ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA
Por: Otávio Gonçalves Adami • 9/11/2016 • Trabalho acadêmico • 298 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
TAREFA 3.2
Assista aos vídeos e redija resenha, entre 20 e 25 linhas, se posicionando sobre o banimento do amianto no Brasil.
Fique a vontade para aduzir outras fontes e pesquisas.
AMIANTO E SUA PROIBIÇÃO
O amianto é altamente nocivo a saúde do trabalhador, desta forma, as autoridades brasileiras baniram sua extração. Ele tem extrema abundancia e aplicabilidade, mas devidos ao males que pode causar até países como Canadá e Estados Unidos já baniram a sua extração. O amianto é uma fibra mineral com ótimas propriedades como: alta resistência mecânica e às altas temperaturas, incombustibilidade, boa qualidade isolante entre outros e por isso possui aplicabilidade em várias áreas como a da construção civil obtendo produtos como (telhas, caixas-d’água, pisos e etc).
Entretanto o amianto é altamente cancerígeno ao ser humano e causam doenças que afetam a saúde do trabalhador, doenças como a asbestose (doença crônica pulmonar de origem ocupacional), cânceres de pulmão e do trato gastrointestinal e o mesotelioma, tumor maligno raro e de prognóstico sombrio, que pode atingir tanto a pleura como o peritônio, e tem um período de latência em torno de 30 anos.
Devidos aos diversos riscos e agravantes a saúde do trabalhador causados pelo amianto, a sua proibição foi discutida e deferida pelo STF. Medida esta que sob o ponto de vista particular, tem total validade, pois estamos falando de um risco que causa problemas a saúde de todos. Agora, do ponto de vista dos diretos trabalhistas, a exposição ao mesmo lhe da o direito de uma aposentadoria precoce, uma vez a exposição agrava o tempo de vida do colaborador diminuindo a expectativa de vida do mesmo, com isso o mesmo terá direito ao auxílio doença que gera custos aos cofres públicos e as empresa, desta forma, a sua proibição foi uma medida sensata do STF.
...