TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE AGENTE COAGULANTE E MEIO FILTRANTE APLICADOS PARA EFLUENTE TÊXTIL

Por:   •  30/11/2020  •  Artigo  •  4.115 Palavras (17 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 17

www.firs.institutoventuri.org.br

1

ÁREA TEMÁTICA: GESTÃO AMBIENTAL

ESTUDO DE AGENTE COAGULANTE E MEIO FILTRANTE APLICADOS PARA EFLUENTE TÊXTIL

Mariana Giacobbo Lang (marianalang03@gmail.com)

Dr.Luciano Peske Ceron (Luciano.ceron@pucrs.br)

Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

RESUMO

No Brasil, a indústria têxtil está em ascensão, pois disponibiliza 1,6 milhões de empregos diretos e movimenta a economia. Todavia estas empresas, geram uma grande quantidade de resíduos e efluentes com potencial de poluição ao meio ambiente, capazes de causar degradação aos ecossistemas aquáticos quando lançados ao corpo hídrico. O objetivo deste trabalho é avaliar a utilização coagulantes inorgânico e orgânico no tratamento de efluente têxtil investigando o emprego do melhor coagulante através do jar test, bem como a determinação da concentração ótima e a escolha do meio filtrante como poliéster e polipropileno através de ensaios de filtração à vácuo. Finalizados,observou-se um percentual de remoção significativo de DBO5, DQO, SST e turbidez. Sabe-se que a concentração ótima de sulfato de alumínio é 150 g/L e filtro de PE 280 quanto ao Tanfloc SG a concentração ótima corresponde à 4g/L e filtro de PP 220.

Palavras-chave: Efluente têxtil; Coagulantes; Meio filtrante.

STUDY OF COAGULANT AGENT AND FILTERING MEDIA APPLIED TO TEXTILE EFFLUENT

ABSTRACT

In Brazil, the textile industry is on the rise as it provides 1.6 million direct jobs and drives the economy. However, these companies generate a large amount of waste and effluents with potential for environmental pollution, capable of causing degradation to aquatic ecosystems when released to the water body. The objective of this work is to evaluate the use of inorganic and organic coagulants in the treatment of textile effluent by investigating the use of the best coagulant through the jar test, as well as the determination of the optimal concentration and the choice of filter media such as polyester and polypropylene through filtration tests vacuum. Concluded, there was a significant removal percentage of BOD5, COD, SST and turbidity. It is known that the optimal concentration of aluminum sulfate is 150 g/L and PE filter 280 for Tanfloc SG the optimum concentration corresponds to 4 g/L and PP 220 filter.

Keywords: Textile effluent; Coagulants; Filter Media.

1. INTRODUÇÃO

Embora, o segmento têxtil movimente a economia nacional gerando empregos e renda, observa-se que as indústrias têxteis destacam-se por utilizarem em seu processo produtivo elevada quantidade de água, corantes, produtos e insumos químicos, implicando na geração de efluentes potencialmente poluidores, com elevada carga orgânica, cor acentuada e compostos tóxicos (AQUINO NETO et al., 2011).

O grau de toxicidade dos efluentes têxteis varia consideravelmente em função dos insumos utilizados. Dentre esses agentes destacam-se: sais, tensoativos, metais, compostos orgânicos (amido, dextrinas, gomas, graxas, pectinas, alcoóis, ácido acético, sabões e detergentes), biocidas e ânions tóxicos. Os efluentes têxteis caracterizam-se por uma grande variação de cargas na variação do processo industrial, que envolvem a sequência de produção a acabamento têxtil e o uso de agentes citados anteriormente (CERQUEIRA; RUSSO; MARQUES, 2009).

1.1 Parâmetros de Monitoramento

Junto com os principais sistemas utilizados para tratar os efluentes têxteis, é imprescindível controlar a eficiência destes processos. Por outro lado, a identificação de todas as substâncias no

www.firs.institutoventuri.org.br

2

efluente é uma tarefa impraticável devido à diversidade de componentes nos efluentes.Dessa forma, ao invés de determinar composição, utiliza-se parâmetros indiretos que traduzem o potencial poluidor do lançamento do efluente nos corpos d’água (ARAÚJO et al., 2016). A seguir serão descritos os principais parâmetros de monitoramento de no tratamento de efluente têxtil:

• Demanda bioquímica de oxigênio (DBO)

É um Indicador da matéria orgânica biodegradável contida no efluente. O valor é uma medida do oxigênio consumido pelos microrganismos na oxidação da matéria orgânica. Simula a degradação natural que aconteceria se o efluente fosse lançado em curso receptor (ARAÚJO et at., 2016).

• Demanda química de oxigênio (DQO)

Indica a quantidade total de matéria orgânica, tanto a biodegradável quanto não biodegradável. Refere-se a quantidade de oxigênio necessário para estabilizar quimicamente a matéria orgânica ao utilizar um forte oxidante químico (NECKEL et al., 2016).

• Potencial hidrogeniônico (pH)

A eficiência de remoção dos poluentes é alcançada no pH ótimo da solução para um dado poluente. A precipitação do poluente tem início em determinado pH, e a sua eficiência de remoção decresce em caso de aumento ou diminuição do pH da solução em relação ao pH ótimo (KHANDEGAR; SAROHA, 2013).

• Turbidez

É o grau de atenuação de intensidade que um feixe de luz sofre ao atravessar uma amostra, devido à presença de sólidos em suspensão, tais como partículas inorgânicas (areia, silte, argila) e de detritos orgânicos, algas e bactérias, plâncton em geral, entre outros (MARQUES, 2017).

• Sólidos Suspensos Totais (SST)

Correspondem a toda matéria que permanece como resíduo, após evaporação, secagem ou calcinação da amostra a uma temperatura pré-estabelecida durante um tempo fixado. Em linhas gerais, as operações de secagem, calcinação e filtração são as que definem as diversas frações de sólidos presentes na água (sólidos totais, em suspensão, dissolvidos, fixos e voláteis) (ARAÚJO et al., 2016).

1.2 Legislação Ambiental

Em relação ao lançamento de efluentes na natureza as legislações são Resolução CONAMA n° 357 de 2005 alterada pela Resolução CONAMA n° 430, de 2011 e, em âmbito estadual, a Resolução CONSEMA nº 355 de 2017 que revoga Resolução CONSEMA n° 128 de 2006. O Conselho Estadual de Meio Ambiente através da Resolução nº 355/2017 dispõe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com