ESTUDO DA SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS NA DETERMINAÇÃO
Por: suelaneoliver • 24/4/2019 • Trabalho acadêmico • 913 Palavras (4 Páginas) • 205 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
HIAGO CERQUEIRA
JOÃO VITOR SANTOS DE JESUS BASTOS
RENATA CARMOSINA DA SILVA DE ALMEIDA
SANDRO HENRIQUE CARDOSO DOS SANTOS JUNIOR
SUELANE DA SILVA OLIVEIRA
VITÓRIA BEÚ DE SOUZA SILVA
ESTUDO DA SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS NA DETERMINAÇÃO DE ÀLCOOL NA GASOLINA
UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS
FEIRA DE SANTANA – BA
2019
JOÃO VITOR SANTOS DE JESUS BASTOS
RENATA CARMOSINA DA SILVA DE ALMEIDA
SANDRO HENRIQUE CARDOSO DOS SANTOS JUNIOR
SUELANE DA SILVA OLIVEIRA
VITÓRIA BEÚ DE SOUZA SILVA
ESTUDO DA SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS NA DETERMINAÇÃO DE ÀLCOOL NA GASOLINA
Relatório da aula prática realizada na disciplina de Química Geral, apresentado a Universidade Salvador- UNIFACS, como parte dos requisitos para avaliação do Curso de Engenheira da Computação, Elétrica e Mecânica.
Orientadora: Profª. Simara Melo.
.
FEIRA DE SANTANA - BA
2019[pic 4]
- INTRODUÇÃO
O teste de chama é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento. Envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante.
Conforme as experimentações de Bohr os sais são aquecidos, os elétrons dos átomos passam a ficar submetidos a uma fonte de energia adequada (calor, luz), podendo sofrer a mudança de um nível de energia mais baixo para outro mais alto, ficando então, excitados. Quando um desses elétrons excitados retorna ao seu estado fundamental, ele libera energia em forma de radiação. Cada elemento libera uma radiação em forma de onda com características próprias, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento.
A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, sendo assim, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores possibilitando a identificação da presença de certos elementos químicos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos em uma chama.
Com isso, este documento visa demonstrar alguns fenômenos causados através do ensaio partindo de conceitos adquiridos em aula teórica.
O relatório terá um detalhamento explicativo sobre o ensaio de chamas através do espectro de emissão.
[pic 5]
OBJETIVO
O alvo desse relatório é examinar a presença de elementos químicos nos sais utilizados, através do ensaio de chama, identificar alguns cátions por meio do espectro de emissão e relacionar o experimento com o modelo atômico de Bohr a partir de conceitos teóricos e práticos.
MATERIAIS E MÉTODOS
Para a execução dos experimentos foram utilizados os seguintes materiais:
- Tubo de ensaio
- Proveta de 10 mL com tampa
- Etanol
- Água
- Hexano
- Óleo
- Cloreto de Sódio
- Gasolina
Depois da determinação dos materiais que foram usados, iniciaram-se os métodos para os ensaios.
A princípio, foi necessária a escolha da ordem dos elementos para realizar a experiência. O Cloreto de Cálcio foi escolhido pelo grupo como base para a análise da prática. O segundo passo foi pesar com o auxílio de uma balança de precisão 5g do sal depositado na placa de Petri, logo após a pesagem foi colocado um pouco de etanol e em seguida acendeu-se o fósforo colocando no Cloreto de Cálcio.
Ao final observou-se a mudança e variação de cor nas chamas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO [pic 6]
Os resultados observados foram às alterações na coloração dita “comum” nas chamas. Foi perceptível ver cores distintas dentre os experimentos, levando a entender que cada sal possui características distintas após receber e emitir energia. Cada elemento libera um comprimento de onda diferente na faixa do espectro visível. Logo, resultando na coloração desigual da chama em cada elemento.
- O primeiro experimento foi realizado pelo grupo, que como já foi dito utilizou o Cloreto de Cálcio, o qual apresentou chama alaranjada.
- O segundo experimento foi utilizado o Sulfato de Sódio, que em sua combustão apontou a chama vermelha.
- Logo após, na terceira experiência o Nitrato de Potássio exibiu a chama de cor amarela.
- Com Cloreto de Cobalto não foi possível observar alterações na cor da chama.
- E por ultimo o Sulfato de cobre foi possível observar a chama verde.
.
CONCLUSÃO
O ensaio refere-se à análise intimatória de cátions presentes nas amostras levadas ao contato com a chama. O procedimento se respalda no espectro de emissão característico que cada elemento emite ao receber energia.
...