Hidrologia e drenagem urbana
Por: Valéria Trevizan • 28/4/2016 • Seminário • 1.134 Palavras (5 Páginas) • 603 Visualizações
A ÁGUA E SUA IMPORTANCIA PARA O PLANETA TERRA
Valéria Cataline Trevizan
Estudante de Engenharia Civil, PR, Brasil.
Valeria_cataline@hotmail.com
Introdução
A água é fundamental para o Planeta Terra, tem propriedades físicas e químicas, com mudanças de formas físicas como: liquida, gasosa e solida, é distribuída pelo planeta e sofre uma circulação constante é a ciência que estuda esse fenômeno é a hidrologia.
No século 19 começaram as medições de precipitação e vazão, mas apenas em 1950 com a ajuda do computador as técnicas foram usadas para estudos hidrológicos e assim obtiveram um avanço.
Qualquer volume de água superficial nos rios, represas, lagos, tanques e águas subterrâneas, isso ocorre por causa da dinâmica de água conhecido como ciclo hidrológico.
Com o excesso do ciclo hidrológico e mais alguns fatores ocasionados pela interrupção e mal planejamento, pode causar seus impactos no meio ambiente e para os seres vivos.
Objetivos:
- Destacar a importância da água no Planeta Terra;
- Estudar o ciclo hidrológico;
- Explicar as componentes;
- Investigar os impactos causados por interrupção, nos dimensionamentos e para as estruturas instaladas.
Metodologia:
O homem usa a água não apenas para as suas funções vitais, como outras espécies de organismos vivos, utiliza para outras atividades, tais como, produção de alimentos, produção de energia, navegação, desenvolvimento industrial, agrícola e econômico.
“97% da água do planeta terra está nos oceanos e não pode ser utilizada para irrigação, uso doméstico e dessendentação. A 0,3% restante têm, aproximadamente, um volume de 35 milhões de quilômetros cúbicos. Grande parte deste volume está sob forma de gelo na Antártida ou na Groelândia. Somente 100 mil km³, ou seja, 0,3% do total de recursos de água doce está disponível e pode ser utilizado pelo homem. (TUNDICE, p. 31.)”
O país mais rico em água doce é a Brasil, com 12% das reservas mundiais, com 18% de água na superfície escoando pelos rios. Mesmo apresentado essa situação favorável, há uma enorme desigualdade regional nas distribuições dos recursos hídricos. A uma abundancia na Bacia Amazônica com 80% de água e 7% de população, Nordeste com 3,3% de água e 27% da população e outras regiões com 16,7% de água e a população 66%.
O maior reservatório subterrâneo é na Amazônia, Brasil, com extensão de aproximadamente 162.520 km³, que se alonga pelas bacias de Marajó (PA), Solimões (AM) e Acre, com uma reserva de água de 150 quatrilhões de litros, onde o acesso está para o 5% da população brasileira que vive na Amazônia. Essa grande quantidade, de água poderia abastecer o Brasil inteiro, porém seriam necessárias obras enormes para transformar água.
Na agricultura consome 70% de toda água localizada em rios, lagos e aquíferos subterrâneos, é o maior uso de água no Planeta, 10% no uso doméstico e 20% industrial.
O despejo de resíduos domésticos e industriais nos rios e lagos, onde o país não faz nenhum tratamento, cerca de 85% dos esgotos que produz, segurando o IBGE. Com isso a danos irreparáveis de vidas com águas poluídas e também prejuízos financeiros.
A água passa por um ciclo que é o ciclo hidrológico, é uma circulação fechada da água entre a superfície terrestre e a atmosfera com a ajuda fundamental da energia solar junto a rotação terrestre e também envolve a troca de água nos seus diferentes estados físicos, que ocorre na hidrosfera, entre os oceanos, as colotes de gelo, as águas superficiais as águas subterrâneas e a atmosfera.
Mas para isso acontecer a energia do sol eleva a água na superfície da terra para as nuvens (evaporação), a uma movimentação nas partículas onde elas se chocam e a água condensada chega a superfície em forma de chuva (precipitação), essa água na superfície da terra pode escoe até atingir os oceanos (escoamento superficial) ou se infiltrar nos solos e nas rochas através dos seus poros (escoamento subterrâneo).
Com o aumento de urbanização para o Brasil esta causando ainda mais impacto para população é onde acontecem as inundações, prejudicando, a qualidade da água e aumentando os materiais sólidos nos corpos receptores.
O motivo que desencadeou esses impactos é a forma que as cidades estão se desenvolvendo nas áreas ribeirinhas, onde o planejamento é realizado da seguinte forma:
- O projeto de drenagem tem como objetivo fazer um escoamento da água precipitada o mais rápido possível, isso aumenta as vazões máximas e o nível de inundações de áreas a jusante;
- As áreas ribeirinhas quando está em períodos cheios e é ocupado pela população durante a estiagem, os prejuízos causados são evidentes.
Os impactos de urbanização por mais que é feito em planejamento interdisciplinar, e na prática é realizado dentro de um âmbito restrito de conhecimento. O planejamento de ocupação urbano do Brasil, através do plano Diretor Urbano não tem considerado a drenagem urbana e qualidade da água e isso causa grande custo e prejudica a sociedade.
Os impactos, a medida que a cidade se urbaniza:
...