Elaboração de Geleia de abacaxi
Por: daiana_gome • 13/11/2015 • Trabalho acadêmico • 910 Palavras (4 Páginas) • 411 Visualizações
Introdução
O abacaxi é uma fruta tropical, ligeiramente ácida e com características sensoriais distintas apreciadas pelos consumidores de todo mundo devido ao seu agradável aroma e sabor (TOCCHINI et al, 1995). Possui elevado valor energético, devido à sua alta composição de açúcares, e valor nutritivo pela presença de sais minerais (cálcio, fósforo, magnésio, potássio, sódio, cobre e iodo) e de vitaminas, principalmente ácido ascórbico, tiamina, riboflavina e niacina (FRANCO, 1989). Dentre os diversos produtos oriundos do abacaxi pode-se citar a geleia, que podem ser consideradas como o segundo produto em importância comercial para a indústria de conservas de frutas brasileiras.
De acordo com a Legislação Brasileira (BRASIL, 1978), geleia é definida como produto obtido pela cocção de frutas inteiras ou em pedaços, ou da polpa ou do suco de frutas, com açúcar e água e concentrado até atingir uma consistência gelatinosa. Pode ser adicionado glicose ou açúcar invertido para conferir brilho ao produto, sendo tolerada a adição de acidulantes e pectina para compensar qualquer deficiência no conteúdo natural de pectina ou de acidez da fruta. A calda deve ser concentrada até o °Brix suficiente para que ocorra geleificação durante o resfriamento (Instituto Adolfo Lutz, 2005).
Os elementos básicos para a elaboração de uma geleia são: fruta, pectina, ácido, açúcar e água. A qualidade de uma geleia irá depender da qualidade dos elementos utilizados e de sua combinação adequada, assim como da sua ordem de adição durante o processamento. (BRASIL, 1998)
Uma geleia de boa qualidade tecnológica deve conservar-se bem sem sofrer alterações, quando retirada do vidro, deve tremer sem escorrer, sendo macia ao cortar, porém, firme, e permanecer com os ângulos definidos. Não deve ser açucarada, pegajosa ou viscosa, devendo conservar o sabor e o aroma da fruta original. A Legislação não permite o uso de corantes ou aromatizantes artificiais neste produto (BRASIL, 1998).
O objetivo deste trabalho foi elaborar geleia de abacaxi seguindo o fluxograma básico de produção.
Material e métodos
O experimento foi realizado no Laboratório de Tecnologia de Alimentos do Centro Universitário de Várzea Grande, conduzido pela professora Daniella Moreira Pinto.
Materiais
- Bacias
- Bandejas de plásticos
- Facas, colheres e conchas de inox
- Panelas
- Potes de vidro com tampa
- Béqueres de 250 ml
- Balança semi-analítica
- Hipoclorito de sódio
- Pectina (ATM)
- Açúcar cristal
- Acido cítrico abacaxi
- Água potável
Métodos
As frutas foram selecionadas, lavadas com água corrente e sabão neutro para a retirada de sujidades superficiais, sanificadas com hipoclorito de sódio 50mg.L⁻¹ por 15 minutos e , então descascadas.
Em seguida foram trituradas em liquidificador com um pouco de água, resultando numa quantidade total de 3,800 kg, posteriormente peneirado para a retirada das fibras, gerando: 3,210 kg de suco de abacaxi e 0,590kg de resíduo do abacaxi.
Através de cálculos foi possível determinar a quantidade dos produtos utilizados:
- 1,070kg de açúcar
- 0,45g pectina
- 0,15g acido cítrico
[pic 1] [pic 2]
Figura1-Trituração do abacaxi Figura2- Peneiramento
O suco de abacaxi foi levado ao fogo com 1/3 do açúcar mexendo sempre, quando iniciou o ponto de fervura foi adicionado mais 1/3 do açúcar previamente homogeneizado com a pectina. Após nova ebulição, adicionou o restante do açúcar deixando no fogo para que a concentração da geleia atingisse 63°Brix, em seguida acrescentou o acido cítrico diluído em água potável para reduzir o pH até aproximadamente 3,2.
...