros que podem causar o solapamento da parte inferior das margens, e que permitam que as partículas do talude sejam transportadas através do fluxo.

A proteção das margens tem como principais objetivos, evitar a erosão das margens com perda de material e dados aos terrenos adjacentes, melhorar o alinhamento do fluxo, manter a forma da seção transversal, contribuir com a estabilidade geotécnica, manutenção, aspectos visuais e paisagísticos, limpeza e etc.

Podemos assim destacar a necessidade da utilização de proteção para estabilização dos cursos d’agua naturais, podendo ser necessário proteger estruturas e propriedades às margens do curso d’agua, como por exemplo rodovias, ferrovias e instalações industriais. Ou também para estabilidade de canais artificiais, utilizados em obras de drenagem urbana. Adução de usinas hidrelétricas, portos e ancoradouros, etc.

A proteção dos cursos d’agua e em especial das margens e taludes, pode ser realizada com diversos matérias e técnicas de revestimento, que são correspondentes as características do solo, ações das correntes ou ondas, e dos objetivos estabelecidos para a obra de proteção do curso d’agua natural ou artificial, sendo ela continua ou direta, descontinua ou indireta e obras de sustentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (297.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com