Delegação Brasileira Comemorando a Vitória.
Por: Guilherme Martins • 21/6/2016 • Trabalho acadêmico • 804 Palavras (4 Páginas) • 219 Visualizações
INTRODUÇÃO
No dia 2 de outubro de 2009 em Copenhague, na Dinamarca, o Brasil foi eleito para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Foram quatro tentativas até conseguirem essa oportunidade, o orçamento do projeto apresentado custou R$28,8 bilhões, eliminando assim os concorrentes Chicago, Tóquio e Madri.
[pic 1]
Foto 1: Delegação brasileira comemorando a vitória.
No projeto apresentado, o qual está sendo realizado atualmente, consiste em diversas obras tanto de mobilidade, como infraestrutura.
Os principais locais onde se realizara os jogos são Barra da Tijuca e Deodoro. Na Barra da Tijuca está sendo construídas as seguintes obras:
- Parque Olímpico: Considerado o coração dos Jogos Olímpicos de 2016, vai abrigar as disputas de 16 modalidades olímpicas e 9 paraolímpicas. Será composto por equipamentos permanentes, integrados ao Centro Olímpico de Treinamento (COT) após os Jogos, e temporários, construídos para a realização dos Jogos e reutilizados em outros equipamentos pós-Jogos. [pic 2]
Foto 2: Parque Olímpico
Centro Olímpico de Tênis- Será parte do Centro Olímpico de Treinamento (COT), um dos principais legados do Rio 2016™. O Centro Olímpico de Tênis está localizado dentro do Núcleo do Parque Olímpico do Rio e muito próximo à Vila Olímpica e Paraolímpica, IBC/MPC e de outras instalações importantes.
- Velódromo Olímpico;
- Arena do Futuro;
- Estádio Aquático Olímpico;
- Arenas Cariocas;
- Centro Internacional de Transmissão;
- MPC/Hotel;
- Campo de Golfe;
- Vila dos Atletas;
Em Deodoro:
- Estádio Olímpico de Canoagem Slalom;
- Centro Olímpico de BMX;
- Arena da Juventude;
- Circuito de Mountain Bike;
- Centro Olímpico de Hóquei.
Nessas obras foram utilizados containers nos canteiros, por serem mais econômicos e de fácil montagem e desmontagem.
A história do surgimento dos containers se dá pelo seguinte fato, nos primórdios da navegação marítima, toda mercadoria era transportada em tonéis. O tonel, por ser uma embalagem resistente e de fácil manuseio, foi o sistema ideal que nossos antepassados encontraram para enfrentar as grandes dificuldades existentes nas operações de embarque e desembarque.
Naquela época, os embarques eram feitos através de pranchas colocadas entre o convés do navio e o ancoradouro, formando assim planos inclinados onde os tonéis eram facilmente rolados, evitando ou contornando o problema do processo de içamento praticado atualmente.
Com o tempo, Mc Lean aprimorou métodos de trabalho e expansão de sua companhia, a Sea-Land (depois Maersk-Sealand), tornando-a uma das pioneiras do sistema intermodal, abrangendo transporte marítimo, fluvial,ferroviário, além de terminais portuários. Tinha surgido a contentorização.
Têm uma vida útil de 10 anos, e após este período, surge a necessidade de se oferecer um destino correto para estas peças, já que são produzidos a partir de materiais metálicos e não biodegradáveis, o que os torna um grande problema, por formarem montanhas de lixo no contexto urbano das cidades portuárias. a habitação desempenha três diferentes funções: Função Social abrigo da família, base para o seu desenvolvimento; Função Ambiental inserção no ambiente urbano com garantia da qualidade do espaço construído e Função Econômica: novas oportunidades de geração de emprego e renda, além da profissionalização.
...