TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA DA APLICAÇÃO DA COBERTURA STEEL

Por:   •  14/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.785 Palavras (12 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 12

INSTITUTO ENSINAR BRASIL  

FACULDADES UNIFICADAS DE TEÓFILO OTONI

Jéssica Ferreira

ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA DA APLICAÇAO DA COBERTURA STEEL DECK NA REGIÃO DE TEÓFILO OTONI/MINAS GERAIS

Teófilo Otoni

2018

INSTITUTO ENSINAR BRASIL  

FACULDADES UNIFICADAS DE TEÓFILO OTONI

JÉSSICA FERREIRA

ESTUDO COMPARATIVO ACERCA DA APLICAÇAO DA COBERTURA STEEL DECK E DAS LAJES CONVENCIONAIS

Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Engenharia Civil das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito para aprovação na disciplina de TCC I, orientado pelo prof. MSc Jouséberson Miguel.

Teófilo Otoni

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 OBJETO DE ESTUDO        

3 HIPÓTESE        

4 OBJETIVOS        

4.1 OBJETIVO GERAL        

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

5 JUSTIFICATIVA        

6 REFERENCIAL TEÓRICO        

6.1 AS LAJES MACIÇAS        

6.2 AS LAJES PRÉ-FABRICADAS        

6.3 AS LAJES STEEL DECK        

6.4 MATERIAIS USADOS NO SISTEMA STEEL DECK        

6.5 PROCESSOS E ETAPAS DE EXECUÇÃO DO SISTEMA STEEL DECK        

6.6 PROPRIEDADES DO SISTEMA        

6.7 COMPARATIVO ENTRE OS SISTEMAS        

7 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        

7.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA QUANTO AOS FINS        

7.2 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA QUANTO AOS MEIOS        

7.3 TRATAMENTO DE DADOS        

8 CRONOGRAMA        

9 SUMÁRIO HIPOTÉTICO        

REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

As lajes convencionais, pré-fabricadas ou maciças, possuem utilização já consagrada em diversos tipos de construção, sendo que sua montagem é do conhecimento geral por parte dos profissionais, o que favorece sua utilização.

A principal característica das lajes maciças é o grande consumo de concreto, o que confere às mesmas um custo geralmente elevado com relação à mão de obra, notadamente considerando as etapas posteriores, como a questão dos escoramentos.

Com relação às lajes pré-fabricadas, as mesmas são compostas por vigotas de concreto armado, responsáveis pela resistência aos esforços, preenchimento em lajota cerâmica ou isopor, e capeamento de concreto (DALDEGAN, 2017).

O Steel Deck consiste no uso de telhas galvanizadas, normalmente apoiadas em estruturas metálicas. Tem a função de servir de forma para a concretagem, onde é usada ainda a malha de ferragem eletrosoldada juntamente aos conectores de cisalhamento. Esse sistema surgiu na década de 1950, nos Estados Unidos, e, desde então, passou a ser largamente empregado nas edificações metálicas de múltiplos andares (CBCA, 2014).

Já no Brasil, o Steel Deck começou a ser utilizado a partir da década de 1970 (CICHINELLI, 2014). De acordo com Lima e Souza (2010), o sistema passou a se destacar por ser considerada uma tecnologia construtiva, devido à sua praticidade e economia no mercado e nas obras, haja vista não ser necessária a realização de altos investimentos em sistema de escoramento, o que se torna fundamental na laje convencional.

Por meio desse sistema é possível eliminar, parcial ou totalmente, o uso de escoramento da laje convencional, bem como garantir maior praticidade em sua execução. O suporte para concreto consiste no uso de telhas galvanizadas, facilitando a mobilidade durante o processo de preparação para concretagem, além de proteger os contribuintes que estão na parte inferior da obra e, por consequência disso, fomentando maior segurança. Conforme Heinz e Benetti (2016, p. 106) “as fôrmas são simplesmente apoiadas sobre as vigas e ligadas provisoriamente a estas últimas para garantir a sua estabilidade durante a concretagem”.

Estes componentes convergem para a importância da temática apresentada, que pretende estabelecer uma comparação entre o sistema Steel Deck e as modalidades convencionais de cobertura.

2 OBJETO DE ESTUDO

Com o surgimento do sistema de laje Steel Deck é possível observar que o alto investimento em grandes construções vem sendo reduzido substancialmente, haja vista que o material utilizado para a construção da laje Steel Deck requer baixo investimento financeiro para a aquisição de materiais, além da economia de tempo e segurança em sua execução. Todavia, é possível apontar uma série de vantagens na utilização deste material, o que converge para a seguinte problematização: apesar do sistema Steel Deck ser altamente vantajoso para a indústria da construção civil, porque ainda assim não é utilizado amplamente? Portanto, a partir dessa problematização que essa pesquisa se propõe estabelecer a comparação entre a aplicação da cobertura Steel Deck e dos demais tipos de cobertura na região de Teófilo Otoni, Minas Gerais, Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (172.2 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com