TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrostática - Prática

Por:   •  6/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade de Itaúna

Eletrostática

Aula Pratica n°1.

Itaúna

19/08/2015

Grupo:

Paulo Roberto

Samuel Eduardo

João Paulo

Daiane Santana

Gabriel Chaves

Eletrostática

                   Aula Prática n°1.

Relatório sobre Eletrostática, apresentado na Universidade de Itaúna, , sob a orientação da professora Anete Cristina.

Itaúna

                                                        19/08/2015

1) Objetivos

Observar os efeitos eletrostáticos produzidos pelos diferentes processos de eletrização : atrito , contato e indução.

2) Materiais Utilizados

  • Eletroscópio de folhas
  • Pêndulo
  • Lâmpada
  • Barra de PVC
  • Feltro

3) Parte experimental

3.1) Procedimento 1

Neutralizamos o eletroscópio tocando a esfera metálica, atritamos com o feltro a barra de PVC onde adquiriu carga suficiente por atrito. Ao mover a barra de PVC eletrizada no topo do eletroscópio sem toca-lo notamos que a folha de alumínio movimenta-se. Assim ficou perceptível a transferência de carga da barra de PVC para a folha metálica através da eletrização por indução.

[pic 1]

[pic 2]

3.2) Procedimento 2

Tocamos novamente na esfera metálica do eletroscópio para que o mesmo ficasse neutralizado. Em seguida atritamos o barra de PVC com o feltro onde adquiriu carga suficiente por atrito para transferir para o eletroscópio. Ao encostar a barra de PVC na esfera metálica que fica na parte r do eletroscópio as folhas metálicas se abrem pois elas receberam cargas por contato.

[pic 3]

[pic 4]

                   

3.3) Procedimento 3

Utilizando um pêndulo construído por canudinho, fios de náilon e uma bolinha de papel alumínio. Pegamos a barra de PVC, já com carga adquirida através do atrito com o feltro e aproximamos da bolinha de papel alumínio, podemos notar que as duas ao se encostarem adquirem a mesma carga (pois a bolinha estava neutra e a barra eletrizada) rapidamente elas tem uma repulsão, pois é isso o que acontece com as cargas de mesmo sinais.

[pic 5]

[pic 6]

3.4) Procedimento 4

Novamente com a barra eletrizada através do atrito com o feltro, tocamo-la no fio de uma lâmpada de néon e podemos observar que ela se acendeu rapidamente, isso ocorreu devido ao fato de a barra de PVC conter carga suficiente armazenada para acender aa lâmpada naquele instante (mas não suficiente para mantê-la acesa) pois é estava eletrizada.

[pic 7][pic 8]

                                                       

4) Conclusão

Podemos concluir então que um corpo pode adquirir carga positiva ou negativa através de três tipos de eletrização: por contato, onde basta ter um corpo eletrizado e colocá-lo em contato com algo, assim os dois corpos adquirem a mesma carga ; por indução onde não precisa haver contato basta apenas um corpo eletrizado se aproximar de outro neutro, assim ele irá conduzir a eletrização por indução onde o corpo carregado irá atrair as cargas negativas do corpo neutro; por atrito, onde temos dois corpos não condutores e atritamos um ao outro e adquirem cargas , nesse processo um corpo perderá elétrons e outro irá ganhar  ficando assim um corpo com carga positiva e outro negativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (372 Kb)   docx (318.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com