Diferentes Metodologias do Planejamento Estratégico
Por: sergio luis Spezia • 22/10/2017 • Trabalho acadêmico • 670 Palavras (3 Páginas) • 259 Visualizações
DISCIPLINA: Planejamento Estratégico[pic 1]
PROFESSOR: Eduardo Gonçalves dos Santos
ACADÊMICO: Paulo Alexander de Souza
FAMEG
Diferentes metodologias do planejamento estratégico
Indiferente do ramo de atuação da empresa, estrutura ou faturamento, com toda certeza existe uma forma de tomada de decisões, consequentemente existe nesta empresa uma forma de planejar suas estratégias, sendo formal ou informalmente e ainda Curto, médio Ou longo prazo.
Tal planejamento estratégico pode ser do mais simples possível ao mais complexo, porem entre estes métodos de planeamento, iremos sempre encontrar pontos comuns entre eles.
Segundo Oliveira 2004, alguns destes, são taxados como o ponto fraco da empresa, ponto forte, a oportunidade existente, as ameaças e um plano de trabalho bem definido. De modo geral, o autor defende que em um plano estratégico se faz necessário não apenas identificar onde a empresa quer chegar, mas tudo o que é necessário para se alcançar este objetivo.
Comparando as considerações supracitadas com o artigo publicado em fevereiro de
2017 pelo site Endeavor Brasil ( a metodologia chamada de OKR (Objectives and Key Results) utilizada pela empresa Google apresenta traços muito semelhantes aos mencionados pelo Oliveira. Apesar de o fluxo de trabalho ser focado em trimestres, a autodisciplina e comprometimento pelos envolvidos, faz com que todos os itens já mencionados e de grande importância para o sucesso de qualquer planejamento estratégico seja monitorado em um curto espaço de tempo, sendo possível mapear e corrigi-los quase que de forma imediata, evitando grandes impactos ao término do prazo estabelecido.
A metodologia OKR contempla uma série de ferramentas que garante a máxima qualidade de cada entrega realizada que pouco se mexe ou retrabalha, seu sistema de PDCA e sua tática de passar a responsabilidade para quem realmente executa as açöes, garante um autocontrole e um comprometimento da equipe que supera qualquer dificuldade ou obstáculo existente.
Diante dos métodos já exposto, temos ainda a fase de elaboração e implementação de cada um deles, onde a definição de "onde quero chegar" e "onde estou atualmente" é cercado por diferentes pensamentos e contradições. Segundo Kotler (1980) pode-se construir um diagnóstico estratégico estabelecendo seus objetivos e como consequêncla, investigando e analisando a própria situação.
Ainda sobre a fase de elaboração e implementação, nos deparamos com 4 fases indispensáveis para inúmeros métodos de PE. Abaixo na imagem OI pode-se observáIas.
https•4.'mail.wew•tet'cwaWebReadyV.e"aspx?t-att&id-Rg.eu„wøKHDki28T77h•.'aThnmom[pic 2] 112
[pic 3]
lmavm O]
Quanto a fase de Diagnóstico estratégico, ela ainda pode ser dividida em mais 4 etapas, sendo elas;
- Identificação da visão; expectativas e os desejos dos acionistas, conselheiros e elementos da alta administração da empresa
- Análise externa; Olhar para fora do seu ambiente tradicional e identificar as ameaças e oportunidades.
- Análise interna; Avaliar os pontos fortes, fracos e neutros da empresa.
- Análise dos concorrentes; Apesar de estar ligada com análise externa, neste item 4, a avaliação deve ser minuciosa ao ponto de detalhar todas as vantagens competitivas da empresa e suas concorrentes.
Pode-se seguir detalhando esta metodologia defendida por Oliveira 2004 por longas frases e páginas, mas como o objetivo central deste trabalho está ligado a comparações entre autores e sistema OKR aplicado pela Google e Contabilizei, vou finalizar o artigo com as seguintes consideraçöes.
...