Design Thinking em Bar balada
Por: viniciusgb • 20/9/2018 • Artigo • 4.503 Palavras (19 Páginas) • 262 Visualizações
DESIGN THINKING COMO METODOLOGIA DE POTENCIALIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS APLICADAS NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING EM UMA CASA NOTURNA EM FLORIANÓPOLIS
DIAS, Ana Bárbara Silveira Mendonça Santos (UNISOCIESC)
ana@anabarbaradias.com
DIAS, Daniel Leal (UNISOCIESC)
d_leal_d@hotmail.com
KINDERMANN, Gustavo Silva (UNISOCIESC)
Kindermannsilva@gmail.com
BITTENCOURT, Vinicius Goulart (UNISOCIESC)
viniciusgbittencourt@hotmail.com
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo apresentar o processo metodológico, através da ferramenta design thinking, objetivando analisar o perfil do público-alvo de uma casa noturna da Grande Florianópolis. Para que o estudo pudesse ser desenvolvido foi necessário o embasamento com foco nos temas, design thinking e marketing, tendo em vista que o processo final do estudo apresentará uma proposta de um Planejamento Estratégico de Marketing. Como delimitação utilizou-se uma pesquisa realizada na casa noturna com 251 clientes ativos durante o último semestre de 2017. A pesquisa serviu como base para a elaboração do design thinking que foi aplicado passo a passo a fim de verificar quais estratégias de marketing podem ser aplicadas na casa noturna, através do desenvolvimento de um Planejamento Estratégico de Marketing.
PALAVRAS-CHAVE:
Planejamento Estratégico. Marketing. Design Thinking.
ABSTRACT: The study aims to present the methodological process, through the design thinking tool, aiming to analyze the profile of the target audience of a nightclub in Greater Florianópolis. In order for the study to be developed, it was necessary to base the themes, design thinking and marketing, considering that the final process of the study will present a proposal of a Strategic Marketing Planning. As a delimitation we used a survey conducted in the nightclub with 251 active clients during the last semester of 2017. The research served as the basis for design thinking that was applied step by step in order to verify which marketing strategies can be applied in the nightclub, through the development of a Strategic Marketing Plan.
KEYWORDS: Strategic planning. Marketing. Design Thinking.
INTRODUÇÃO
Com a grande concorrência por fatias de mercado, as empresas buscam alternativas para potencializar sua produtividade através de novas estratégias para estarem sempre um passo à frente. Nesse sentido, o planejamento estratégico é fundamental, pois é um processo gerencial voltado para adequar os objetivos e recursos da empresa às mudanças de oportunidade de mercados. Com esse processo, a empresa se planeja, descobre e aproveita as oportunidades de maneira mais inteligente e compatível com seus recursos (dinheiro, capital humano, intelectual, produtos diferenciados, outras vantagens frente aos concorrentes), estabelecendo objetivos e estratégias possíveis (SILVA, APUD COBRA, 1989).
Para tomar as decisões pertinentes ao mercado-alvo, posicionamento de mercado, fixação de preço, desenvolvimento do produto, canais de distribuição, promoção e comunicação, é preciso elaborar uma estratégia e um planejamento de marketing que respondam à necessidade que a organização tem de gerenciar suas ações e buscar atingir seus objetivos em um contexto altamente competitivo (KOTLER, 2008). O termo marketing agrega ao estudo, tendo como objetivo a ampliação do conceito para que a empresa esteja bem direcionada no mercado, focando, assim, na utilização da metodologia design thinking para potencializar as estratégias de marketing a serem desenvolvidas através da implementação de um planejamento estratégico.
Uma das alternativas para elaborar seu planejamento estratégico de marketing é o design thinking, que tem como essência desvendar o comportamento dos ambientes externos e internos da empresa, buscando, por fim, sugestões inovadoras. Salienta-se que a aplicação do design thinking segundo a concepção de Brown (2010), que define esta ferramenta como uma abordagem sistemática que permite a inovação e vai além da necessidade de se produzir um produto ou serviço, pois é assertivo a ponto de entrar diretamente na vida do consumidor, podendo até ditar certos comportamentos futuros, adicionando valor ao negócio.
No mercado de entretenimento, muitas empresas não realizam o estudo do mercado e planejamento, tomam decisões sem organização e desorientados e, como consequência, não conseguem competir no ambiente mercadológico em que estão situadas. Assim, o presente artigo sugere o design thinking como solução de inovação e parte do planejamento estratégico de marketing, além de fidelização dos clientes em uma casa noturna de Florianópolis, através de um estudo de campo, colocando em prática as metodologias que a ferramenta oferece.
Como objeto de estudo além da metodologia design thinking optou-se por partir da pesquisa de marketing realizada no último semestre de 2017, que tinha como foco avaliar o nível de satisfação dos clientes que visitaram a casa noturna, para que ao final com a incorporação de ambas aplicações pudesse então ser apresentado o planejamento estratégico de marketing.
1 REFERENCIAL TEÓRICO
1.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Atualmente, o mercado está em frequente transformação no que se refere aos mais variados âmbitos. As mudanças, por sua vez, deixam competição entre as empresas cada vez maior e mais acirrada e, muitas vezes, lideranças de mercado são definidas nos mínimos detalhes.
Para que possam conviver em um mercado altamente competitivo, o planejamento estratégico se torna peça fundamental para que a organização atinja seus objetivos. Além disso, o planejamento é um processo de tomada e avaliação de decisões, a fim de que não seja necessário agir, no futuro, de uma forma indesejada (ACKOFF, 1974). O conceito de planejamento estratégico, uma função administrativa, foi se adaptando ao longo do tempo e se refere à forma por meio da qual uma empresa define objetivos, decide recursos, tarefas necessárias e aplica determinada estratégia a fim de atingi-los (CHIAVENATO, 1987; CHIAVENATO, 2000).
...