TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Em Matematica

Artigo: Educação Em Matematica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Ensino Médio

Durante o período de realização do estagio curricular foi-se possível analisar vários acontecimento em sala de aula, dentre eles falta de planejamento eficaz das aulas, falta de foco no conteúdo, falta de domínio do professor com os alunos, desinteresse e falta de contribuição dos alunos. Muitos destes acontecimentos são de possíveis mudanças se as metodologias de ensino adotadas por estes professores não fossem tanto tradicionalistas. Outro aspecto que vale ressaltar é a falta da interatividade das aulas com os alunos, o que dificulta o processo de aprendizagem visto que a disciplina de matemática considerada difícil pelos por eles.

Nas aulas, do ensino médio, observadas se trabalha a memorização e repetição de exercícios, assim, percebeu-se que os alunos não gostam ou não tem afinidade com esta disciplina, talvez pelo fato de exigir um alto nível cognitivo para esta faixa eles não estejam aptos a isso, já que esta fase de idade é considerada de transição.

Elaboração do Plano de Aula

O Plano de aula proposto a seguir é parte de um planejamento anual elaborado pelos professores de matemática. Visa corrigir as distorções do ano anterior, adequar-se a atualidade, atender novos anseios sociais e ao cotidiano dos alunos bem como alinhar os conteúdos aos livros didáticos e ao PCN.

Os parametros Curriculares Nacionais (PCNs) tem origens recentes, eles começaram a ser desenvolvidos em 1995 como o objetivo de fixar uma referência curricular nacional para o ensino fundamental e foram concluidos em 1997.

Nos PCN, são estabelecidos objetivos gerais para todo o Ensino médio e objetivos gerais por área disciplinar. Além disso, os objetivos gerais por área são desdobrados em objetivos específicos para cada um dos quatro ciclos (cada um com dois anos de duração) em que propõem sejam divididos os oito anos do Ensino Fundamental. Ao lado dos objetivos por área e por ciclo, são propostos conteúdos e critérios de avaliação, também por ciclo de aprendizagem. Os conteúdos e critérios de avaliação são agrupados em quatro grandes blocos temáticos: Números e Operações; Espaço e Forma; Grandezas e Medidas; e Tratamento da Informação.

Temas estruturadores do ensino de Matemática

A proposta de Matemática dos PCNEM (Parâmetros Curriculares do Ensino Médio) é que cada escola e grupo de professores proponham um trabalho pedagógico que permita o desenvolvimento das competências almejadas.

Fazem parte desta elaboração diversos fatores mais diretamente ligados ao planejamento, entre eles a escolha de temas relativos ao conteúdo específico da disciplina, a análise dos recursos de ensino e dos métodos de abordagem desse conhecimento, o cuidado com os tempos de ensino e de aprendizagem e dos espaços para que isso ocorra.

Um conjunto de temas que possibilitam o desenvolvimento das competências almejadas com relevância científica e cultural e com uma articulação lógica das ideias e conteúdos matemáticos pode ser sistematizado nos três seguintes eixos ou temas estruturadores, desenvolvidos de forma concomitante nas três séries do ensino médio:

1. Álgebra: números e funções

2. Geometria e medidas

3. Análise de dados

No processo de avaliação das obras de Matemática, os princípios acima referidos foram traduzidos no seguinte conjunto de requisitos, que deverão obrigatoriamente ser cumpridos pelas coleções de livros didáticos dessa área do conhecimento:

1. Incluir todos os campos da Matemática escolar, a saber, números e operações, funções, equações algébricas, geometria analítica, geometria, estatística e probabilidades.

2. Privilegiar a exploração dos conceitos matemáticos e de sua utilidade para resolver problemas.

3. Apresentar os conceitos com encadeamento lógico, evitando: recorrer a conceitos ainda não definidos para introduzir outro conceito, utilizar-se de definições circulares, confundir tese com hipótese em demonstrações matemáticas, entre outros.

4. Propiciar o desenvolvimento, pelo aluno, de competências cognitivas básicas, como: observação, compreensão, argumentação, organização, análise, síntese, comunicação de ideias matemáticas, memorização.

Categorias Didáticas e o Livro Didático

A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com