TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação do Teor de Torrões de Argila

Por:   •  1/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.421 Palavras (26 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

Materiais

de

Construção

Integrantes: Beatriz Barbosa, Thamires Rodrigues, Vitória de Abreu e Wesley Pereira.

Professor: Perboyre Barbosa

Assunto: Relatório

Curso: Edificações – P5

Data: 03/10/2016

Determinação do Teor de Torrões de Argila

  1. INTRODUÇÃO

Este relatório se trata do método para a determinação do teor de torrões de argila, eventualmente presentes em agregados, destinados ao preparo do concreto e argamassas.

Torrões de argila são as partículas presentes nos agregados que, devido a sua fragilidade, podem ser desfeitas por meio de pressão.

O volume de agregados existente no concreto varia de 70% a 80% do volume total, portanto é inegável a sua importância e influência nas propriedades e características do mesmo. Dessa forma, o excesso de torrões de argila é uma das características negativas dos agregados que devem ser evitadas quanto ao emprego em concreto.

  1. MATERIAIS UTILIZADOS

  • Peneiras;
  • Bandejas de ferro ou alumínio;
  • Balança (resolução de 0,1 g);
  • Estufa.
  1. METODOLOGIA

Obtém-se 500g de agregado miúdo que passa na peneira de 4,75mm e fica retido na peneira 1,18mm. Após isso, coloca-se a amostra na bandeja e, posteriormente, rompe-se as partículas com a finalidade de desfazê-las, pressionando-as entre os dedos ou com a ajuda da espátula. Na sequência, passa-se na peneira 0,6mm e pesa para obter a massa final.

  1. RESULTADOS

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

  1. CONCLUSÃO

Conhecer quantidade de argila em torrões é importante, pois os mesmos afetam a durabilidade e a resistência mecânica dos concretos. O excesso de torrões de argila, principalmente os de grandes dimensões, quando não dissolvidos durante a mistura do concreto, ocasionam pontos fracos em seu interior e quando dissolvidos envolvem os grãos resistentes dos agregados, reduzindo a aderência e consequentemente a resistência do concreto. O valor obtido no ensaio (0,76%) está em conformidade com a norma, a qual diz que o teor de argila em torrões no agregado miúdo não pode ser superior à 1,5 %

  1. BIBLIOGRAFIA

http://romerolabor.blogspot.com.br/2012/05/determinacao-do-teor-de-argila-em.html

https://www.passeidireto.com/arquivo/4687109/determinacao-do-teor-de-argila-em-torroes-nos-agregados-

Ensaio colorimétrico

  1. INTRODUÇÃO

O seguinte relatório trata a respeito da quantidade de matéria orgânica no agregado miúdo determinada pelo ensaio colorimétrico.

Impurezas orgânicas são detritos de origem vegetal, geralmente sob forma de partículas minúsculas, mas que em grande quantidade escurecem o agregado miúdo. Dessa forma, um indício da presença de matéria orgânica é a cor escura da areia, exceto nos casos provenientes de rochas escuras, como o basalto. Caso a solução da areia em estudo seja mais escura que a solução padrão, o ensaio colorimétrico deve ser complementado pelo ensaio normalizado de qualidade de areia.

A quantidade de matéria orgânica influencia na resistência de argamassas e concretos, pois a parte ácida da mesma neutraliza a água da argamassa e a outra parte forma uma película sobre os grãos de areia diminuindo a aderência com a pasta de cimento. Dessa forma, quanto maior a quantidade de impurezas orgânicas, menor a resistência das argamassas e concretos.

  1. MATERIAIS UTILIZADOS

  • Balança;
  • Proveta;
  • Becker;
  • Funil;
  • Solução de hidróxido de sódio;
  • Solução de ácido;
  1. METODOLOGIA

Pega-se 200g de agregado miúdo e põe-se no Becker com 100ml de hidróxido de sódio, misturando-os. Para obter-se a solução de comparação, utilizamos 3ml de ácido tânico com 97ml de hidróxido de sódio. A amostra ficou em um quarto escuro por 24h para obter-se a coloração desejada e fazer a filtragem para comparar com as duas soluções e saber a relativa quantidade de matéria orgânica presente na amostra.

  1. RESULTADOS

Para obtenção de resultados deste ensaio, é feita apenas uma comparação entre as soluções e não é necessário nenhum tipo de cálculo. Entretanto, segue a tabela das quantidades necessárias para fazer as soluções:

                                          Soluções de comparação

Solução de hidróxido de sódio= 97cm³

Solução de ácido tânico= 3cm³

Hidróxido de sódio = 30g

Ácido tânico= 2g

Água destilada = 970ml

Álcool= 10cm³

                       

Água destilada= 90cm³

*Imagens ilustrativas

[pic 5]   [pic 6]

[pic 7]

        

  1. CONCLUSÃO

A obtenção do teor de matéria orgânica é de suma importância, pois exerce uma ação prejudicial sobre a pega e o endurecimento das argamassas e concretos.

Contudo, feita a análise comparativa, concluiu-se que o agregado possuía baixo teor de matéria orgânica, pois a coloração da solução da areia estava clara em relação à solução de comparação (a imagem das duas soluções está em anexo).

[pic 8]

  1. BIBLIOGRAFIA

Determinação do teor de material pulverulento

  1. INTRODUÇÃO

No seguinte trabalho, determinaremos o teor de material pulverulento dos agregados miúdo e graúdo estudados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (898.5 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com