ESTATÍSTICAS SOBRE CHOQUES ELÉTRICOS NO BRASIL E SUAS MEDIDAS DE PROTEÇÃO
Por: Pollyana Firmino • 30/9/2021 • Trabalho acadêmico • 564 Palavras (3 Páginas) • 111 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE UNI-ARAGUAIA CENTRO UNIVERSITARIO
ENGENHARIA CIVIL
MARCUS VINICIUS DAMBROS
ESTATÍSTICAS SOBRE CHOQUES ELÉTRICOS NO BRASIL E SUAS MEDIDAS DE PROTEÇÃO
Goiânia-GO
2021
SUMARIO
1 INTRODUÇAO ................................................................................................ 3
2 METODOLOGIA...............................................................................................4
5 RESULTADOS E DICUSSOES .......................................................................5
6 CONCLUSAO ..................................................................................................6
7 REFERENCIAL TEORICO ..............................................................................7
- INTRODUÇAO
Com o avanço tecnológico, cada dia mais se é necessário a eletricidade sendo assim vital para humanidade, sua utilização seja residencial, industrial ou comercial é fundamental. A eletricidade alinhada com a tecnologia facilita a organização da sociedade como um todo. Sua importância e utilização é tão inquestionável quanto os riscos gerados pela eletricidade.
O trabalho deverá contemplar as estatísticas sobre choques elétricos no Brasil, quais os fatores que influenciam na gravidade do choque elétrico, as medidas de proteção contra choques elétricos e a descrição detalhada de pelo menos uma delas.
Deverão ainda, analisar as estatísticas e identificar qual a maior causa de acidentes elétricos em residências e como esses acidentes poderiam ser evitados.
O trabalho deverá ser desenvolvido em conformidade com a NBR 14724:2002 e demais normas pertinentes (seguem anexas todas as normas necessárias).
,
- METODOLOGIA
A para a pesquisa realizada pela ABRACOPEL juntamente com a PROCOBRE por profissionais eletricistas, técnicos, engenheiros e estudantes. Foi realizado um levantamento estatístico em residências com participação de 1100 residências abrangendo 24 estados sendo que 999 residências foram verificadas gerando uma alta confiança na pesquisa. Deve-se destacar houve uma grande distribuição demográfica sendo 53% da amostra localizada em região metropolitana, 47%, cidades interioranas dos estados(“Estatísticas – Abracopel”, 2021).
[pic 2]
Figura 1-Fonte(“Estatísticas – Abracopel”, 2021)
Para geração dos dados a serem avaliados foram utilizados a configuração de idade dos imóveis, subdivisão entre casas e apartamentos além da área dos imóveis(“Estatísticas – Abracopel”, 2021). Nesta resenha será incluído ainda nos resultados os dados obtidos no trabalho realizado pelo autor em um levantamento interno de sua residência.
5.RESULTADOS E DISCUSSOES
Os principais resultados obtidos pela ABRACOPEL/PROCOBRE em 2016 foram que havia uma grande ausência de projetos elétricos residenciais, onde uma grande parcela havia sido elaborada por eletricistas. A falta de equipamentos de proteção residenciais são destaque na pesquisa sendo que apenas 21% possuem diferencial residual (DR) instalados. Ausência do fio terra em instalações, grande volume de uso de benjamins e extensões, e um baixo índice de reformas nas instalações elétricas(“Estatísticas – Abracopel”, 2021).
...