E-Learning no Brasil
Por: gggglauciagg • 24/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.419 Palavras (6 Páginas) • 196 Visualizações
Sumario
1 Introdução 2
1.1 O que é E-Learning 2
1.2 EAD (Ensino a Distância) 2
1.3 Como surgiu E-Learning 2
1.3.1 E-Learning no Brasil 3
1.4 História do e-Learning e do Treinamento 4
1.5 Exemplo de E-Learning 5
➢ Tela Inicio do Site (EV- Escola Virtual) - Local onde dá acesso aos cursos: 5
➢ Tela após o login, escolha de cursos: 5
➢ Escolha da categoria e do curso desejado: 6
➢ Conclusão da matricula: 6
➢ Iniciando o curso: 7
➢ Curso, tela início: 7
➢ Andamento do curso: 8
➢ Tela da conclusão do curso e solicitação do certificado. 8
2 Vantagens e Desvantagens de E-Learning 9
➢ Vantagens: 9
➢ Desvantagens: 9
Conclusão 10
Bibliografia 11
1 Introdução
1.1 O que é E-Learning
O termo “e-learning” vem de “eletronic learning” (aprendizado eletrônico) e é uma modalidade de ensino a distância (EAD) oferecido totalmente pelo computador, onde permite criar um ambiente de aprendizagem suportado pela as tecnologias da internet, assim transformando a informação em conhecimento independente da hora e local.
1.2 EAD (Ensino a Distância)
É um senário educacional onde o tutor e alunos estão separados pelo tempo, espaço ou ambos, em ambientes físicos diferentes. Os cursos EAD podem ser síncronos ou assíncronos:
Síncrono depende de que todos os participantes iniciem e terminem o curso em datas determinadas e realizem atividades em horários específico. Exemplo: os tutores mantem o controle da sessão recorrendo ao áudio, vídeo, partilha de aplicações, entre outras.
Assíncrono pode ser completado conforme a disponibilidade do participantes, qualquer hora ou dia de interesse. Exemplo: ocorre por intermédio de internet, CD-ROM, grupos de discussões on-line e e-mail.
1.3 Como surgiu E-Learning
Os primeiros indícios da utilização de treinamentos a distância que se tem conhecimento são do início do século passado. Algumas informações da época dão conta que por volta de 1900, indústrias mineradoras do Alaska (EUA) passaram a utilizar esta forma de transmissão de conhecimento para treinar seus funcionários em processos específicos como, por exemplo, a escavação no gelo. Na época esta alternativa de treinamento surgiu como uma solução muito eficaz para as indústrias da região. Além dos mineradores estarem dispersos geograficamente, a região em que trabalhavam era extremamente acidentada, o que dificultava muito a locomoção. Assim, a solução encontrada para esta necessidade específica foi disponibilizar estes treinamentos através de correspondências.
Além das correspondências, outros meios logo passaram a serem utilizados com o mesmo propósito nos EUA. Na década de 20 a Universidade Estadual de Iowa começou a utilizar o rádio para oferecer alguns de seus treinamentos. Depois do rádio foi a vez da televisão. Em 1951 a mesma Universidade Estadual de Iowa passou a oferecer cursos através da TV. Sem dúvida a utilização da TV foi um avanço enorme em função dos recursos visuais proporcionados, porém o advento do computador certamente é o que permitiu a maior evolução dos processos de educação e treinamento através de tecnologias.
A partir da década de 80, com a popularização dos PC´s, começaram a ser desenvolvidos diversos treinamentos suportados por esta tecnologia. Entretanto, o primeiro registro da utilização de computadores para treinamentos data de 1969, com um curso sobre Sistemas de Mainframe nos EUA. Foi assim que surgiu o e-Learning, um método de entrega de conhecimentos, habilidades e informações através de tecnologias web.
1.3.1 E-Learning no Brasil
Os primeiros registros sobre a utilização da educação a distância são de 1939 através do meio impresso e com instituições como o Instituto Rádio-Monitor e o Instituto Universal Brasileiro.
[pic 1]
1.4 História do e-Learning e do Treinamento
Até o início da década de 1980 - Treinamentos Tradicionais (Presenciais)
Antes dos computadores estarem disponíveis para as pessoas nas empresas o treinamento presencial com um instrutor sempre se mostrou o primeiro e mais utilizado método. Este permite que o aluno ou treinando se desloque para um centro de treinamento e que possa focar em seus estudos, e interagir com instrutores e colegas, deixando o trabalho temporariamente de lado. Ao longo dos anos este método sempre apresentou elevados custos para as empresas e sempre motivou a procura de métodos alternativos para o treinamento.
De 1980 até aproximadamente 1995 - A Era da Multimídia
A invenção do Windows 3.1, de CD-ROM e do PowerPoint permitiu que a mídia eletrônica passasse a fazer parte dos processos de treinamento na chama era da multimídia. Dentre os benefícios que passaram a ser alcançados estão a flexibilidade do treinamento, com o treinando tendo maior liberdade para escolher o local e a hora para aprender e a redução de custos. A principal desvantagem é a falta de interação com o instrutor durante o treinamento.
De 1995 a 1999 - O Despertar da Web
À medida que a web evoluiu, os profissionais envolvidos com o treinamento passaram a explorar de que forma esta tecnologia poderia ser utilizada para melhorar os processos já existentes. Recursos como o e-mail, o Web Browser, HTML, áudio e vídeo streaming começaram a mudar a forma da multimídia voltada para o treinamento.
...