Eletrica. O Circuito RLC
Artigo: Eletrica. O Circuito RLC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danilosdomingues • 27/11/2014 • Artigo • 737 Palavras (3 Páginas) • 748 Visualizações
2. Introdução Teórica
• O Circuito RLC:
Um circuito RLC (também conhecido como circuito ressonante ou circuito aceitador) é um circuito elétrico consistindo de um resistor (R), um indutor (L), e um capacitor (C), conectados em série ou em paralelo.
O circuito RLC é chamado de circuito de segunda ordem visto que qualquer tensão ou corrente nele pode ser descrita por uma equação diferencial de segunda ordem.
• Indutância:
Em um circuito constituído de uma ou mais bobinas perfeitas - (resistência interna igual a zero) - quando percorrido por uma corrente elétrica produz um campo magnético, campo este que cria um fluxo que as atravessa. A capacidade de uma bobina em criar o fluxo com determinada corrente que a percorre é denominada Indutância (símbolo L) medida em "Henry" cujo símbolo é H.
• Capacitância:
Capacitância ou capacidade elétrica é a propriedade que têm os corpos de manter uma carga elétrica. É também uma grandeza física escalar que mede a quantidade de energia acumulada em um corpo. Diz-se também que mede a propensão de um corpo a aumentar o próprio potencial elétrico quando submetido a uma carga elétrica.
Portanto a capacitância corresponde à relação entre a quantidade de carga acumulada pelo corpo e o potencial elétrico que o corpo assume em consequência disso. O dispositivo mais usual para armazenar energia é o capacitor. A capacitância depende da relação entre a diferença de potencial (ou tensão elétrica) existente entre as placas do capacitor e a carga elétrica nele armazenada. É calculada de acordo com a seguinte fórmula:
• Reatância Indutiva
A oposição oferecida por uma bobina ou indutância a uma corrente (AC) depende é denominada reatância indutiva e depende tanto da indutância da bobina como da frequência da corrente alternada.
As formulas seguintes são usadas para calcular a reatância indutiva Xc.
• Circuitos Indutivos
Se numa tensão CA, v for aplicada a um circuito que tenha “somente” indutância, a corrente CA resultante que passa pela indutância, iL, estará atrasada em relação à tensão da indutância, vL, de 90°. As tensões v e vL são iguais porque a tensão total aplicada sofre uma queda somente através da indutância. Tanto iL quanto vL são senóides da mesma frequência.
Os valores instantâneos são representados por letras minúsculas como i e v; as letras maiúsculas como I e V indicam valores em “RMS” CC ou CA.
• Circuito Monofásico
É um esquemático constituído apenas de uma fase elétrica e um neutro, devendo também possuir um condutor de eqüipotencialização chamado de "terra", no entanto, apesar da palavra “monofásica” (mono = um) fazer referência a um circuito com apenas uma fase, é comum no meio técnico a denominação monofásico para os motores elétricos que não são trifásicos, ou seja, denomina-se motor monofásico os motores que funcionam com menos de três fases, mesmo que utilize duas fases ao invés de uma, porém, o correto do ponto de vista da terminologia normalizada é: Trifásico, quando circuito à três fases, bifásico, quando circuito a duas fases, e monofásico, quando circuito com apenas uma fase.
3. Desenvolvimento
Etapa 01 – Identificação dos Instrumentos
Na bancada estará montado o circuito abaixo. Identifique os instrumentos Vr, Vrl, A, as chaves S1, S2, S3, S4, S5 e S6 e os jumpers J1, J2 e J3.
...