TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS DA GEOLOGIA LOCALIZADOS PRÓXIMO AO PRESÍDIO REGIONAL SERROTÃO, EM PONTOS ÀS MARGENS DA BR-230 E NO LITORAL SUL DA PARAÍBA – 30 km DA CAPITAL JOÃO PESSOA

Por:   •  20/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata de um estudo geológico realizado em campo aplicado à disciplina de Geologia Geral, do curso de Engenharia de Minas, da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, com intuito de complementar as aulas teóricas e práticas da disciplina e como peça indispensável para maiores aprendizados. Nele são apresentados os resultados obtidos em campo e ilustrações de forma a relacionar os processos geológicos estudados, como características estruturais (tipos de rochas) e morfológicas (processo gerador).

METODOLOGIA

Considerando a atividade em campo como instrumento de apoio ao ensino a disciplina Geologia Geral, e a partir dessa visão, acompanhados pelos professores Lauro Montefalco, Elissandra Moura e César Nogueira e dos monitores Paulo César e Hiago Amador, iniciou a realização da pesquisa objetivando descrever o local do ponto ou afloramento indicado, fotografar, identificar o tipo de rocha, coordenadas, elevações, protólitos, direções de planos, direção de foliação, planos de fraturas, entres outros.

Os materiais utilizados no estudo foram: GPS, bússolas, o composto químico (HCl) – ácido clorídrico e cadernos de anotações. A bússola foi necessária para localizar geograficamente os pontos, o GPS foi utilizado para identificar as coordenadas dos afloramentos, o ácido serviu para detectar a presença de carbonato em rochas sedimentares e o caderno usado para descrição da pesquisa.

O trajeto incluiu os municípios de Campina Grande até o litoral João Pessoa, ambos no estado da Paraíba. Na cidade de Campina Grande, onde foi dado o ponto inicial da aula, analisando e descrevendo rochas amostrais, aproximadamente 500 metros do presídio regional serrotão, sendo este um corte de estrada. O segundo ponto visitado é localizado ao lado da loja de material Sólido, na entrada de Campina grande. A parada no terceiro ponto foi um afloramento próximo a BR-230, outro corte de estrada. A aula foi encerrada no município de João Pessoa, mais precisamente na praia de Tambaba, 30 quilômetros da capital litorânea, onde se observou as características de vários afloramentos com ocorrência em diferentes tipos de amostras.

Os afloramentos observados foram analisados e descritos da seguinte maneira:

Ponto 1:

Localização: corte de estrada – 500 metros do presídio regional serrotão.

Coordenadas: longitude - 0174955 UTM; latitude - 9200565 UTM; elevação - 565 m.

Neste ponto foi observado um afloramento de corte de estrada, sendo uma rocha do tipo metamórfico, com predominância de gnaisses, com textura grossa, tendo seu autólito o granito com direção de plano nordeste – sudoeste e o mergulho na direção Sudeste, com direção de foliação 074 Az/68° para Sudeste, plano de fratura 310 Az/85° Sudoeste.

Ponto 2:

Localização: corte de estrada – entrada de Campina Grande, ao lado da loja de materiais de construções “Sólidos”.

Coordenadas: longitude – 185004 UTM; latitude – 9198236 UTM; elevação – 463 m.

Neste segundo ponto observamos um afloramento de corte de estrada, sendo uma rocha do tipo ígneo intrusiva, predominando a cor leucocrática, é uma rocha fanerítica porfirítica média com pórfiros de até cinco centímetros e plano de fratura 155 Az / 86° Nordeste, sendo a rocha chamada de granito porfirítico, com bandamentos magmáticos, tendo como autólito o diorito de estrutura média, constituídos de minerais como o plagioclásio.

Ponto 3:

Localização: afloramento próximo a BR - 230

Coordenadas: longitude – 205106 UTM; latitude – 9197085 UTM; elevação – 195 m.

Neste terceiro ponto observamos um afloramento natural, sendo uma rocha do tipo metamórfica bandada, com paragnaisse apresentando muito material placoso, porém menos placoso do que um xisto. Em seu protólito é uma rocha sedimentar do tipo argilito. A direção e mergulho do dobramento 050 Az / 35° Sudeste e com a superfície axial de 010° Az / 40° Sudeste.

Ponto 4:

Localização: primeiro afloramento – praia de Tambaba

Coordenadas: longitude – 9197077 UTM; latitude – 0205196 UTM; elevação – 26 m.

Neste quarto ponto observamos rochas sedimentares, sendo este do tipo calcário calcífero e arenito. No segundo caso apresentam arenito com matriz arenosa fina, na parte arenosa observa-se um tipo de cimento ferruginoso e na parte mais clara da rocha em análise fez o teste com o HCl e comprovou que não é uma rocha carbonática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com